Aprovado em 12° lugar no concurso do SESPA para o cargo de Administrador
Concursos Públicos
“Aconselho sempre que vale muito a pena você parar alguns meses da sua vida para dedicar-se inteiramente a um planejamento de estudos, pois o resultado é pra vida toda […]”
Confira nossa entrevista com Felipe Waughan Sarrazin, aprovado em 12° lugar no concurso do SESPA para o cargo de Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Felipe Waughan Sarrazin: Me chamo Felipe Waughan Sarrazin, sou Administrador com MBA em Gestão de pessoas especialista em Liderança, tenho 33 anos e nascido em Santarém, estado do Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Felipe: Em 2018 após ter ficado desempregado e querer buscar um emprego público que garantisse um melhor salário, estabilidade e qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Felipe: Durante a rotina de estudos, consegui dois empregos, um via contrato temporário no serviço público, o qual garantiu bastante experiência prática na área de Governança e Licitações, e o segundo emprego foi como Docente em uma Faculdade, o qual coloquei em prática todo conhecimento aprendido de forma teórica. E mesmo com 10 horas de jornada por dia, consegui planejar de 3 a 4 horas por dia para manter a continuidade nos estudos, sempre nos intervalos para almoço e no fim da noite ao chegar da faculdade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Felipe: Já fui aprovado no Banco do Brasil 5º lugar, Banco da Amazônia 3º lugar, Banpará 1° lugar, TJPA 90º lugar, Prefeitura de Santarém 23º lugar, MPPA 30º lugar e agora SESPA 12º lugar como Administrador.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Felipe: Como tenho esposa e dois filhos, sempre procurei tirar um dia da semana para eles, para passear e almoçar com a grande família, em que reunimos os demais parentes. Sempre procurei servir ao meu ministério de música que atuo como violonista na Igreja e sempre costumo dizer sim para casamentos e aniversários de amigos de longa data. Confesso que mesmo nos dias de folga e passeio, eu procurava ler nem que fosse um resumo estratégico, de 30 minutos, para não perder a rotina. Mas deixei de lado a sexta do rock, os barzinhos e as praias de todo fim de semana, pois se há um objetivo, tinha que manter o foco e não deixar se levar pelas tentações.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Felipe: Eles compreenderam que eu tinha um objetivo, me apoiaram ajudando a cuidar das crianças e financeiramente nos momentos de dificuldade. Minha Santa Esposa, teve muita paciência, pois sempre cobrou atenção, principalmente nas datas festivas, mas ela compreendeu a minha determinação para alcançar meus objetivo e resolveu começar a estudar junto comigo, para apoiar e também perseguir o caminho da vida pública.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Felipe: Estudei durante 6 meses para o concurso da SESPA. Sempre procurei seguir um cronograma de estudos baseado na disponibilidade de tempo que me restava entre as jornadas de trabalho.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Felipe: Sem dúvida os PDFs, não usei outro método a não ser a leitura, e principalmente os resumos do passo estratégico. Quando a dúvida persistia, eu buscava alguns vídeos que me orientassem quanto ao assunto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Felipe: Através de uma indicação de um amigo que estava estudando já pelo Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Felipe: Sim, porque sempre achei a plataforma muito dinâmica e diversificada em relação aos múltiplos conteúdos e ferramentas que são desmobilizadas tanto nos pacotes quanto nas assinaturas. O passo estratégico, sem dúvida, foi o diferencial em minha aprovação. Mas nos tempos de academia e caminhada ou até mesmo preparando uma comida ou cuidando da casa, o Estratégia Cast era meu melhor amigo no fone de ouvido e também os cadernos de questões que ajudaram a familiarizar com a prática antes da prova, sem falar dos simulados que acertaram a maioria das questões, são os Bruxos da corujinha, rsrs.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Felipe: Estudava no máximo duas matérias por dia. O objetivo era ler um PDF completo de cada matéria por dia, em duas a três horas de estudo por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Felipe: As revisões eram semanais, todo fim de semana, lendo as anotações principais do caderno no qual anotava sempre.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Felipe: Ajudaram muito na trajetória de estudos, muitas questões foram parecidas na hora da prova, e ajudavam a assimilar o estudo. Estudei cerca de 500 questões até a prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Felipe: Tinha dificuldade em Português e informática, pois dedicava muito tempo ao conhecimento específico, o qual já estava bem assertivo, mas sabia que tinha que dedicar um pouco de atenção às matérias básicas, que apesar de possuírem menor peso, fazem a diferença na hora da aprovação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Felipe: Na última semana, só respondi questões e li os resumos. Assisti também ao aulão de revisão e no último dia resolvi passear e descontrair com a família, para relaxar a mente e combater a ansiedade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Felipe: Resolvi escolher seis temas relevantes e fiz 6 redações dissertativas para adequar a escrita e simular para o dia da prova. Escolhi fazer a leitura também de diversas redações respondidas que a disciplina de Redação do estratégia fornece com a resolução dos temas de provas de concursos anteriores.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Felipe: Os erros foi não ter focado mais em questões de conhecimento básico, as quais errei algumas questões por besteira, que se tivesse estudado mais, teria ganhado mais alguns pontinhos para a melhor classificação. Os acertos foi ter focado bem nas matérias específicas que tinham um peso maior e na discursiva, o qual tive 93% de aproveitamento e ajudou bastante na classificação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Felipe: Sim, principalmente quando batia um desespero por achar que não venceria o edital, por achar que estava estudando poucas horas, que os concorrentes não trabalhavam com eu e dedicavam 100% do tempo ao estudo, pela família pedir atenção sempre, e por as vezes não saber dizer não aos compromissos da Igreja para estudar, o qual me deixava com dúvidas quanto a aprovação, mas no fundo tinha no meu coração o compromisso como Cristão, e achava, as vezes, que não haveria tempo hábil para dedicar-se aos estudos. Minha maior motivação foi olhar para meus filhos, para meu casamento, em querer dar uma vida melhor para minha família e o meu espírito de solidariedade em ajudar as pessoas da minha comunidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Felipe: Aconselho sempre que vale muito a pena você parar alguns meses da sua vida para dedicar-se inteiramente a um planejamento de estudos, pois o resultado é pra vida toda. Nunca deixe de seguir a Deus em primeiro lugar e mantenha a base familiar, tire pelo menos um dia da semana para a família, cuide da sua saúde sempre, pratique atividade física, tenha uma alimentação saudável e durma bem, não ultrapasse seu limite, pois pode ser danoso para sua saúde. Tenha sempre em mente que o caminho não será fácil, mantenha o foco no seu objetivo, e depois abrace e comemore seus resultados que serão frutos de todo sucesso e dedicação que você semeou. Grande abraço a todos, obrigado por sempre estar do meu lado em minha preparação, corujinha.