Aprovada em 21° lugar no concurso do PM-PB para o cargo de Soldado Combatente (João Pessoa)
Concursos Públicos
“Para quem está começando agora aconselho que não desista e, apesar de parecer clichê, a perseverança de fato é a essência do estudo para concurso […]”
Confira nossa entrevista com Jessika Lavinia Silva Mendonça, aprovada em 21° lugar no concurso do PM-PB para o cargo de Soldado Combatente (João Pessoa):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jessika Lavinia Silva Mendonça: Meu nome é Jéssika Lavínia Silva Mendonça, sou graduanda em Direito, tenho 20 anos e sou de João Pessoa-PB.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jessika: Os benefícios que um cargo público oferece me motivaram bastante a começar a estudar para concursos, além do grande leque de possibilidades profissionais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jessika: Durante a minha trajetória de estudo pra concurso, eu tive que conciliar apenas com as demandas da graduação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jessika: Esse é o meu primeiro concurso público e também a minha primeira aprovação. Fui aprovada no concurso da PMPB para o cargo de Soldado e ocupo a 21ª colocação. Pretendo continuar estudando sim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jessika: Durante a minha preparação para o concurso, fiquei mais reservada e diminuí consideravelmente os passeios em razão do curto período de tempo até a prova, mas ainda sim, às vezes, saía com amigos e família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Jessika: Apenas a minha mãe e dois amigos que também prestaram o concurso sabiam, os três me apoiaram. Minha mãe foi fundamental nesse processo, pois era com quem eu podia dividir meus anseios, e os únicos amigos que sabiam também foram imprescindíveis, já que compartilhamos as mesmas dificuldades e conversávamos bastante sobre os conteúdos da prova.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jessika: Eu estudei para esse concurso por aproximadamente 4 meses. Para manter a disciplina, visualizei a prova como o meu maior objetivo e, como o tempo era muito curto para estudar, fui bem rigorosa quanto aos meus próprios cronogramas, de modo que nada fugisse do controle. Apesar da graduação demandar bastante de mim, com organização foi possível conciliar com o concurso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jessika: Na minha preparação, assisti muitas videoaulas, além de utilizar PDF’s, questões e simulados. As videoaulas para o concurso foram muito completas, assim como os PDF’s. A ferramenta que mais utilizei, foi o banco de questões da plataforma, que era bastante completo e suficiente para minha preparação. Como o tempo era curto, assistia às aulas no modo acelerado e, por isso, às vezes precisava repetir os vídeos e por muitas vezes também não tive tempo de ler todo o material escrito.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Conheci o Estratégia através de indicação de um amigo que já estudava para concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jessika: Antes do lançamento do edital estudei por conta própria durante quase 1 mês, depois que me tornei aluna do Estratégia, me senti mais direcionada e amparada com relação aos conteúdos voltados especificamente para o meu concurso. No geral, os materiais do Estratégia são bem bons, mas dou enfoque para as videoaulas das disciplinas de Direito e ao banco de questões, pois ambos se mostraram excelentes.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jessika: Montei meu plano de estudos de acordo com as minhas disciplinas prioritárias, estudava cerca de 3 matérias por dia. Estudava sempre no mínimo 4 horas por dia e quando não tinha aula na faculdade, estudava para o concurso no turno da manhã e tarde. No geral, meu plano era flexível, contanto que eu conseguisse cumprir todas as metas para cada dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jessika: Para revisar, voltava aos resumos que já havia feito para cada matéria, além de fazer muitas questões e simulados semanais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jessika: Incontáveis foram as questões que resolvi ao longo da trajetória e elas foram imprescindíveis. A cada erro, voltava no conteúdo e reforçava aquele conhecimento que não tinha ficado tão bem fixado, o que fortaleceu muito minha preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jessika: Sempre tive maior dificuldade em matemática, então na preparação para o concurso, sabia que teria que focar mais na parte de raciocínio lógico. A realização de muitas questões de cada tópico cobrado no edital juntamente com videoaulas detalhadas me fez superar essa dificuldade e gabaritar a disciplina no dia da prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jessika: Na semana que antecedeu a prova, revisitei todos os meus resumos e resolvi questões sobre conteúdos que senti que precisava dar uma última reforçada. Já no dia pré-prova, assisti ao aulão de revisão feito pela equipe do Estratégia até a metade do dia e fui relaxar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jessika: Para a prova discursiva, estudei muitos repertórios, sem me restringir a possíveis temas que seriam cobrados, preferi saber sobre as mais variadas abordagens do que apostar em somente um nicho. Eu já tinha uma certa base com relação à prova discursiva em razão da preparação para vestibular, então o que fiz, de fato, foi ampliar o repertório. A estrutura da redação é muito importante, então aconselho que esse conhecimento esteja bem consolidado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jessika: Meus principais acertos estão ligados à organização, pois mesmo com pouco tempo, um cronograma bem feito e personalizado me possibilitou concluir o conteúdo programático no tempo que planejei. Meu principal erro foi ter deixado para me dedicar a uma disciplina por último, o que fez com que eu não me atentasse a algumas especificidades.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jessika: Em nenhum momento pensei em desistir, pois a minha maior motivação era a de que eu tinha aberto mão de muitas coisas para estudar e isso precisaria valer a pena.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jessika: Para quem está começando agora, aconselho que não desista e, apesar de parecer clichê, a perseverança de fato é a essência do estudo para concursos. Além disso, é importante se colocar em primeiro lugar durante a preparação, deixando o que não acrescenta de lado. O processo é muito solitário e quase sempre doloroso, mas a fé e a dedicação nos leva a lugares além do que sonhamos. Você é o seu maior projeto de vida, então invista nele.