Aprovado em 2º lugar no concurso da ELETROBRAS para Técnico em Mecânico
Concursos Públicos“As ferramentas que mais me ajudaram do Estratégia foram os simulados, correções dos simulados e as vídeo-aulas de revisão da matéria.”
Confira nossa entrevista com Guilherme de Oliveira Dias, aprovado em 2º lugar no concurso da ELETROBRAS para Técnico em Mecânico:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Guilherme de Oliveira Dias: Meu nome é Guilherme de Oliveira Dias, 34 anos e natural de Macaé (RJ). Sou formado em técnico mecânica Industrial (PVA) e Engenharia Mecânica (UFF).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Guilherme: Insatisfação com o mercado de trabalho em empresas privadas, por exemplo, baixa remuneração e atribuições não compatíveis com a minha realização profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Guilherme: Parcialmente. No começo dos estudos trabalhava como técnico de planejamento e estudava após o trabalho, finais de semana e feriados. Após um tempo de aproximadamente 6 meses trabalhando e estudand,o resolvi focar somente nos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Guilherme: Em 2018 realizei o concurso da prefeitura de Rio das Ostras para o cargo de Auxiliar Educacional sendo aprovado no cadastro de reserva. Pretendo continuar estudando para concursos de nível superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Guilherme: Dedicava a maior parte do tempo aos estudos, mas sempre tentando equilibrar com a saúde e vida social. Uma vez por semana saía com amigos ou família.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Guilherme: Não sou casado e não tenho filhos. No começo não tive apoio da família para sair do trabalho e me dedicar exclusivamente para concursos, mas após alguns meses de muita dedicação começaram a me incentivar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Guilherme: Estudei 3 meses direcionado para a Eletronuclear. A constância nos estudos é fundamental para ser aprovado em concurso público, por isso estudava todos os dias, mas com intensidade diferente dependendo do cansaço e disposição.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Guilherme: Estudei principalmente por videoaulas, resumos e provas antigas da banca cesgranrio. Assistir às videoaulas quando quiser e puder é sem duvida uma vantagem em relação às aulas presenciais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Guilherme: Conheci o Estratégia através de algumas aulas gratuitas e entrevistas com aprovados na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Guilherme: Sim. Videoaulas ruins e sem foco na banca.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Guilherme: Sim. Fiz o concurso da Petrobras em 2022, mas não fui aprovado dentro do número de vagas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Guilherme: As ferramentas que mais me ajudaram do Estratégia foram os simulados, correções dos simulados e as videoaulas de revisão da matéria.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Guilherme: Estudava 1 matéria básica por dia (Português ou Inglês) e 3 específicas de segunda a sexta e nos finais de semana revisava, fazia mais exercícios e provas antigas. Estudava em média 4 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Guilherme: Lia os resumos pelo menos uma vez por semana e assistia algumas aulas de revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Guilherme: Resolver exercícios de provas anteriores é fundamental. Fazia 10 exercícios de cada matéria por dia, no total 30 exercícios por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Guilherme: No início da minha preparação tinha mais dificuldade em português. Para superar a deficiência estudava essa matéria todos os dias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Guilherme: Na semana da prova intensifiquei os resumos e exercícios, mas sem alterar o tempo de estudo (4 horas). No dia anterior à prova apenas revisei os conteúdos que ainda estava com dificuldade de memorizar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Guilherme: Erros: Não estudar todos os tópicos do edital e tentar estudar mais do que o meu limite permitia. Acertos: Realizar metas diárias de resolução de exercícios e cuidar do bem estar e saúde.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Guilherme: Nunca pensei em desistir, pois sabia que a aprovação era apenas uma questão de tempo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Guilherme: Paciência e persistência. Não desanime com as reprovações, elas fazem parte do processo de aprovação.