Aprovada em 9° lugar no concurso do ISS-SP para Auditor Fiscal Tributário Municipal - Gestão Tributária
Concursos Públicos
“[…] É só se manter no foco. Eu digo sempre a todos que conversam comigo sobre isso: eu duvido que, alguém que se submeta ao mesmo processo de estudos que eu, não tenha o mesmo resultado […]”
Confira nossa entrevista com Giovana Coletto Soares, aprovada em 9° lugar no concurso do ISS-SP para Auditor Fiscal Tributário Municipal – Gestão Tributária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Giovana Coletto Soares: Me chamo Giovana Ahlert, sou formada em Engenharia de Alimentos pela UFRGS, tenho 38 anos e sou natural de Porto Alegre, embora resida atualmente numa cidade do interior do RS, que fica a 120km de POA, com menos de 100 mil habitantes.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Giovana: Sempre fui incentivada a seguir a carreira pública pelo meu falecido pai, empregado público. Inclusive foi ele quem pagou a minha primeira assinatura anual do Estratégia Concursos, mas na época não fiz bom uso.
Certamente os altos salários, estabilidade e jornada de trabalho com carga horária definida são os maiores atrativos do serviço público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Giovana: Sim, conciliar trabalho, estudos e 2 filhos, hehe. Consegui pegar licença-prêmio e férias durante alguns períodos da minha preparação, mas quando estava em exercício exigia um grau máximo de aproveitamento do tempo. Eu escutava áudio nos deslocamentos de carro, durante as refeições e até tomando banho. Estudava em todos os momentos possíveis. O final de semana era o momento em que eu colocava minhas metas em dia, estudava, além do previsto para o dia, o que havia ficado pendente durante a semana. Cheguei a estudar quase 30 horas em alguns finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Giovana: Antes do ISS-SP/2023, fui aprovada fora das vagas na SEFAZ-PE/2022, colocação 272 e em SEFAZ-MG/2023, colocação 722, todos para o cargo de Auditor, sem área específica.
Por ora, aposentei as canetas. Meus filhos e meu marido sentiram muito a minha falta nesse período, então pretendo me dedicar a eles a partir de agora.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Giovana: Durante os pós-editais, eu praticamente não tinha vida social. No último Natal, meus filhos estavam com as avós e eu só cheguei para a ceia e logo voltei para casa sozinha para estudar. Abri mão de vida social, academia etc, minha vida se resumia a estudar, dormir, comer, trabalhar e curtir um pouco a família. Mantive as aulas de pilates 1x por semana para que a coluna suportasse as horas de estudo e nada mais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Giovana: Não só entenderam como foram imprescindíveis para esse resultado. Quando uma mãe se propõe a um desafio dessa magnitude, precisa de um batalhão de gente para suprir muitas coisas, heheh. Eu me mantive na gestão da família e da casa, mas delegava o que era delegável, dispensava o que era dispensável e adiava o que era adiável.
Na minha rede de apoio estavam as avós, meu padrasto, meu marido e a babá. Eu ia distribuindo as demandas da família entre eles, à medida que surgiam.
Não abria mão do ritual do sono diário com meus filhos, ao final do dia: jantar em família, banho, historinha, cafuné e cama compartilhada.
Era meu marido quem levava as crianças à escola e às festinhas dos amiguinhos. Ele também abdicou do lazer e da vida social dele para me dar o suporte necessário para esse projeto que era nosso, da família como um todo.
A escola dos meus filhos também foi um grande apoio, sempre atenta a eles, especialmente nos momentos de maior sensibilidade, quando eu viajava para fazer as provas. Eles acompanhavam tudo e torciam por mim, inclusive.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Giovana: Iniciei meus estudos para a área fiscal em fevereiro de 2022. Estudei focada para o ISS-SP desde a publicação do edital.
Disciplina é quase meu modus operandi, é algo bem intrínseco da minha personalidade e acho que essa característica se consolidou na época em que eu era atleta de vôlei.
Acredito que ter metas claras e mensuráveis de curto prazo auxiliem a manter o foco e a disciplina, como, por exemplo, ter metas de estudos semanais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Giovana: Utilizei basicamente os cursos em PDF e as videoaulas para complementar a teoria de algum ponto importante ou de dificuldade.
Comparando os dois métodos, o PDF destaca-se na otimização do tempo, enquanto as videoaulas são mais versáteis e, algumas vezes, mais esclarecedoras.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Giovana: Não lembro bem desse momento, mas acredito que tenha sido por meio da internet mesmo, a partir de notícias de grande relevância do mundo dos concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Giovana: Meu ponto de partida já foi com o material do Estratégia, então não tenho parâmetro de comparação. Mas o que me chama a atenção é a assertividade dos conteúdos, a organização e padronização dos materiais e a grande quantidade de ferramentas (mapas mentais, resumos, passo estratégico, aulas turbo etc).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Giovana: Eu contratei esse serviço de organização do plano de estudos.
No pós-edital, meu plano era estruturado em aproximadamente 40 atividades semanais, de 1,5h cada, contemplando todas as matérias do edital (mais ou menos 20 matérias).
Minha carga horária de estudos variava bastante de um dia para o outro, a depender das minhas demandas. Concentrava muito os estudos aos finais de semana, e, nos dias em que trabalhava, acordava mais cedo, aproveitava horário de almoço e selecionava atividades que eu sabia que levariam menos de 1,5h para serem executadas. Em geral, somava algo entre 40-60h de estudos por semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Giovana: Revisava com material de revisão e questões. Meu material de revisão consistia no próprio resumo da aula do estratégia + mapa mental + anotações próprias.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Giovana: A resolução de questões é o que massifica o conteúdo e auxilia na memória de longo prazo. Não imagino uma boa preparação sem a resolução de muitas questões.
Ao longo dos meus 1 ano e 8 meses de preparação, resolvi 22.801 questões, quase 9 mil delas durante o pós-edital do ISS-SP.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Giovana: Eu tinha muita dificuldade na economia e na trinca dos direitos (civil, penal e empresarial). A repetição foi minha aliada, fiz e refiz muitas questões e assisti videoaulas de todas elas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Giovana: Eu sou daquelas que estuda até o último minuto, hehe. Estudei até o limite nos dias que antecederam as provas, exceto nos dias pré-prova: encerrei às 18h, reduzi a incidência de luz, caminhei na esteira do hotel, jantei uma comida leve e fui dormir.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Giovana: Para as questões técnicas, eu foquei muito mais em absorver conteúdo do que estudar a estruturação do texto de resposta. Para essa etapa, é essencial a memorização das palavras-chave dos principais conceitos de cada matéria. É um estudo bem diferente e bem mais desgastante se comparado ao estudo para a fase objetiva.
Já para a redação, estudei uma vez a estrutura básica requerida pela banca e fiquei praticando. Enviei 5 delas para correção com professor da área e, como obtive notas satisfatórias, fiquei segura quanto a isso. A redação segue um esqueleto básico. Uma vez que absorvi isso, me limitei a praticar para ganhar velocidade na escrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Giovana: Meus principais erros foram:
– não ter contratado o serviço de organização do ciclo de estudos que eu tive para o ISS-SP antes;
– abrir mão da minha rotina de exercícios;
– negligenciar a questão emocional na prova de MG;
– ter desviado minha preparação para a prova de MG para tentar PE;
– não ter procurado ajuda profissional para lidar com transtornos do sono na semana de véspera da prova a tempo disso não me prejudicar em SEFAZ MG.
Meus principais acertos foram:
– ter investido na contratação do serviço de organização do ciclo de estudos para o ISS-SP;
– ter organizado a rotina da minha família de forma metódica;
– ter buscado auxílio profissional para lidar com transtornos do sono a tempo de me auxiliar a performar bem no ISS-SP;
– não ter ido fazer a prova do ISS-RJ em meio à preparação para o ISS SP;
– manter uma alimentação saudável e equilibrada e uma boa ingestão de água;
– ter utilizado desde o início o material do estratégia concursos na minha preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Giovana: Acredito que a ideia de desistir sempre passe pela cabeça do reles concurseiro, hehe. No meu caso, nunca foi uma ideia com sérias intenções. Minha principal motivação para seguir sempre foi a minha família e a perspectiva de um futuro de muitas oportunidades e vivências para os meus filhos. Meu marido foi meu principal incentivador e apoiador nesse processo, abrindo mão também da vida dele para que eu pudesse encarar esse desafio.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Giovana: Meu conselho é: não desista! Invista em bons materiais, “limpe sua rotina”, deixando apenas o que é essencial para sua saúde física, mental e emocional, estude muuuuuuuuito, estude sempre que puder, e confie no processo. VAI DAR CERTO! É só se manter no foco. Eu digo sempre a todos que conversam comigo sobre isso: eu duvido que, alguém que se submeta ao mesmo processo de estudos que eu, não tenha o mesmo resultado. Talvez em mais tempo, talvez em menos, mas ele virá! E os caminhos, métodos e pormenores não são tão relevantes quanto a gente pensa; acumule horas de estudos e trabalho duro que a hora chega ;)