Aprovado em 1º lugar no concurso TCM-SP para o cargo de Auxiliar Técnico de Controle Externo - Tecnologia da Informação
Concursos Públicos
“Perseverem. A recompensa virá e valerá muito mais que todo o esforço.”
Confira nossa entrevista com Jean Adam Calixto do Valle, aprovado em 1º lugar no concurso TCM-SP para o cargo de Auxiliar Técnico de Controle Externo – Tecnologia da Informação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Jean Adam Calixto do Valle: Olá! tenho 36 anos, formado Tecnólogo em Processamento de Dados pela FATEC-SP e sou de São Paulo.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Jean: Em 2016 notei que alguns ex-colegas de trabalho e familiares estavam trabalhando no governo, então decidi que queria ter essa experiência na administração pública. Chamou-me a atenção a possibilidade de trabalhar em benefício da sociedade e ainda ser bem remunerado. Logo, comecei um mestrado e em janeiro de 2017 estava inscrito para o meu primeiro concurso.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Jean: Busquei um material para concurso on-line na época e o Estratégia, apesar de muito menor do que é hoje, já figurava entre os melhores. Optei por comprar o pacote completo para não perder tempo pesquisando material e focar nos estudos. Anos depois recebi uma ótima oferta para obter a assinatura vitalícia do Estratégia, que adquiri e utilizei nas minhas últimas aprovações.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Jean: Cerca de 30h líquidas por semana durante 6 meses. O meu plano de estudos era semanal com 1h para cada disciplina e uma variação de várias disciplinas no mesmo dia, cerca de 3 no dias úteis e 6 nos finais de semana, feriados e férias.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Jean: Sim. Eu parei todos os meus hobbies e projetos paralelos para me dedicar aos estudos. Estudava todos os dias, no metrô, no ônibus, em casa e, principalmente, aos finais de semana. Não tinha vida social.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Jean: Utilizei muito os PDFs e complementei com algumas videoaulas e podcasts. O PDF foi essencial para avançar nas disciplinas com profundidade. As videoaulas eu utilizei quando tive dificuldade com os PDFs e os podcasts utilizei para revisar enquanto praticava exercícios físicos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Jean: Estudei 6 meses focado para a SEF-MG e algumas semanas para o TCM-SP. Para manter a disciplina eu contratei um mentor, montei um plano de estudos e estabeleci limites com intervalos específicos para todas as atividades, aplicativos e situações que poderiam me tirar o foco.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jean: Contabilidade, Direito Empresarial e Direito Civil. As disciplinas são difíceis e extensas. Eu foquei em estudar e acertar os tópicos mais fáceis e médios dessas disciplinas.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Jean: Resolução de questões e revisão dos meus resumos (tópicos que achava importante memorizar).
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Jean: Fiz muitos simulados e questões discursivas de outros concursos.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Jean: Não sou casado, não tenho filhos e evitei sair com os amigos. O meu maior apoio foi o mentor que contratei.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Jean: Muito gratificante! o Estratégia foi imprescindível na minha jornada. Será maravilhoso poder encontrar pessoalmente alguns professores, conhecer outros aprovados e desfrutar da festa.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Jean: Confesso que não ouvi falar. Nunca imaginei que seria comtemplado com tamanho prestígio.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jean: Os maiores acertos foram a assinatura vitalícia do Estratégia, a contratação de um mentor e a transformação do estudo em rotina, com bom planejamento, exercícios físicos, muito foco e investimento em conforto.
O maior erro foi não ter procurado uma mentoria mais cedo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Jean: Sim. Já desisti de um concurso anterior por burnout nos estudos, reprovei em vários e utilizei muitas férias para estudar. Felizmente, depois de um tempo, mais descansado, voltei a estar ainda mais motivado e disposto a encarar o desafio.
Diria que não será fácil, mas valerá muito mais que todo o esforço.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Jean: Perseverem. A recompensa virá e valerá muito mais que todo o esforço.