Aprovada em 01° para o cargo Nutrição Hospitalar no concurso PM RN
Concursos Públicos
“Se não der certo da primeira vez, volte, reflita e revise quais pontos você pode melhorar e tente até alcançar no seu objetivo. Eu só digo uma coisa, o sabor da vitória é único! Vale a pena cada esforço.”
Confira nossa entrevista com Helena Cristina Dantas, aprovada em 01° para o cargo Nutrição Hospitalar no concurso PM RN:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Helena Cristina Dantas: Sou nutricionista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 2014. Estou atualmente com 30 anos e nasci em Natal (RN).
Sou Especialista em Saúde da Família (UFRN/2021), Especialista em Ciências e Tecnologia de Alimentos (IFRN/2020), Especialista em Nutrição Clínica Hospitalar (Anhaguera, 2022) e estou Especializanda em Nutrição Materno Infantil (INADES). Tenho várias formações na área da nutrição e, para além da área, também sou Terapeuta Integrativa com foco em Auriculoterapia e Ventosaterapia. Nas horas vagas sou artesã e costumo fazer Amigurumis (técnica de crochê), que iniciou como um hobbie, mas às vezes dou uma desapegada e vendo as obras.
Em 2015 iniciei minha Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Adulto pela UFRN com sede no HUOL (Hospital Onofre Lopes), porém no final do ano precisei me afastar para assumir 2 concursos públicos no interior do Estado, locais onde trabalhava até a presente data. Além disto, atuo ainda como Nutricionista compondo 2 equipes de Home Care aqui no Seridó e também atuo como Nutricionista Clínica no setor privado na clínica da nossa família.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Helena: Desde sempre quis ser servidora pública, mas essa história tem um contexto. Vim de uma família de classe baixa e sem influências políticas aqui na região do Seridó (moro no interior do RN), então, nossas opções de emprego eram: trabalhar “no pesado e debaixo do sol” ou estudar. Até 2018 nunca vi o empreendedorismo como opção. Minha mãe e tias, assim como meus primos, ascenderam na vida através dos estudos. Sendo assim, venho de uma família onde ser servidor público tem um significado muito maior do que só um simples emprego; ele mudou nossa realidade de vida para sempre. Na minha realidade/ambiente não tem como não brilhar os olhos para a área dos concursos. Já fui aprovada em 5 certames nestes 8 anos de graduada, e comecei debaixo, tal qual muitos que estão na luta.
Desde o início quis ser nutricionista sim! Porém, os vencimentos propostos nos editais nem sempre correspondiam ao nosso empenho, então, sempre busquei algo que financeiramente também me realizasse, além da satisfação pessoal. Assim, nunca parei de estudar até passar em um concurso na minha área que me permitisse de viver, além de sobreviver.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Helena: Sempre trabalhei e estudei. Como sou da área da saúde dou minha carga horária em esquema de plantões de 12 horas. Lá foco somente neles e não levo trabalho para casa. Nos dias de folga foco quase 100% do tempo nos estudos para concurso, tem uns 10% ali divididos entre cuidar da saúde e arejar a mente.
Existem coisas que são SAGRADAS na minha rotina: comer saudavelmente, boa noite de sono, manter o corpo ativo e ter um tempo de qualidade comigo mesma. Todos os dias preciso fazer tudo isso bem-feito (que é diferente de passar horas fazendo). Se desequilibrar qualquer um deles, meu desempenho cai. Por exemplo: no meu caso, interromper/picotar o sono prejudica demais meu desempenho, então, preciso de pelo menos 6 horas ininterruptas de sono por noite para ficar pronta para a luta do dia seguinte. Outro fato interessante, meu quarto é o ponto de paz da minha casa. Precisa ser um universo de aconchego e calmaria para a mente se permitir desligar, então não estudo lá. Da mesma forma, meu local de estudo precisa ter silêncio, estimular a concentração e evitar distrações (o celular não entra lá dentro, por exemplo).
A chave de eu conseguir dar conta de tudo isso é organização (vide o ciclo PDCA da administração), e ser bem “cirúrgica” quanto a execução da minha agenda, senão não consigo fazer metade das coisas que preciso fazer. Faço absolutamente TUDO seguindo planejadores/planner/agenda com escala de prioridade. Imprevistos podem acontecer, mas são minimizados assim. E quando acontecem? Paciência e Resiliência! Se for ficar sofrendo é pior. Remanejo a agenda e toco a vida para frente.
Gosto muito das ferramentas que o Estratégia Concursos oferece para dinamizar os estudos: Passo e Trilha. Encaixa muito bem na minha forma de estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Pretende continuar estudando?
Helena: Passei dentro das vagas e fui convocada em 5 certames: uma Residência (2º lugar), duas prefeituras no interior do RN (1º lugar em ambas), no Estado da PB (7º lugar) e agora neste da PM/RN para Oficiais da Saúde (1º lugar). Fiquei na suplência em mais 2 certames em prefeituras no RN (6º e 9º lugar). Todos para o cargo de nutricionista.
Para outros concursos não pretendo não. Cheguei no meu auge! Para a vida, eu sou uma eterna estudante.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Helena: Sempre 10% do meu tempo livre são totalmente meus para investir como eu achar melhor. Normalmente pratico atividade física (academia), dou uma saidinha mais tranquila com a família (lugares com natureza por perto ou cafeteria) e faço meus crochês.
Abri mão, muitas vezes, de mais convívio com amigos/família para atingir meu objetivo, porém todos eles são super compreensíveis e me apoiam demais. O tempo de qualidade com as pessoas que amo se tornou ainda mais precioso por estar mais escasso. Faz parte!
E vou ser sincera: estudar para mim não é maçante, eu gosto muito e tenho sede por conhecimento. Em algum momento estudar se tornou um lazer também e sinto falta quando não o faço. Sempre estou procurando algo novo para aprender.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Helena: Recentemente casei e não temos filhos. Meu marido também estuda para concursos públicos, também é concursado e tem uma história de vida semelhante à minha. As demais pessoas da minha família, como falei, já estiveram/estão imersas no mundo dos concursos também. Sendo assim, compreensão e respeito tenho de sobra aqui. Privilegiada demais!
Gostaria de deixar claro que classe social não tem necessariamente a ver com privilégios. Eu e mina família somos exemplo.
Financeiramente falando, só precisei até hoje da ajuda da minha mãe quando eu ainda não tinha emprego.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Helena: Há 8 anos venho estudando o básico que cai em quase todo concurso que faço, mas direcionada mesmo para este estudei por quase 1 ano. Conhecimento não se perde. Quanto mais você exercita, mais você o refina.
Precisa trabalhar MUITO a inteligência emocional para estar nesta jornada. Não é fácil, mas é possível. Um conjunto de fatores me ajudam a manter a disciplina. Eu diria que o autoconhecimento é o principal deles, pois a partir daí você vai começar a entender o que funciona ou não para você.
Se eu puder sugerir algumas atitudes que me ajudaram, seriam:
- Tenha fé e acredite em você;
- Faça a SUA parte e pronto. A parte do outro só quem pode fazer é o outro. No dia do concurso quem vai responder a prova é você, não tem para onde correr;
- Tenha rotina;
- Planeje/projete, execute seus dias e se permita replanejar quando sair do controle ou sempre que for necessário;
- Respeite e cuide do seu corpo e da mente. Você existe hoje e mora aí dentro de você. Se você não se cuidar, ninguém vai;
- Preste atenção na autossabotagem/distrações;
- Se for necessário, mude seus ambientes (lugar de estudar é diferente em atmosfera do lugar de trabalhar, que é diferente do de passear, que é diferente do de dormir, etc);
- Se puder, faça terapia.
- Procure as ferramentas necessárias para atingir seu objetivo. Esteja e se coloque no mesmo ambiente de pessoas que também tem objetivos parecidos com os seus.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Helena: Eu gasto MUITO com ferramentas de estudo. Troco qualquer outro luxo para comprar material. Já usei de tudo um pouco. Aula presencial, online, vídeo aula, PDF, audio book (baixar e ficar ouvindo durante as viagens), contratar aplicativo de questões, mapas mentais, grupo de estudos para dar aulas aos coleguinhas (sorteia um tema e você dá aula naquele dia), simulado, aulão de véspera, curso no Estratégia etc.
Para mim sempre funciona: responder questões da banca primeiro e voltar para ver o assunto. Se eu já domino, a leitura é dinâmica. Se não, me debruço e depois vou para o mesmo sistema de exercitar. Prova de concurso não é sobre quem manja mais do assunto, é sobre quem responde uma maior quantidade de questões. Se não encontrar questões da banca, procure de outras. Quanto mais questões líquidas respondidas melhor.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Helena: Meu marido me apresentou. Ele já estudava para carreira policial e me indicou.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Helena: Adquiri o curso específico para o concurso que prestei. O contato foi ótimo, porém não interagimos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Helena: Já sim! Incomodava o método mais tradicional de ensino. O Estratégia estimula a gente a exercitar, trabalhar outros métodos que permita boa memorização do assunto e dinamicidade ao responder questões. Ajuda a pensar fora da caixa, vamos dizer assim.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Helena: Não. Só fiz este.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Helena: Como comentei as ferramentas, principalmente: passo estratégico e trilha estratégica são ouro. As vídeo aulas exploram os temas na medida certa. Acho legal pois vocês sabem como se comporta cada banca. Isso prepara bastante a gente sobre como se preparar para a forma que a banca cobra o assunto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Helena: Sempre várias matérias ao mesmo tempo. Horas líquidas por dia é difícil determinar, por causa da minha forma de trabalhar. Mas eu diria uma média assim: estudo 3 a 4 dias por semana por umas 8 horas.
Dá pra fazer 3 disciplinas por dia, no esquema que faço.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Helena: Simulados e relia minhas anotações de modo dinâmico e/ou mapas mentais. Não lido bem com post it em parede.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Helena: Responder questões é o coração de tudo! Total não me lembro, mas são 8 anos já assim neste método.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Helena: Disciplinas de legislação. Procura algum material mais lúdico ou investia mais em mapas mentais, criava música a partir dos mapas para associar melhor. A gente se vira como pode. De resto, faço como falei anteriormente.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Helena: Na semana: aulões de véspera e responder questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Helena: Erros: falta de auto-conhecimento.
Acertos: encontrar a estratégia que funciona para mim, como citei anteriormente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Helena: Desistir: Nunca! Meu sonho dos “cinco dígitos no contra-cheque (salário bom)” no final do mês é maior do que qualquer desculpa. Viver a realidade que vivemos aqui onde moramos e poder mudá-la através do nosso empenho é a maior motivação e também satisfação da minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Helena: Vá lá e faz o seu melhor. Ninguém fará sua parte por você! O oásis se encontra logo ali atrás do deserto, mas primeiro, precisa vencer esse deserto. Persevere que sua conquista está logo ali. Você consegue sim! Se não der certo da primeira vez, volte, reflita e revise quais pontos você pode melhorar e tente até alcançar no seu objetivo. Eu só digo uma coisa, o sabor da vitória é único! Vale a pena cada esforço.