
“Faça do concurso um projeto de vida, estude com todas as suas forças e saiba que quando sua aprovação chegar, valerá cada minuto dedicado com direito a juros. Se você puder, também acho válido investir em bons materiais e sites de questões, o primeiro salário paga com folga esse investimento”.
Confira nossa entrevista com Hygor Costa, aprovado em 41º lugar no concurso Petrobras (Ênfase 16: ENGENHARIA DE PETRÓLEO):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Hygor Costa: Tenho 29 anos, nasce na cidade de Arapiraca (AL), hoje moro na cidade de Recife (PE). Me formei em engenharia civil em 2016, conclui o mestrado em 2019 e atualmente estou no quarto ano do doutorado com ênfase em gerenciamento de reservatórios de petróleo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Hygor Costa: Quando me formei o país estava no auge da crise econômica, existiam pouquíssimas oportunidades e eu não possuía nenhuma indicação para entrar no mercado. Acabei me desiludindo também com a área acadêmica, muito esforço para quase nenhum retorno financeiro. Entendi que deveria seguir me capacitando e focar em concurso público para poder concorrer de forma isonômica, buscando salários justos e boas condições de trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Hygor Costa: Sim, tenho 02 empregos, atualmente sou concursado na empresa de economia mista de saneamento de Pernambuco e sou professor de ensino superior onde ministro aulas no período noturno, em paralelo estou terminando o doutorado. É difícil conciliar, mas é totalmente possível quando se tem um objetivo, o meu era dar uma vida melhor as minhas filhas e esposa, por isso eu abri mão totalmente de redes sociais e qualquer espécie de entretenimento pessoal, cada minuto que eu tinha livre durante a semana, mesmo no horário de almoço, eu estudava. Geralmente estudava até 11 horas / meia-noite, todos os dias, e acordava por volta de 05 horas da manhã, quando a minha filha mais nova (10 meses) começava a chorar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Hygor Costa: Fui aprovado em 2018 no concurso da Companhia Pernambucana de Saneamento, empresa de economia mista, para o cargo de Engenheiro Civil, no qual fiquei na 11ª posição. Eu gosto muito de estudar, pretendo de imediato terminar o doutorado e conhecer as oportunidades da PETROBRAS, porém recentemente conheci a área fiscal que me chamou muito a atenção.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Hygor Costa: Para esse concurso, como eu comecei a estudar após a publicação do edital, procurei reduzir ao máximo a vida do social, no entanto, é muito difícil conseguir manter as crianças em casa, uma vez a cada 15 dias era necessário sair com elas para brincar. Isso também ajudava na sanidade mental da minha esposa. Concurso é um projeto da família inteira.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Hygor Costa: Sim, sou casado, tenho 02 filhas, Clara de 07 anos e Sofia de 10 meses. Minha família me incentivou bastante a estudar para concurso, meu pai tinha uma frase que repetia praticamente todos os dias: “Estude meu filho, não tenho nada para deixar para você e o pobre só consegue crescer estudando.”, essa frase sempre foi muito marcante para mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Hygor Costa: Comecei a estudar após a publicação do edital, portanto, cerca de 02 meses. A disciplina foi fruto de um desejo muito grande de fornecer a minha família um futuro melhor, com oportunidades para minhas filhas. Queria também orgulhar os meus pais que tanto fizeram para que eu pudesse estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Hygor Costa: Utilizei somente o PDF do Estratégia e um site de questões. Como eu tinha muito pouco tempo, optei por estudar apenas pelo PDF pelo melhor custo-benefício no aproveitamento do tempo. Outra vantagem importante, é que eu poderia selecionar melhor os temas que eu já tinha algum conhecimento e passar mais rapidamente. A resolução de muitas questões também foi fundamental.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Hygor Costa: Já havia ouvido falar do Estratégia desde o primeiro concurso que fiz em 2018, quando decidi fazer esse concurso da PETROBRAS sabia que precisava de um material objetivo e bem escrito para perder o menor tempo possível. O material é muito bom e focado na banca, o que é fundamental para entender quais itens são mais cobrados e alguns entendimentos da banca sobre pontos controversos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Hygor Costa: No caso do concurso da PETROBRAS, o Estratégia foi um dos poucos que forneceu material especializado completo, inclusive entregando mais que o originalmente combinado. Os concorrentes só ofereceram material para os conhecimentos básicos, o que não era suficiente para ir bem no concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Hygor Costa: Bastante, nos primeiros concursos que fiz não tinha dinheiro para investir em material e fiz por conta própria buscando fontes na internet, posso dizer com clareza que usar um material especializado como o do Estratégia é fundamental e vale cada centavo investido. O PDF é muito bem escrito, linguagem fácil e grande número de questões. Para revisar eu também consultava o PDF com marcação dos aprovados, achei uma ideia muito bacana.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Hygor Costa: No início adotei uma estratégia de estudar a mesma matéria até esgotar, entendi que não era a melhor opção e passei a estudar através de ciclo de estudos, isso melhorou muito meu rendimento, diminuiu bastante o cansaço. Estudava cerca de 03 a 04 matérias por dia no ciclo de estudos. Fazia em média 05 horas líquidas durante a semana e 08 horas líquidas no final de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Hygor Costa: Eu tive pouco tempo para elaborar o meu próprio material de revisão, então optei por usar as opções que o Estratégia oferecia como o PDF com marcação dos aprovados e os mapas mentais. Fiz o simulado disponibilizado pelo Estratégia, foi interessante para avaliar o nível de desgaste de uma prova com tantas questões e a estratégia que eu deveria utilizar, o ranking desse simulado também me ajudou a entender que estava no caminho certo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Hygor Costa: É etapa indispensável para qualquer concurseiro, praticar e exercitar a recuperação ativa da informação. Cada banca tem um perfil de cobrança distinto e somente a resolução exaustiva de questões permite melhorar o nível de acertos e reduzir o tempo gasto por questão.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Hygor Costa: Acho que termodinâmica, porque é uma disciplina que o engenheiro civil geralmente não estuda durante a graduação. Criei uma planilha no Notion para revisar de maneira espaçada o conteúdo, classificando-o por ordem de cobrança e pela minha dificuldade em assimilar aquele tópico, ou até decorar certas fórmulas (típico de engenheiro). Os primeiros 20 minutos da minha rotina de estudo diária eram para revisar esses cartões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Hygor Costa: Aumentei a minha carga horária procurando revisar o máximo de pontos possíveis antes da prova. No dia anterior a prova fiz mais de 10 horas líquidas (não recomendo), estava um pouco ansioso e só conseguia ficar calmo estudando.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Hygor Costa: O principal erro foi subestimar certas disciplinas durante a preparação, achando que o meu nível de conhecimento da pós-graduação seria suficiente, ilusão, porque a forma de cobrança é distinta. Também tive problemas para gerenciar o tempo durante a prova. O principal acerto foi me dedicar totalmente ao projeto do concurso, valeu cada minuto investido, uma grande realização.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Hygor Costa: Desistir não, mas pensei que não seria capaz de passar, pensei que por ter que trabalhar e ter obrigações com a família não poderia competir pelas vagas. Mas eu já tinha visto o poder que o concurso público possui para mudar a vida do aprovado, como mudou a minha, pude ter um plano de saúde para mim pela primeira vez e pude pagar para minha família, por isso eu não poderia desistir, mesmo que não fosse o meu momento.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Hygor Costa: Faça do concurso um projeto de vida, estude com todas as suas forças e saiba que quando sua aprovação chegar, valerá cada minuto dedicado com direito a juros. Se você puder, também acho válido investir em bons materiais e sites de questões, o primeiro salário paga com folga esse investimento.