Aprovada em 4° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social - Petrópolis (RJ)
Concursos Públicos
“Eu acredito que todos que não desistem conseguem alcançar seus objetivos. Um dia eu sonhei em ser Servidora Pública e hoje consegui realizar esse sonho. Sempre aconselho a treinar muito […]”
Confira nossa entrevista com Giseli Carvalho da Costa Ferreira, aprovada em 4° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Petrópolis (RJ):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Giseli Carvalho da Costa Ferreira: Meu nome é Giseli, tenho 42 anos, tenho nível superior completo e moro na cidade de Cantagalo no interior do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Giseli: Eu comecei a estudar para concursos em 2013, pois pedi demissão do Banco em que trabalhava, não me adaptei a rotina estressante de bancária. Na época cogitava-se a possibilidade do Concurso do INSS. Fui estudando e me inscrevi em alguns concursos mas sempre ficava com uma nota muito baixa. Comecei a assistir vídeos de outros aprovados e vi que estava estudando errado pois não resolvia questão. Quando comecei a resolver mais questões, obtive minha primeira aprovação em 2015 para um concurso municipal. Fiquei nesse cargo até esse ano, quando passei no Concurso do INSS/22
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Giseli: Trabalhava e estudava.
Estudava quando chegava em casa e nos finais de semana também. Nos dias que antecederam a prova eu tirei férias para me dedicar exclusivamente à prova que aconteceu dia 27/11/22.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Giseli: Fui aprovada em 3º lugar para Fiscal de Atividades Econômicas na Prefeitura de Nova Friburgo/RJ, dentro das vagas (eram 4 vagas). Atuei nesse cargo de 2017 a 2023.
No concurso do INSS de 2016 fiquei em 24º lugar, porém eram apenas 4 vagas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Giseli: Eu conseguia conciliar bem a vida social, não sou muito de sair, então não foi tão difícil rsrsrs
Quando tinha algum compromisso eu compensava estudando um pouco mais no dia anterior ou no dia seguinte.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Giseli: Minha família sempre me apoiou. Tive apoio para estudar e sempre tiveram palavras de incentivo para mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Giseli: No último concurso do INSS eu me dediquei durante 3 meses para relembrar o que já havia estudado para 2016, além disso ainda assisti as videoaulas com as atualizações da Legislação Previdenciária.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Giseli: Eu gosto muito de assistir videoaula e responder questões. Gosto de ler o PDF depois de assistir às aulas. Nunca participei de curso presencial, apenas online. Para mim, a principal vantagem de um curso online é poder estudar a qualquer hora, eu costumava salvar as aulas para assistir durante o trajeto para o trabalho. Também sou fã do aplicativo de questões que me permite treinar em qualquer lugar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Giseli: Conheci o Estratégia em 2013, quando comecei no mundo dos concursos. Eu estudava pelos PDFs disponíveis gratuitamente pelo curso na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Giseli: Eu estudei por outro cursinho em 2013, gostei muito na época, porém o curso foi vendido e não me adaptei ao novo formato.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Giseli: Sim, fui aprovada em 2015 para a Prefeitura de Nova Friburgo em um cargo de nível superior com o conteúdo do curso que eu fazia para o INSS na época,
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Giseli: Para mim o Estratégia é disparado o melhor curso para concurso do mercado. O Estratégia é completo, do pré ao pós edital. Além disso, os professores são extremamente competentes e abordam de maneira muito didática e precisa. O aplicativo de questões me dá a possibilidade de treinar em qualquer lugar e a qualquer hora, com estatísticas que me ajudam a focar onde preciso melhorar. No concurso do INSS, as revisões de véspera praticamente adivinharam as questões da prova. Isso só demonstra como os professores são preparados para o que fazem!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Giseli: Nos últimos dois meses que antecederam a prova eu dei mais ênfase nas matérias que eram mais cobradas (Português e Previdenciário). Estudava diariamente uma média de 3 a 4 horas e nos fins de semana chegava a 7 horas de estudo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Giseli: Fazia muitos simulados e muitas questões. Sempre que eu errava a questão eu anotava o erro e depois revisava somente aqueles erros que cometia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Giseli: Para mim, fazer questões é a parte mais importante da revisão. Quando treinamos é que descobrimos onde estamos errando.
Fiz uma média de 10.000 questões no aplicativo e nos simulados do Estratégia em três meses de dedicação para o concurso do INSS.
Sempre pensava na seguinte frase: “Treino difícil, jogo fácil!”
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Giseli: Tinha mais dificuldade em Português, aproveitei muito as aulas da Adriana Figueiredo e resolvi as últimas provas dos últimos concursos da Banca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Giseli: Na semana antes da prova eu assisti todas as Revisões de Véspera do Estratégia e fazia muitas questões. Intensifiquei meu horário de estudo, mas nunca deixava de dormir bem e ir para academia também.
No dia anterior só assisti ao aulão de Revisão de Véspera do Estratégia e fui para prova tranquila sabendo que tinha feito a minha parte.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Giseli: No início eu errava porque só assitia as aulas e não treinava com questões. Depois que aprendi que treinar era muito importante passei a ter resultado nas minhas conquistas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Giseli: Nunca pensei em desistir, eu sabia que minha hora chegaria e era só não desistir! Minha principal motivação foi saber que eu poderia ter estabilidade em um emprego e poder trabalhar com tranquilidade sem o estresse das metas a cumprir das empresas privadas.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Giseli: Eu acredito que todos que não desistem conseguem alcançar seus objetivos. Um dia eu sonhei em ser Servidora Pública e hoje consegui realizar esse sonho. Sempre aconselho a treinar muito! As questões nos ajudam demais a conhecer o perfil da Banca e nos dão mais segurança na hora da prova. Então nunca deixem de fazer muitas questões, afinal quando treinamos difícil, o jogo fica fácil.
Quero agradecer imensamente aos professores do Estratégia que seguram na nossa mão e nos levam até a posse! Vocês são fantásticos e extremamente humanos, sempre com palavras de motivação e incentivo! Vocês arrasam no que fazem! Parabéns e muito obrigada por me ajudarem na minha aprovação!