Aprovado em 83° lugar no concurso do AMC Fortaleza para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito
Concursos Públicos“[…] Primeiro passo é escolher a sua área do seu sonho. Depois, estudar de forma organizada, ter bons materiais, muita disciplina e dedicação […]”
Confira nossa entrevista com Igor Vicente Caldas, aprovado em 83° lugar no concurso do AMC Fortaleza para o cargo de Agente Municipal de Operação e Fiscalização de Trânsito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Igor Vicente Caldas: Superior – Licenciatura em física, bacharelando em física (último semestre) e mestrando em física (escrevendo a dissertação). 40 anos. Sou cearense, mas atualmente resido em Natal.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Igor: Ter a tão sonhada estabilidade e ganhar salário que possar projetar uma melhoria na qualidade de vida para minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Igor: Sempre trabalhei e estudei. Fiz as minhas graduações trabalhando e estudando e toda preparação para concurso nesta mesma pegada.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Igor: Fiz o meu primeiro concurso para vaga de professor no estado de Pernambuco fiquei em 13º colocado e estou no cadastro de reserva deste certame.
Recentemente fui aprovado no concurso da agente municipal de operações e fiscalização de trânsito – Autarquia Municipal de trânsito e Cidadania – AMC; 83º colocado.
Minhas projeções futuras são: concurso da Polícia Federal e Polícia Científica (cargo de perito criminal em física). Após aprovação neste certame paro de estudar.
Obs.: Só paro de estudar quando for aprovado no meu sonho.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Igor: Nos momentos de folga tinha como meta cumprir o meu cronograma de estudo e após estava livre para realizar os passeios familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Igor: Sim. Tinha compreensão e apoio principalmente da minha esposa e filha.
Quando estava realizando o meu cronograma de estudo, me deixou tranquilo para fazer a atividade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Igor: Acredito que todos os concursos precisam definir uma área de atuação. No meu caso, escolhi a área policial. Então, fui estudar disciplinas basilares desta área (direito penal, constitucional, português, informática, física etc.). Fiquei aguardando sair do edital para fazer a prova. Passei nove meses sem um edital aberto e quando saiu o certame da AMC fui readequando os meus estudos basilares para o edital.
Em relação a disciplina, sempre gostei muito de desafios e estudar. Então, para mim foi super tranquilo cumprir e manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Igor: Como docente vejo que cada material possui pontos positivos e desvantagens. Mas como estava iniciando estudos numa área fora da minha vivência acadêmica, por conseguinte, utilizava as aulas online para ter o primeiro contato e depois fazia meus resumos para posterior revisões. Mas gosto muito de mapas mentais. Este recurso é muito importante no processo de revisão.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Igor: Meu primeiro contato com estratégia concursos foi quando estava terminando meu curso superior e tinha aberto um concurso para professor de física no estado do Ceará. Porém acabei não estudando para este concurso, pois estava escrevendo TCC e não tinha muito noção do mundo do concurso público. Mas o contato inicial que tive com estratégia foi importante para conhecer as entregas da organização.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Igor: Realizei o meu cronograma de estudo de duas formas. A primeira foi conhecimentos basilares para área policial.
Quando saiu o edital, fui refinar e alinhar para um edital específico. Desta forma, montei um cronograma para estudar quatros horas e trinta minutos por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Igor: Fazia a revisão diariamente após o término das aulas e quando escrevia os meus resumos. Após a escrita do meu material e mapa mentais realizava as revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Igor: Fazia as resoluções de exercícios após o término do assunto estudando. Mas faltando um mês para a prova, fazia em média cinquenta questões por dia. Tirava um horário de refeição para resolver questões.
Adotei um método que intitulei “a eliminação”. Este método era usado nas disciplinas de direitos e português.
De forma suscita: para marcar a alternativa correta, tinha que eliminar a errada. Mas ainda entendo o porquê a alternativa estava errada. Desta forma, revisava o conteúdo na resolução de exercícios.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Igor: Não tive dificuldades de aprendizado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Igor: Revisar os meus mapas mentais, fazer muitas questões e fazer a leitura da lei.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Igor: Não vejo como erros, mas sim como forma de aprendizado. No início do ano de 2023 participei de projeto organizado pelo professor Thallius – caminho da aprovação. O depoimento da sua jornada no mundo do concurso foi uma inspiração para mim. Desta forma, aprendi com erros dele para não os cometê-los. Depois desta semana, inserir a revisão na minha jornada de estudos.
Mas algo que posso afirmar como acerto: a criação do seu próprio material de estudo para revisão. Pode ser um mapa mental, ou próprio resumo.
Outro ponto, não estudar apenas quando sair o edital, a preparação inicial é fundamental.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Igor: Não pensei.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Igor: Dedicar e focar no sonho, pois um dia será realizado.
Não existem segredos para passar em concurso público. Primeiro passo é escolher a sua área do seu sonho. Depois, estudar de forma organizada, ter bons materiais, muita disciplina e dedicação. Criar seus próprios mapas mentais (é muito peculiar do aluno), fazer revisões, resolver questões e simulados.
E sempre acreditar que é possível.