Aprovado em 2° lugar no concurso do DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Engenheiro de Dados - RN
Concursos Públicos“[…] o primeiro passo é mergulhar no mundo dos concursos, saber como funciona e as oportunidades que são oferecidas. Estando no meio do sistema, tudo é processo até que você consiga sua aprovação […]”
Confira nossa entrevista com João Maria de Gois Junior, aprovado em 2° lugar no concurso DATAPREV para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação – Engenheiro de Dados – RN:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
João Maria de Gois Junior: Tenho Graduação em Ciências e Tecnologia e Engenharia de Petróleo, Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação. Tenho 35 anos e sou de Natal/RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
João: O concurso é uma importante ferramenta para vencer a resistência de entrada no mercado de trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
João: Trabalhava de dia e estudava à noite e no fim de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
João: Técnico do Seguro Social INSS 2008 (18º), Assistente em Administração UFRN 2010 (331º), Assistente de Laboratório/Área: Ciências IFRN 2014 (23º), Técnico de Informações Geográficas e Estatísticas IBGE 2015 (1º) e Analista de Tecnologia da Informação – Perfil: Engenheiro de Dados – RN DATAPREV 2023 (2º). Não pretendo continuar estudando para concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
João: Vida social bem limitada pela conciliação estudo – trabalho. No entanto, conseguia estar presente em alguns momentos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
João: Apoiaram, entendendo minha ausência enquanto estava estudando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
João: Estudei intensamente durante 2 meses. Pensava muito na minha família para manter a disciplina. Queria estar mais presente após a aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
João: Videoaulas e PDFs. A principal vantagem é ter o assunto direcionado ao edital.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
João: Conheci o Estratégia quando comecei a buscar curso online. Não lembro qual o meio.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
João: Estudei por outro cursinho presencial. Ter uma hora determinada para frequentar as aulas me incomodava.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
João: Sim. Fui aprovado em Técnico do Seguro Social.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
João: Gosto muito da qualidade dos professores, videoaulas e das questões comentadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
João: Já tinha uma bagagem das matérias gerais. Foquei na parte específica. Uma por dia. Umas 4h por dia na semana e no fim de semana chegava próximo a 8h.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
João: Com os resumos e mapas mentais que os professores colocavam no material e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
João: É primordial. As questões se situam no conteúdo, que normalmente é imenso. Você não precisa saber de tudo, mas precisa saber bem o que mais cai.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
João: As disciplinas mais técnicas da área de TI. Fui tentando pegar o padrão pelas questões, sem me preocupar tanto com detalhes.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
João: Tentei fazer provas de outros concursos parecidos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
João: O principal acerto foi adaptar o que o curso oferecia a minha realidade. O principal erro é pausar o processo em algum momento.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
João: Esse pensamento persegue a maioria dos concurseiros. Sempre tive em mente que tinha um obstáculo a ser vencido e, só depois disso, poderia dedicar meu tempo as pessoas e coisas que gosto. Quanto antes vencesse o obstáculo, antes estaria disponível. Isso me fez continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
João: Para que você entenda um sistema de qualquer coisa, você tem que se envolver. Então, o primeiro passo é mergulhar no mundo dos concursos, saber como funciona e as oportunidades que são oferecidas. Estando no meio do sistema, tudo é um processo até que você consiga sua aprovação. Momentos bons e ruins irão compor a trajetória da aprovação. E, como em todo caminho, se você parar antes do destino, você não chega. Então, não pode parar até que consiga seu objetivo.