Aprovada em 1º lugar no concurso IGP-SC para AUXILIAR CRIMINALÍSTICO
Concursos Públicos
“Não é fácil passar horas estudando e muitas vezes nos sentimos inseguros quanto à aprovação, mas procure sempre dar o seu máximo e um dia você verá seu nome na lista dos aprovados e a sensação será indescritível.”
Confira nossa entrevista com Gratchieva Losi, aprovada em 01º lugar no concurso IGP-SC para AUXILIAR CRIMINALÍSTICO:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gratchieva Losi: Olá! Meu nome é Gratchieva Losi, me formei em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2021, tenho atualmente 26 anos e sou natural de Laurentino, um pequeno município de Santa Catarina.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gratchieva Losi: Ao longo da faculdade fui percebendo que aquela não era a área que eu realmente gostaria de trabalhar, então, após a graduação, me deparei com a decisão do que fazer a seguir. Nesse ponto minhas dúvidas eram muitas, mas algo que chamou minha atenção foram exemplos de pessoas concursadas dentro da minha família. Depois de conversar com alguns deles, procurando entender melhor a área dos concursos e descobrindo as diversas possibilidades de crescimento, tomei a decisão de iniciar os estudos para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gratchieva Losi: Não, a partir do momento que decidi tentar os concursos públicos tive a possibilidade de me dedicar apenas aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gratchieva Losi: Durante minha preparação fiz nove concursos públicos. O primeiro foi no ano de 2021 para o cargo de agente comercial do Banco do Brasil, fiz a prova apenas como teste e, como já imaginava, não fui aprovada. Realizei quatro concursos municipais, fui aprovada e nomeada em todos, entre eles para o cargo de agente administrativo na cidade de Blumenau, onde fiquei em 11º lugar. Realizei também o concurso do Ministério Público, para o cargo de auxiliar do MP e o concurso da Casan, para o cargo de assistente administrativo, ficando em 13º lugar na cidade de Trombudo Central e em 15º lugar na região de Rio do Sul, respectivamente. Por fim, fiz o concurso da PCI para o cargo de auxiliar criminalístico e obtive o 1º lugar na cidade de Caçador.
Sobre continuar estudando, acredito que, se tudo der certo nas próximas etapas do concurso da PCI, não irei continuar meus estudos para concursos, pois finalmente obtive aprovação no cargo almejado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gratchieva Losi: Como pude focar apenas nos estudos, tive a possibilidade de não abdicar totalmente da minha vida social e ainda estar com amigos e família. Acredito que momentos de descontração também sejam importantes.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro(a)? De que forma?
Gratchieva Losi: Apenas namoro e não tenho filhos. Meus familiares e namorado sempre me apoiaram, permitindo que eu pudesse focar totalmente nos estudos e também foram meu porto seguro nos momentos de incerteza.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gratchieva Losi: Direcionado apenas ao último concurso foi logo que saiu o edital, porém antes disso já estava estudando há aproximadamente um ano e meio para outros concursos, então o que eu tive que fazer foi apenas dar mais foco às disciplinas que eu ainda não estudava.
Manter a disciplina nem sempre foi fácil, mas eu sempre procurava lembrar qual era a recompensa final e o motivo pelo qual eu estava me esforçando.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gratchieva Losi: As videoaulas e resumos foram essenciais na minha aprovação. No início, procurei entender o método de estudo de alguns aprovados e vi que a grande maioria indicava o estudo por meio de PDF, pois costuma ser um método de estudo mais rápido, então foi isso o que eu fiz, mas logo percebi que não me adaptaria. Dessa forma, comecei a ver as videoaulas em velocidade rápida e fazer resumos e mapas mentais do conteúdo e usá-los como forma de revisão. Utilizava o PDF apenas como uma forma de complementação e para resolver questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gratchieva Losi: Conheci o Estratégia Concursos quando comecei a procurar um curso de preparação. Vi relatos de aprovados e diversos sites indicavam o Estratégia como um dos melhores cursos, com bons professores e materiais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gratchieva Losi: Acredito que assinar um bom curso de preparação seja essencial. É possível encontrar materiais na internet, porém o curso facilita muito e proporciona tudo em um só lugar. O que mais me surpreendeu no Estratégia foi a didática dos professores e a qualidade dos materiais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gratchieva Losi: No início, montei um plano de estudos no Excel. Estudava de segunda a sábado, três matérias por dia e estipulei aproximadamente sete horas de estudo diárias. Gostava de colocar matérias mais difíceis e que eu não tinha tanta afinidade no mesmo dia de matérias que gostava de estudar, assim o estudo ficaria mais leve. Nem sempre respeitei as sete horas, pois havia dias em que me sentia mais cansada e dias em que conseguia estudar mais. Depois de alguns meses de estudo parei de cronometrar as horas e seguir o plano de estudos. Para mim, ter um plano de estudo foi útil apenas no início, quando me sentia meio perdida e não sabia como começar.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gratchieva Losi: Minhas revisões eram feitas com questões e meus próprios mapas mentais e resumos. Sempre gostei de anotar tudo o que achava importante, pois tenho a sensação que memorizo o conteúdo mais facilmente. Tenho diversos post-its colados na parede e cadernos com resumos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gratchieva Losi: Resolver questões é uma forma de saber se você está aprendendo o conteúdo e entender como ele é cobrado na prova. Gostava muito de resolver as questões dos PDFs e ver cada alternativa comentada pelos professores. Fiz questões dos PDFs e do sistema de questões, mas não tenho ideia de quantas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gratchieva Losi: Sempre tive dificuldade em exatas, então a parte de cálculo foi mais complicada. O que me ajudou muito foi assitir as videoaulas com resoluções de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gratchieva Losi: Depois que o edital foi publicado, intensifiquei meus estudos. Havia pouco tempo entre o edital e a prova, então estudei o máximo que pude. Eu acordava por volta das oito ou nove horas e logo iniciava os estudos, fazia pausas para as refeições, seguia estudando até à noite e finalizava quando me sentia cansada e percebia que não estava mais absorvendo o conteúdo. Na semana que antecedeu a prova foquei apenas nas revisões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gratchieva Losi: Meu principal acerto, provavelmente, foi fazer resumos. Muitos não indicam pois é algo que pode consumir muito tempo, mas foi o que me ajudou na memorização dos conteúdos e durante as revisões.
Meu principal erro acredito que tenha sido estudar apenas os PDFs no início da minha preparação, pois não me adaptei bem. Ouvir a explicação dos professores nas videoaulas foi algo que me ajudou muito e passei a utilizar o PDF como um complemento.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gratchieva Losi: Não pensei em desistir. Quando comecei a estudar eu coloquei como objetivo passar em um bom cargo e só pararia quando isso acontecesse.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gratchieva Losi: Meu recado para quem pretende estudar para concursos públicos é: Persista! Tenha em mente o motivo pelo qual começou a estudar e lembre-se da recompensa. Não é fácil passar horas estudando e muitas vezes nos sentimos inseguros quanto à aprovação, mas procure sempre dar o seu máximo e um dia você verá seu nome na lista dos aprovados e a sensação será indescritível.