Aprovado no concurso PC CE no cargo de Escrivão em 47° lugar

“O principal conselho que eu posso dar é: estudem pelo Estratégia! O curso me deu total suporte para eu conseguir a aprovação, sou muito grato a toda a equipe. Mantenham a constância e não desistam, a aprovação está bem aí!”
Confira nossa entrevista com Italo Ferreira Gonçalves, aprovado no concurso PC CE no cargo de Escrivão em 47° lugar:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Italo Ferreira: Meu nome é Italo Ferreira Gonçalves, tenho 25 anos, sou de Juazeiro do Norte-CE e tenho formação em Direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Italo: Desde a faculdade, sempre tive a intenção de estudar para concursos, principalmente por causa da amplitude de oportunidades que o direito fornece. E nesse mundo de concursos, a área de segurança pública sempre foi meu alvo, por uma questão de afinidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Italo: Eu trabalho há pouco mais de três anos no Sistema Socioeducativo, em escala de plantão, e esse tipo de escala facilitou a conciliação entre o trabalho e o estudo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Italo: Eu comecei a estudar mais decididamente no auge da pandemia e de lá pra cá não tive muitas oportunidades. O primeiro concurso que fiz com um “certo” preparo foi para o DEPEN, figurando na posição 1598 na primeira fase. Após a prova deste concurso comecei meu preparo para PC CE, conseguindo a aprovação para escrivão e a posição 64 na prova objetiva de inspetor.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Italo: A sensação foi maravilhosa, a prova foi um nível muito alto e eu não consegui uma boa classificação na prova objetiva, mas aí a discursiva me fez subir mais de 200 posições e consegui ficar dentro das vagas. Então a surpresa foi enorme.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Italo: Eu abdiquei de muitas coisas, principalmente durante a semana. Tirei férias um mês antes da prova e a utilizei para estudar. Mas continuei gozando dos momentos de lazer nos fins de semana. Estudar costuma ser um pouco desgastante e esses momentos de lazer serviram como uma válvula de escape de todo o estresse acumulado na semana.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Italo: Sou solteiro, não tenho filhos, moro com meus pais e sempre recebi total apoio e incentivo deles nessa vida de “concurseiro”.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Italo: Meu vínculo de trabalho é temporário, então eu estudava sob uma certa pressão e apesar de sempre ter como foco o cargo de delegado, comecei a estudar para diversos concursos na área de segurança pública, para tentar alcançar a estabilidade e ter um estudo mais “tranquilo” para o cargo desejado. Então eu acho que vale a pena fazer outros concursos, desde que seja na área do cargo tão sonhado. Desde a prova da PC CE, dei sequência aos estudos para Delegado que é o meu objetivo maior.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Italo: Estudei pouco mais de dois meses, iniciei minha preparação após a prova do DEPEN que aconteceu no dia 29 de agosto.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Italo: Comecei a estudar após o edital, já pelo curso pós-edital do Estratégia.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Italo: Minha preparação foi pelos PDF’s do Curso do Estratégia, fazendo o acompanhamento pela lei seca e, já próximo da prova, foquei na resolução de simulados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Italo: Por meio de colegas de trabalho que estudavam para concursos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Italo: Eu estudava de 2 a 4 matérias por dia e como o tempo estava curto eu me limitava a escrever pequenas observações no espaço vazio do material de lei seca que eu imprimi. Eu sempre resolvia todas as questões ao final de cada PDF. E eu não tinha plano de estudos, eu escolhia as matérias que seriam estudadas no começo do dia. Minhas horas de estudos eram de 4 a 6 por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Italo: A disciplina que eu mais sentia dificuldade era a legislação penal extravagante. Eram mais de 40 leis previstas no edital e cada uma delas com muitos detalhes, o que dificultava a absorção da conteúdo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Italo: Na semana que antecedeu a prova, eu reli toda a legislação e foquei na resolução de simulados. Ainda estudei informática e português, que foram as disciplinas que deixei para estudar mais próximo da prova. A prova foi a pouco mais de 500 km da minha cidade, viajei um dia antes e ao chegar lá descansei para fazer a prova no dia seguinte.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Italo: Minha preparação foi apenas pelo material escrito disponibilizado no curso do Estratégia. Os PDFs são muito complexos e esclarecedores, a leitura determinou o excelente resultado na discursiva.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Italo: Um personal trainer está realizando meu acompanhamento até a data do teste. As demais etapas irei programar após o TAF.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Italo: Eu poderia ter me organizado melhor durante a preparação, com a elaboração de cronograma e uma maior disciplina quanto aos horários de estudo.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Italo: O mais difícil são as restrições que você impõe para ter um melhor aproveitamento nos estudos. Não cheguei a pensar em desistir, o estudo é necessário, foi o que eu escolhi após o término da faculdade e está se mostrando bem recompensador.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Italo: A estabilidade e uma vaga na gloriosa Polícia Civil do meu estado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Italo: O principal conselho que eu posso dar é: estudem pelo Estratégia! O curso me deu total suporte para eu conseguir a aprovação, sou muito grato a toda a equipe. Mantenham a constância e não desistam, a aprovação está bem aí!