Aprovado em 1° lugar no concurso TRF-3 para o cargo de Técnico Judiciário - Área: Apoio Especializado - Especialidade: Segurança do Trabalho (São Paulo - Capital)
Concursos Públicos
“Não espere o edital abrir, comece o quanto antes os seus estudos. Se não estiver pensando em um concurso específico, ao menos escolha uma carreira, como por exemplo técnico ou analista judiciário e passe a estudar por ele […]”
Confira nossa entrevista com Fernando Caetano Souza, aprovado em 1° lugar no concurso TRF-3 para o cargo de Técnico Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Segurança do Trabalho (São Paulo – Capital):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Fernando Caetano Souza: Meu nome é Fernando Caetano de Souza, tenho 38 anos, sou casado, pai de dois meninos, sou formado em Direito, tenho pós-graduação em Direito do Consumidor, Direito Previdenciário e Direito do Trabalho. Atualmente moro na cidade de Sorocaba, São Paulo
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fernando: Acredito que a estabilidade no setor público tenha sido o que mais me chamou a atenção.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Fernando: Eu sempre trabalhei e estudei, eu nunca tive uma rotina bem definida de estudos, minha estratégia foi estudar sempre que eu podia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Fernando: Em 2014 fui aprovado para o cargo de Técnico em Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear – Especialidade Segurança do Trabalho na estatal Amazul. Na ocasião eu fiquei em quinto lugar. Em 2020 fui aprovado no exame de ordem logo na primeira tentativa. Em 2021 eu passei a estudar com mais afinco para concursos, assim em 2023 fui aprovado para o concurso do TRF3 no cargo de Técnico Judiciário – Especialidade Segurança do Trabalho em primeiro lugar. Continuo estudando, meu foco agora é a área jurídica.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Fernando: Eu sempre fui bem caseiro, mas no pós-edital eu conversei com minha esposa, a quem devo agradecer muito pelo apoio, a fim de explicar que eu estaria um pouco afastado para estudar com mais empenho.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Fernando: Devo a minha aprovação ao apoio da minha esposa e dos meus filhos. Pois durante o período de estudos sempre me encorajaram a continuar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Fernando: Foi somente no pós-edital que eu estudei efetivamente direcionado para o concurso, mas antes eu já havia construído uma base das matérias básicas de concurso. Para manter a disciplina nos estudos eu me afastei das mídias sociais, nunca tive facebook ou instagram.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fernando: Eu usei principalmente os pdfs do Estratégia e lei seca. Eu recorria às videoaulas sempre que eu não entendia determinado assunto ou quando estava cansado de ler.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fernando: O meu primeiro contato com o Estratégia foi através do Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Fernando: Utilizei o material de outros cursos, mas o Estratégia foi o que mais me agradou. Em nenhum dos concorrentes eu encontrei um material em pdf tão bem organizado, de fácil leitura e entendimento. Mas o que mais me incomodou ao estudar por um concorrente foi a falta de sincronia entre o material escrito e videoaulas. Mesmo estudando a mesma matéria eu tinha a impressão de estar estudando dois conteúdos diferentes, o que dobrava o trabalho.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Fernando: Na época em que eu estudava com outro material eu fiz o concurso para escrevente TJSP, mas não fiquei classificado para a segunda fase.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Fernando: Para mim, a leitura é o fundamental para o estudo e o material escrito do Estratégia, sem dúvida, é o mais bem organizado e completo. Ainda me chamou a atenção a integração entre o material escrito e as videoaulas. Dessa forma, sempre que eu não entendia ou queria revisar algum conteúdo do pdf podia recorrer às videoaulas. Após me tornar aluno do Estratégia passei a estudar melhor, os resumos e as questões nos pdf ajudaram muito nas minhas revisões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fernando: Durante os finais de semana, folgas e à noite, depois do trabalho, eu estudava os conteúdos do curso, lendo os pdfs do Estratégia e lei seca. Assim, durante o trajeto para o trabalho, durante as pausas, horário de almoço, etc eu aproveitava para revisar todos os conteúdos e resolver questões. Estudava pelo menos duas matérias diferentes por dia, para manter um ciclo de estudos contínuo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Fernando: Eu imprimi todos os resumos de todos os pdf, toda a lei seca e montei com eles uma apostila. Assim eu tinha sempre um material de revisão em mão. Neste material eu fazia as minhas anotações, mapas mentais e grifos. Fiz muitas questões e sempre que eu errava eu anotava no meu material.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Fernando: A resolução de exercícios é fundamental na preparação, somente assim eu pude notar os pontos nos quais eu deveria reforçar os estudos. Eu fazia pelo menos vinte questões todos os dias, inclusive dissertativas.
Estratégia: Em quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Fernando: Minha maior dificuldade sempre foi estudar a lei seca. Para vencer essa dificuldade eu passei a estudar com a lei seca sempre ao meu lado. Sempre que via um conteúdo do curso, logo em seguida eu lia a lei seca correspondente e fazia questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fernando: Na semana antecedente à prova, intensifiquei os estudos, li várias vezes os meus materiais de revisão e fiz inúmeras questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Fernando: O fundamental na minha preparação para a prova discursiva foi entender o perfil da banca. Percebi que o perfil da Vunesp era muito legalista, cobrando a literalidade da lei. Assim, eu passei a mapear as leis e percebi que em algumas delas havia artigos importantes, bastante cobrados. Passei então a grifar as palavras chaves nesses artigos e com elas fazia mapas mentais. Durante as revisões, antes de ler as minhas anotações, eu tentava lembrar o que havia escrito e refazer os mapas mentais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Fernando: Meu principal erro foi não ter um material organizado e consequentemente uma base de estudos consolidada. Dessa forma acredito que meu maior acerto tenha sido adquirir o material do Estratégia, o qual me possibilitou organizar o meu material de estudos e construir uma base de conhecimento das matérias básicas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Fernando: Lembro de uma vez, durante a aplicação de um concurso, de abrir a prova objetiva e logo na primeira alternativa perceber que eu não sabia a resposta. Minha vontade foi de fechar a prova e ir embora. Eu pensava comigo se realmente todo esse tempo estudando valia a pena, se não seria melhor ter feito outra coisa, eu ficava pensando na minha família, se não seria melhor ter aproveitado mais tempo ao lado deles ao invés de perder tempo estudando.
Mas a minha maior motivação com certeza sempre foi minha família. Todo o meu esforço sempre foi pensando no que eu poderia proporcionar a eles.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fernando: Não espere o edital abrir, comece o quanto antes os seus estudos. Se não estiver pensando em um concurso específico, ao menos escolha uma carreira, como por exemplo técnico ou analista judiciário e passe a estudar por ele. Tenha um material de estudos organizado, de preferência impresso – imprima pelo menos os resumos e as leis secas – faça todas as suas anotações, grifos e mapas mentais nele. Leve esse material em todo o lugar que você for. Isso vai agilizar e muito as revisões. Resolva muitas questões. Nunca pare de estudar.