Acesse agora o Grupo de Estudos para o concurso Petrobras

“Apoiar-se nos materiais dos cursos do Estratégia me ajudou a acelerar a organização e a fixação dos conteúdos que precisava cobrir. Creio que a curadoria dos assuntos de cada disciplina e a forma orientada para resoluções de questões são pontos fortes nos materiais do Estratégia”.
A trajetória até a aprovação no concurso Petrobras
Confira nossa entrevista com Fabio Flores, aprovado em 1º lugar no concurso Petrobras (Ênfase 20: ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Fabio Flores: Sou graduado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Salvador (UNIFACS). Nascido e criado em Salvador, hoje, aos 37 anos de idade, tenho a oportunidade de traçar um novo rumo para minha carreira profissional com a aprovação no concurso da Petrobras.
Os desafios enfrentados no caminho da preparação para Petrobras
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Fabio Flores: Após sair da empresa de iluminação urbana onde atuava com engenheiro eletricista, devida à crise que se instalou no mercado no ano de 2014, precisei dedicar minha atenção a alguns problemas familiares no âmbito financeiro e de saúde. Por ter dificuldade em retornar ao mercado de trabalho depois de um tempo parado, optei em realizar a pós-graduação em Segurança do Trabalho em 2016. Durante o curso, fomentei, junto com alguns colegas de turma, a ideia de prestar concurso público na área.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Fabio Flores: Em boa parte do tempo, dediquei-me ao estudo em tempo integral para o concurso, mas, ocasionalmente, precisava gerir o aluguel de temporada de dois imóveis de parentes.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Fabio Flores: No final de 2018, prestei meu primeiro concurso para o cargo de Engenheiro de Segurança na prefeitura de São Paulo, no qual nem sequer consegui nota mínima para classificação. Mas dei continuidade aos estudos e já no meu terceiro certame fiquei em 3º colocado no concurso da Prefeitura de Salvador. Obtive o 10º lugar no concorridíssimo concurso do BRB (Banco de Brasília), em agosto de 2019, e o 3º lugar no concurso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no final daquele ano. Mas com a pandemia da Covid-19, vi-me obrigado a dar um tempo nos estudos e focar a atenção para a minha saúde e a dos meus familiares.
Com a retomada dos concursos públicos em 2021, me inscrevi para o concurso do ITEP-RN (Instituto Técnico-Científico de Perícia no Rio Grande do Norte), para o caro de Assistente Técnico em Segurança do Trabalho, no qual obtive a maior nota na prova objetiva. Esse concurso ainda se encontra em andamento, com a etapa do curso de formação prevista para final de maio deste ano.
Ainda em 2021, obtive a 4ª colocação no concurso da Prefeitura de Ribeirão Preto e a 14ª posição no também concorridíssimo concurso da Funsaúde CE (Fundação Regional de Saúde do Ceará). Agora em 2022, consegui a tão sonhada vaga com Engenheiro de Segurança do Trabalho ao ficar na 1ª colocação no concurso da Petrobras.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Fabio Flores: Buscava me dedicar ao máximo quando saía os editais dos concursos que prestei. Contudo, sempre busquei sair com amigos e visitar familiares depois de realizadas as provas e até que surgisse um novo edital, quando minha atenção voltava novamente para os estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Fabio Flores: No momento estou solteiro e não tenho filhos. Isso certamente contribuiu para que eu tivesse maior atenção nos estudos. O apoio da família, e ai incluo meus pais, minha irmã e muitos dos meus tios e primos, também foi de fundamental importância para o progresso nos estudos. Eram eles que levantavam a minha moral sempre que saia um resultado de um concurso e eu descobria que ainda não tinha chegado a minha hora.
Como foi a rotina de estudos para aprovação no concurso Petrobras?
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Fabio Flores: Estudei durante os dois meses disponíveis entre a publicação do edital e a realização da prova. O fato de já ter realizado algumas provas anteriormente foi determinante para que eu já tivesse uma disciplina na rotina dos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Fabio Flores: Estudar para área de segurança do trabalho é predominantemente gravar e entender texto de normas. Logo, me dedicava a leitura completa de cada norma, sempre destacando os pontos relevantes para serem revisados depois. Paralelamente, usava o site com banco de dados de questões para entender como a banca examinadora cobrava cada conteúdo.
As videoaulas, em geral, eu usava com forma de revisão e buscar alguma dica a mais sobre o tema em estudo. Mas eram as vidoaulas de resolução de questões que mais me chamavam a atenção. Nelas eu conseguia responder e corrigir um volume grande de questões em um espaço relativamente pequeno de tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Fabio Flores: Ao pesquisar por aulas para concurso na internet, as videoaulas do Estratégia sempre apareciam em destaque.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Fabio Flores: Não estudei.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Fabio Flores: Meus únicos matérias de referência que utilizei quando comecei a estudar para concurso foram o livro Segurança e Saúde no Trabalho, da Professora Mara Camisassa, e A Gramática para Concursos Públicos, do Fernando Pestana.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Fabio Flores: Apoiar-se nos materiais dos cursos do Estratégia me ajudou a acelerar a organização e a fixação dos conteúdos que precisava cobrir. Creio que a curadoria dos assuntos de cada disciplina e a forma orientada para resoluções de questões são pontos fortes nos materiais do Estratégia.
Aprovado em 1º lugar para o cargo Administrativo do concurso Petrobras
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Fabio Flores: Durante os dias úteis, eu estudava três horas o conteúdo de segurança do trabalho mais uma hora o conteúdo de português, pelas manhãs. Já nas tardes, estudava por mais três horas um outro conteúdo de segurança do trabalho e mais uma hora, um conteúdo de inglês. À noite, assistia, uma horinha que fosse, as vídeo aulas de revisões do Estratégia. Nos fins de semana, buscava fazer simulados ou provas antigas e fazia a correção em seguida. Acredito que, em média, estudei por 9 horas todos os dias para esse concurso da Petrobras.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Fabio Flores: Por ter imprimido um ritmo intenso de estudos, consegui cobrir todos os tópicos do edital, lendo e destacando o que eu achava relevante, e ainda pude, nas duas últimas semanas, revisar todos os pontos importantes de cada tópico do edital.
Entretanto, como já havia fixado boa porte do conteúdo, realizando outros concursos, dei uma maior atenção aos conteúdos exclusivos do edital da Petrobras, e foram justamente esses que mais caíram na prova.
Estratégias, materiais e métodos utilizados
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Fabio Flores: A resolução de exercícios é de extrema relevância. Mas a quantidade de questões que respondi foi tamanha que é difícil mensurar. Creio que pelo menos 10 questões por cada tópico de estudo do edital mais as inúmeras questões de simulados realizados.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Fabio Flores: Português (o calo de muitos engenheiros rsrs). Mas superei essa dificuldade resolvendo questões (muitas questões), avaliando os erros que cometia com mais frequência e dando uma atenção maior para eles.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Fabio Flores: Como dito antes, consegui dedicar as duas últimas semanas revisando as partes importantes de cada tópico do edital. No dia da prova, deixei apenas para memorizar fórmulas e princípios de algumas normas. Além disso, fiz sessões de meditação a cada novo tópico revidado, o que me ajudou a controlar a ansiedade e chegar na prova, à tarde, com uma mente bem focada.
Lições aprendidas e conselhos para concurseiros da Petrobras
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Fabio Flores: O principal erro que cometi, sobretudo no início dessa jornada de concursos, foi deixar a ansiedade me atrapalhar tanto nos momentos de revisão com durante as resoluções de questões das provas. Dentre os acertos, destaco o fato de me organizar nos estudos, estabelecendo metas diárias, e os registros de cada novo conhecimento adquirido. Por exemplo, sempre que eu errava uma questão, buscava entender o erro e registrar nas minhas anotações as informações que eu não dominava até então.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Fabio Flores: Sim. Principalmente quando veio a pandemia da Covid-19 que me deixou afastado dos estudos por mais de 6 meses. Mas o apoio de amigos e familiares e os resultados positivos já obtidos anteriormente nos concursos prestados fizeram eu retomar a rotina de estudo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Fabio Flores: Antes de mais nada, é preciso entender que os concursos trazem em seus conteúdos programáticos um vasto leque de tópicos para se estudar e dominar. Logo, é natural que seja necessário realizar algumas provas antes de você de fato chegar num nível competitivo. Portanto, trazer o mindset de que seu objetivo é evoluir e que a classificação virá com o tempo é essencial. Ademais, nunca deixe de explorar os bons conteúdos disponibilizados na internet, gratuitos ou pagos. Eles podem acelerar, e muito, a jornada até a sua aprovação.