Aprovada no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental no Mato Grosso
Concursos Públicos
“Nesses 4 meses de preparação para o IBAMA eu resolvi muitas questões, tanto em site de questões como as comentadas dos PDFs, também assistia vídeos dos professores do Estratégia resolvendo questões, isso foi fundamental para minha preparação.”
Confira nossa entrevista com Hellen Nobre, aprovada no concurso IBAMA para o cargo de Técnico Ambiental no Mato Grosso:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Hellen Nobre: Meu nome é Hellen Nobre, tenho 30 anos, sou de Cuiabá MT, sou formada em Administração de Empresas, e atualmente faço minha segunda graduação em Gestão Comercial.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Hellen: Minha decisão em estudar para concurso começou 11 meses atrás, eu tinha uma loja de roupas infantil e estava feliz em ter meu próprio negócio, mesmo com as dificuldades diárias, mas logo veio a pandemia e eu não consegui manter a loja, e tive que fechar. Pensei em voltar para o mercado de trabalho, só que a única experiência que tinha era para cargos operacionais com salários muito baixos. Ler alguns depoimentos de aprovados em concursos fez com o que eu tomasse essa decisão de estudar e mudar minha vida, e assim começou a construção de um sonho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Hellen: Com apoio do meu esposo, eu me dediquei exclusivamente para o estudo, mais ainda faço faculdade à noite. Então eu estudava até 16:30 para o concurso e depois tinha que cuidar da casa, da filha e da faculdade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Hellen: Meu primeiro concurso foi em 2021, 4 meses depois de começar a estudar. Foi para o cargo de Técnico Legislativo da Câmara Municipal, foram mais de 12 mil inscritos para 6 vagas, isso mesmo, 6 vagas, sendo 4 para ampla concorrência, mais de 2 mil pessoas por vaga. Quando obtive essa informação confesso que fiquei muito desanimada, porém estava confiante, pedi a Deus que me mostrasse se era isso mesmo que eu deveria fazer, e que se eu fosse bem nessa prova era porque estava no caminho certo.
Quando saiu o resultado fiquei na 246ª colocação para ampla concorrência, deixando mais de 11 mil pessoas para trás, mas não passei para a 2ª fase que era a correção da redação. Ainda assim fiquei super feliz e vi que realmente era isso que eu queria e que uma aprovação só seria questão de tempo. Continuei estudando e mesmo com essa aprovação do IBAMA eu ainda vou continuar, pois quero mais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Hellen: Minha vida social durante a preparação mudou pouco, como eu me dedicava de segunda a sábado aos estudos, à noite no sábado e domingo eu descansava. Durante a semana era muito difícil eu sair porque não gostava de “quebrar” o meu ciclo de estudo.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Hellen: Sou casada e tenho uma filha de 8 anos, desde quando decidi estudar para concurso meu esposo me apoiou e sempre me motivou quando eu estava meio desanimada. Ele foi muito parceiro em todos os momentos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Hellen: Para o concurso do IBAMA eu estudei direcionado a ele desde Setembro, no pré-edital, em novembro saiu o edital e comecei a focar nas matérias que saíram, foram 4 meses de dedicação até a prova. Para manter a disciplina não é fácil, mais como é um sonho e você quer muito aquilo tudo muda.
Quando você coloca na cabeça que tudo só depende de você mesmo, tudo muda. Eu particularmente assisti várias vezes o vídeo no Youtube da coach Núbia Oliveira, que me inspirou e ainda me inspira até hoje, ela sem saber me ajudou a superar muitos desafios nessa preparação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Hellen: Na minha preparação eu usei muito os PDFs e videoaulas, o que foi fundamental. Como não tinha muito tempo, eu lia os PDFs, e os assuntos mais difíceis eu assistia vídeos no modo acelerado, assim, bati quase todo o Edital, pois já tinha alguns conhecimentos de outras disciplinas base e foquei no que não sabia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Hellen: O Estratégia entrou na minha vida logo no início, eu estudava com os vídeos gratuitos no Youtube, assistia aos aulões dos excelentes professores que fazem parte do grupo. Meu primeiro concurso foi totalmente na forma gratuita no Youtube, mas quando comecei a me preparar para o IBAMA eu consegui adquirir a assinatura PREMIUM que foi o passo mais importante que dei, pois comecei a usufruir de toda ferramenta do site, assistia aula em qualquer lugar e imprimia os PDFs para fazer minhas marcações. Foi a melhor escolha sem dúvida.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Hellen: Depois que comecei a estudar pelo Estratégia a diferença foi nítida, eu me sentia mais segura, os professores tem uma didática excelente. Os materiais são super completos, tudo que você precisa aprender está nos PDFs.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Hellen: Meu plano de estudos foi montado com 4 matérias por dia, e estudava 4h a 5h líquidas por dia de segunda a sexta, nos sábados eram as revisões na parte da tarde.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Hellen: Minhas revisões eram por meio dos meus resumos, eu costumo ter um caderno de anotações de cada disciplina, fiz todos os simulados do Estratégia nos domingos, e resolvia muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Hellen: Nesses 4 meses de preparação para o IBAMA eu resolvi muitas questões, tanto em site de questões como as comentadas dos PDFs, também assistia vídeos dos professores do Estratégia resolvendo questões, isso foi fundamental para minha preparação.
Quando estudamos, aprendemos o conteúdo e, quando resolvemos questões, aprendemos a acertar questões, porque as bancas são maldosas, e essa malícia das “pegadinhas” a gente só tem resolvendo muitas questões para treinar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Minha maior dificuldade foi em matemática financeira, juros compostos, para me superar foi dedicar mais tempo a essa disciplina, assistindo videoaulas e resolvendo questões. Ainda não estou 100%, preciso melhorar muito meus rendimentos nessa matéria, mas vou me esforçar para superar ainda mais este desafio.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Hellen: Minha rotina de estudos na semana da prova foi insana, foram 8 horas líquidas de estudos. Até mesmo no dia da prova eu estudei 3:30 líquidas antes de ir, mais confesso que é muito cansativo, e prometi não fazer mais isso no dia da prova, não sei se vou conseguir rsrsrsr, pois a ansiedade toma conta, e essas 3 horas antes da prova foram muito aproveitadas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Hellen: Para me preparar na discursiva, eu fiz muitas redações com temas livres que eu mesmo criava, claro que nos assuntos pertinentes à área ambiental, assisti algumas aulas com a professora Janaína, e fiz bem no começo dos meus estudos um curso só de redação.
Estava sem esperança com a discursiva, pois não tinha certeza que sairia bem, não estava confiante. Quando saiu a nota eu fiquei sem acreditar, de 30 pontos tirei 26.52, fiquei muito surpresa, essa nota foi fundamental para minha aprovação, a discursiva é muito importante numa prova de concurso, ela pode te eliminar ou te colocar na vaga. Não devemos desprezar esse estudo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Hellen: Meus principais erros no começo de tudo foram não ter materiais de qualidade, não saber que existia método para estudar ou achar que esses métodos não eram importantes, que estudar era só ler e aprender o que tinha que aprender, e por isso acredito que perdi muito tempo.
Meu maior acerto foi sem dúvida ser assinante do Estratégia, pois direcionou meu estudos corretamente, assisti algumas mentorias e aprendi fazer meu ciclo de estudo e vi o quanto é importante tudo isso para uma aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Hellen: Por alguns momentos pensei em desistir sim, às vezes pelo tanto de informações a curto prazo que queremos armazenar no cérebro, parece que não estamos aprendendo nada. Ou também por ter as dificuldades do dia a dia eu pensava em desistir, mas esses pensamentos logo sumiam da cabeça, quando eu olhava para minha filha, quando eu via o quanto meu marido já estava orgulhoso de mim, e pelo fato de saber que eu ia conseguir afinal eu não tinha outra alternativa, sempre acreditei nisso, eu posso, eu consigo. Mas tudo isso graças a Deus também que sempre esteve do meu lado e não me deixava desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Hellen: Não desista dos seus sonhos, às vezes pode demorar um pouco, mas a sua determinação, a sua coragem e disciplina vão fazer você conquistar sua tão sonhada aprovação. Escolha o melhor material, invista nisso, e vá em frente. Se eu consegui você também consegue.