Aprovado no concurso do Ministério da Economia

“Pode parecer difícil quando você se depara com todo o conteúdo do edital, mas tenha um planejamento, foque em uma matéria e esqueça as outras por um tempo. Estabeleça metas de estudo e resolva muitas questões. Fazendo isso, a sua aprovação com certeza vai chegar”
Confira nossa entrevista com Guilherme Ferreira, aprovado no concurso do Ministério da Economia, área Tecnologia da Informação:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Guilherme Ferreira: Sou formado em Ciência da Computação, tenho 33 anos, sou de Brasília – DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Guilherme: Decidi estudar para concursos, porque a remuneração para o profissional de T.I. não é tão atrativa para quem está entrando no mercado de trabalho. Além disso, o processo de enviar currículos e participar de entrevistas de emprego é bem desgastante. Isso, me fez tomar a decisão de estudar para concursos, participar de um processo seletivo mais justo, no qual os meus esforços fossem verdadeiramente recompensados.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Guilherme: No início, me dedicava exclusivamente aos estudos, há dois anos concilio o trabalho com os estudos. Acho que o segredo é ter disciplina e estudar sempre após o trabalho e quando tiver um tempo livre, como intervalo de almoço.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Guilherme: Fui aprovado no cargo de Analista de T.I, nos concursos da BBTS e EBSERH. Minha última aprovação foi no Ministério da Economia, fui aprovado em 1º Lugar para o cargo de Especialista em Desenvolvimento de Software.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Guilherme: Foi uma sensação muito boa, lembro de ler depoimentos de aprovados quando comecei a estudar. Naquela época, ser aprovado nas primeiras colocações era um sonho distante. Depois de muitas reprovações e muito meses de estudo, ler meu nome na lista de aprovados foi o melhor momento desde quando comecei a estudar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Guilherme: Eu sempre procurei me reunir com os amigos e a família. Acho que é preciso reservar um tempo para desestressar um pouco e estar com pessoas que você gosta. Acho isso fundamental na preparação para concurso.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Guilherme: Sou solteiro, meus pais sempre me deram todo apoio para estudar, sempre me incentivaram a fazer os concursos que saíam. Acho que durante a preparação você deve se relacionar com pessoas que verdadeiramente te apoiam, nem sempre você estará disponível. As pessoas precisam entender que você está sacrificando um pouco do convívio para conquistar algo melhor para a sua vida.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Guilherme: Acho que vale a pena quando existem disciplinas em comum. Eu não faria concursos com muitas disciplinas que não estou acostumado a estudar. Acho melhor focar em uma área e estudar para concursos que têm poucas divergências no edital. Quando você muda muito o foco, acaba sendo tempo perdido. Esse tempo você poderia estar usando para estudar as matérias que realmente importam. Pretendo continuar estudando, quero passar em concursos de Tribunais de Conta (TCU, TCEs).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Guilherme: Para o concurso do Ministério da Economia, estudei após o edital, em torno de 2 meses. Mas, faz 2 anos que estudo para concursos da área de T.I.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Guilherme: Sim, cheguei a estudar muitas vezes sem ter edital, tem que se preparar o quanto antes. Para manter a disciplina, me lembrava dos motivos que me fizeram começar a estudar para concurso. Além disso, estudar antes do edital aumenta muito as suas chances de aprovação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Guilherme: Conheci o Estratégia na Internet, procurando materiais para estudo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Guilherme: Usei principalmente cursos em PDF e um pouco de videoaulas. Os cursos em PDF funcionaram melhor para mim, porque levava menos tempo lendo PDF do que assistindo videoaula.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Guilherme: A quantidade de assuntos é realmente muito grande. Para estudar todo conteúdo, procurava materiais que apresentavam o conteúdo de forma um pouco resumida, como o “Passo Estratégico”. Matérias que tenho um conhecimento melhor, eu estudava ao mesmo tempo, já as matérias que nunca tinha estudado, preferia estudar individualmente até “finalizar” a matéria. Fazia resumos de assuntos que não tinha compreendido muito bem, sempre verificava o meu desempenho na resolução de questões. Acho isso importante para saber quais disciplinas você não está indo bem, disciplinas que você precisa fazer mais exercícios e resumos. Eu estudava após o trabalho, cerca de 2h a 4h por dia. Nos finais de semana, estuda por um período de tempo maior.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Guilherme: Tinha dificuldade em estudar legislação e algumas matérias mais teóricas como “Governança de T.I.”. Nessas disciplinas, eu lia diretamente a lei, assistia videoaulas e resolvia baterias de exercícios regularmente.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Guilherme: Na semana que antecedeu a prova, pisei um pouco no “freio” e reduzi o ritmo dos estudos. Você precisa estar descansado para a prova. Estudei apenas lendo os meus resumos, não gosto de estudar assuntos que não tive tempo de estudar antes. Também não gosto de resolver muitas questões na reta final, se você errar muitas questões, não fica confiante no dia da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Guilherme: Acho que o maior erro foi ter, durante um tempo, perdido o foco e ter começado a fazer os concursos “do momento” que iam saindo, concursos que não eram da minha área. Tive muitas reprovações e foi um estudo do qual não pude aproveitar muita coisa. Acho que o maior acerto foi ter resolvido muitas questões, no final das contas, é isso que você vai fazer no dia da prova, precisa resolver questões desde o início da sua preparação.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Guilherme: O estudo em si é muito cansativo, muitas vezes, quando eu não tinha o resultado que esperava, pensava sim em desistir. Além disso, é difícil você ter que abrir mão de momentos de lazer e diversão com os amigos e a família. Mas, sempre me lembrava dos motivos que me fizeram começar a estudar e pedia a Deus forças para seguir em frente.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Guilherme: Acho que minha maior motivação foi ter a possibilidade de oferecer uma vida melhor para mim e minha família. Quando estava cansado, lembrava que não estava estudando só por mim, mas por eles também, isso me deixava muito motivado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!
Guilherme: Pode parecer difícil quando você se depara com todo o conteúdo do edital, mas tenha um planejamento, foque em uma matéria e esqueça as outras por um tempo, estabeleça metas de estudo e resolva muitas questões. Fazendo isso, a sua aprovação com certeza vai chegar.