Aprovado em 2º lugar no concurso ISS Timóteo (MG) para Fiscal de Tributos

“Foco, dedicação, abdicação, resiliência e persistência. Nunca desista dos seus sonhos, pois ele depende de você. A trajetória do iniciante não é fácil, o segredo está em não desistir. É difícil, árduo e doloroso, mas no final vale muito a pena”.
Confira nossa entrevista com Harley Santos, Aprovado em 2º lugar no concurso ISS Timóteo (MG) para Fiscal de Tributos
Estratégia: Conte um pouco mais sobre você para que nossos leitores possa conhecê-lo. De onde você é? Qual é a sua idade? E sua formação?
Harley Santos: Sou natural de Timóteo (MG), tenho 26 anos. Sou formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE e Pós-graduado em Gestão Tributária e Auditoria no Setor Público.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Harley Santos: Sim. Exerço a profissão ainda como sócio de um escritório de contabilidade na função de sócio-gerente. A decisão do estudo para concursos se deu pelas altas remunerações e estabilidade.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Harley Santos: No começo, as altas remunerações da carreira foi o que mais encheu os meus olhos. Porém, já tinha uma predileção para área fiscal, trabalhando como Analista Fiscal na mesma contabilidade na qual sou sócio-gerente atualmente e quando fui aprovado e empossado no cargo de Oficial de Administração I, trabalhando na Secretaria da Fazenda de uma cidade vizinha, Coronel Fabriciano, tive a oportunidade de conhecer melhor a área fiscal na prática e me encantei.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Harley Santos: Trabalhava e estudava e nesse meio tempo tive minha princesa Clarice, minha filha. Foi muito difícil conciliar estudo, trabalho e dar atenção a minha esposa e filha no começo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Harley Santos: Já fui aprovado em 6 concursos. Já fui aprovado nos seguintes concursos, respectivamente: Oficial de Administração I para Prefeitura de Coronel Fabriciano (10º lugar, dentro das vagas); Contador da Prefeitura de Ipatinga (4º lugar, fora das vagas); Auditor Fiscal da Prefeitura de Muriaé (68º lugar, fora das vagas); Auditor Fiscal da Prefeitura de Governador Valadares (34º lugar, fora das vagas); Contador na Prefeitura de Coronel Fabriciano (3º lugar, fora das vagas) e Fiscal de Tributos da Prefeitura de Timóteo (2º lugar, dentro das vagas).
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Harley Santos: Sim. Sinceramente teve um bom tempo em que eu não tive disciplina para estudar. Começava a estudar e facilmente perdia o foco. Estudava aleatoriamente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Harley Santos: Conheci o estratégia por meio de videoaulas no Youtube.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Harley Santos: Material completo, auto explicativo, excelente didática e excelentes professores.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Harley Santos: Com certeza, sim.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso?
Harley Santos: Antes de conhecer o Estratégia, livros. Após, PDFs. Sempre estudo por PDFs. Videoaulas somente quando não compreendo o assunto por meio dos PDFs.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Harley Santos: De 4 a 6 horas por dia.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Harley Santos: Estudava várias matérias por meio do ciclo de estudos. No começo, fazia muitos resumos, antes de conhecer o estratégia, e isso tomava muito tempo e não era muito eficaz, pois não sabia fazer resumos. Atualmente não faço resumos, somente leitura e releitura dos PDFs, revisão e muitos exercícios. Meu plano de estudos foi montado com base no peso das disciplinas. Foquei nas disciplinas que tinham os maiores pesos.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Harley Santos: Sim. Minha maior dificuldade é a disciplina de Economia. Matéria muito complexa que demanda tempo de estudo. A superação dessas dificuldades veio com a resolução de muitas questões e revisões periódicas.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro(a)? Se sim, de que forma?
Harley Santos: Casado e tenho uma filha, Clarice. No começo minha esposa não sabia lidar com a minha rotina de estudos, porém me apoiava. Com o tempo, ela passou a me apoiar e incentivar mais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Harley Santos: Adotei a postura radical. Tinha pouco ou nenhum convívio social.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Harley Santos: Sim, o concurso escada. Porém, meu foco total é na área fiscal. Hoje não faço outros concursos que não sejam da área fiscal. Continuarei a estudar para concurso, pois o concurso dos meus sonhos é Fisco Estadual ou RFB.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Harley Santos: 4 meses.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Harley Santos: Fiquei muito feliz, foi uma sensação inexplicável, pois em outubro/2021 eu resolvi estudar com foco nesse concurso e falei internamente que eu passaria neste concurso dentro das vagas e nas primeiras colocações. Me dediquei por completo e agora estou colhendo os frutos desse esforço e das abdicações que fiz.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Harley Santos: A semana que antecedeu a prova foi de revisão e de muitos exercícios. Na véspera, foi a resolução de muitos exercícios dos assuntos com mais probabilidade de cair no dia da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Harley Santos: O principal erro foi o meu vício com jogos. Isso atrapalhou muito minha vida de concurseiro até o ano passado. Esse ano tenho mais controle sobre esse vício. O meu maior acerto foi nunca desistir mesmo com a falta de foco em alguns momentos da preparação.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Harley Santos: O vício com jogos foi minha maior dificuldade durante a preparação ano passado, mas consegui controlá-lo. Nunca pensei em desistir.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Harley Santos: Minha principal motivação é de ter uma vida financeira melhor, as altas remunerações da carreira e com certeza, minha filha, minha motivação diária. O professor Da Rocha me motiva também, pois me identifico com a história de concurseiro dele, a minha é parecida com a dele.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Harley Santos: Foco, dedicação, abdicação, resiliência e persistência. Nunca desista dos seus sonhos, pois ele depende de você. A trajetória do iniciante não é fácil, o segredo está em não desistir. É difícil, árduo e doloroso, mas no final vale muito a pena.