Aprovado em 1° lugar no concurso EPE (Empresa de Pesquisa Energética) para o cargo de Analista de Pesquisa Energética - Meio Ambiente/Recursos Hídricos
Concursos Públicos
“Não pensava em desistir. A minha motivação foi acreditar que eu estava fazendo o possível e, se não conseguisse, serviria de experiência para outros.”
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
João Victor Silva Lopes: João Victor, Engenheiro, 37 anos, natural de Belo Horizonte.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
João Victor: Oportunidade de vagas abertas para especialidades em que eu atuo, o que não ocorria há muitos anos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
João Victor: Sim, trabalhava e estudava. Para conciliar, acordava mais cedo e inseria algumas horas de estudo antes do trabalho, nos intervalos e após chegar em casa.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
João Victor:
- EPE – Analista de Pesquisa Energética (Recursos Hídricos): 1º Lugar;
- ANTT – Especialista em Regulação (Engenharia): 14º Lugar;
- ANA – Especialista em Regulação (Recursos Hídricos e Saneamento Básico): 31º Lugar;
- ANAC – Especialista em Regulação (Engenharia): 33º Lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
João Victor: Vida social próxima do normal, sempre tirava um tempo para estar com amigos e família, só nas últimas 2 semanas ou quando precisava viajar para alguma prova que eu precisava evitar compromissos sociais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
João Victor: Sim, sempre entenderam e apoiaram, às vezes precisavam contar menos com minha presença, mas sempre de forma compreensiva.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
João Victor: Cerca de 2 meses, após o edital do último concurso (EPE) e após finalizar etapas de outros concursos. Já estava disciplinado estudando para outro concurso, o que fiz foi manter a constância para não perder o hábito.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
João Victor: Cursos em PDF, videoaulas, mas como eram provas para funções muito especializadas, foi importante consultar livros de autores reconhecidos, que costumam ser cobrados em provas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
João Victor: A partir de buscas na internet. Inicialmente, comprei alguns cursos avulsos, gostei e decidi assinar, há muitos anos sou assinante e sempre renovo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
João Victor: Não, sempre usei o material do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
João Victor: Conceitos completos, de forma que não seja necessário outro material. Questões sempre atualizadas e com boas explicações.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
João Victor: Procurava passar por todas as matérias, mais de 6 disciplinas ao mesmo tempo, a diferença era o tempo dedicado a cada uma.
O meu plano de estudos, foi montado de forma a focar nos assuntos do edital que eu desconhecia ou tinha pouca prática, assim como os temas que eu tirava notas mais baixas nos simulados e revisar por questões o que eu já sabia.
Iniciei com 2 horas líquidas, passando a 3, 4 horas, à medida que avançava. Nas semanas anteriores às provas, chegava a estudar 6 horas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
João Victor: Revisões principalmente por questões e anotações de conceitos que precisavam ser decorados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
João Victor: Muito importante, pois é a melhor forma de medir o conhecimento assimilado. Fiz milhares de questões este ano, contando todo o período de estudo e todos os concursos que prestei.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
João Victor: As disciplinas relacionadas a legislação e normas, porque tenho menos conhecimento e variam muito de edital para edital. Para superar, procurava anotar os conceitos principais, fazer muitas questões e repetir as que errava.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
João Victor: Resolvendo questões e revisando conceitos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
João Victor: A preparação foi com bastante leitura, sobre temas variados, dentro do que pode ser cobrado. Aconselho escrever o máximo possível, colocando no texto tudo que lembrar, pois poderá ser pontuado. Escrever um texto organizado, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
João Victor: Acerto: ler bastante e resolver muitas questões, repetir as que errava até entender o motivo.
Erro: não ter focado em compreender mais o estilo da banca, perdi questões importantes por não ter entendido a forma de expor alguns itens.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
João Victor: Não pensava em desistir. A motivação foi acreditar que eu estava fazendo o possível e, se não conseguisse, serviria de experiência para outros.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
João Victor: Aconselho a ter um foco bem definido, voltado para uma área que gosta, para dedicar mais esforços, mas também buscar outras oportunidades e editais, para não depender apenas de um resultado. Mantenha o esforço e a dedicação, que a aprovação virá!