Aprovada em 3º lugar para Assistente Social no concurso SEMSA Manaus
Concursos Públicos
“Utilizando os materiais do Estratégia pude melhorar meu desempenho, consegui desenvolver meu próprio método de aprendizagem, aquilo que funciona melhor pra mim. O grande diferencial é a objetividade e o direcionamento dos conteúdos“.
Confira nossa entrevista com Evilandia Freitas De Lucena, aprovada em 3º lugar para Assistente Social no concurso SEMSA Manaus:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Evilandia Freitas de Lucena: Me chamo Evilandia Freitas de Lucena, sou Assistente Social, tenho 29 anos, natural de Cruzeiro do Sul (AC).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Evilandia: Após a conclusão da graduação em Serviço Social, no ano de 2015, já almejava prestar concursos públicos, porém ainda não tinha uma meta definida. Mas minha maior motivação sempre foi ajudar minha família.
A partir do ano de 2016, iniciei meus estudos para concurso público, fiz vários cursinhos, porém, estava focando em carreiras administrativas, e após 1 ano e meio, vi que meus resultados não estavam compatíveis com meus esforços, fazia cursos por videoaulas, por horas, e não focava em leitura e nem resolução de questões. Após fazer uma análise de como estava me preparando, e que já tinha uma formação, e que deveria iniciar minha preparação para exercer minha profissão, decidi focar em concursos da minha área de formação. No final do ano de 2017 realizei meu primeiro concurso, obtive a 12ª colocação, mas só tinham 3 vagas.
Em 2021 realizei meu segundo concurso para o cargo de Assistente Social, obtendo a 3ª colocação na prova objetiva para 20 vagas, mas o concurso ainda não foi finalizado, no qual temos outras fases e possivelmente a classificação mudará em virtude da etapa de títulos. E em 2022, obtive minha segunda aprovação, também na 3ª colocação na prova objetiva.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Evilandia: Era um pouco difícil conciliar, tendo em vista o trabalho. Porém, por já ter uma base de estudos, e também a leitura constante de livros e artigos, consegui ter um bom desempenho. Contudo, em termos de horas de estudo, não tenho uma rotina bem definida. Mas quase todos os dias, faço leituras ao menos por 1 hora. E durante o período de estudos para os concursos, eu defini 2h por dia. Como já tinha uma base das disciplinas básicas, meus estudos se basearam somente na parte específica, esta foi minha estratégia, tendo em vista que não tinha muito tempo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Evilandia: Fui aprovada no concurso do Instituto Socioeducativo do Acre, na 3ª colocação na prova objetiva, porém este concurso ainda está em andamento, em razão de ter várias etapas. E também obtive aprovação no concurso da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, na 3ª colocação. Pretendo continuar realizando outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Evilandia: No meu caso sou uma pessoa muito tranquila, não costumo sair, então não foi algo difícil.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Evilandia: Sou casada e não tenho filhos. Minha família reside em outra cidade e sempre me apoiaram. Meu esposo foi meu alicerce em toda a jornada e meu maior incentivador. Mas, em termos gerais, eu nunca compartilhei muito sobre estar estudando, até porque o tempo dedicado aos estudos não era o que me tomava a maior parte do tempo.
Cheguei a comentar algumas vezes sobre o estudo, e também ouvir poucos comentários de apoio e a grande maioria dizia, “É muito difícil passar em concurso; quem passa em concurso é quem estuda há muito tempo; concurso não é para qualquer um…”
Acredito também que o maior apoio deve partir de nós mesmos, nós tomamos a decisão e traçamos nossos objetivos, e isso deve ser o suficiente para nos motivarmos. Claro que é sempre bom ter incentivo, mas sabemos que nem sempre é o que encontraremos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Evilandia: No meu último concurso, o da SEMSA Manaus, foi mais um resultado do acúmulo e do tempo de estudos, pois só direcionei os estudos no mês anterior nos conteúdos das disciplinas específicas que ainda não tinha domínio.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Evilandia: Ao longo do tempo eu desenvolvi meu próprio método de estudos, utilizei a leitura de livros e materiais em PDF, bem como resolução de questões. Para mim, esta forma de estudo é o que funciona. Já fiz cursos presenciais, por video aulas, porém para mim, não me davam rendimento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Evilandia: Conheci o Estratégia quando estudava para carreiras administrativas, em 2017, por meio do Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Evilandia: Cheguei a fazer outros cursos, porém eu não tinha um rendimento satisfatório, pois o que mais me incomodava eram as longas aulas e os materiais não eram tão objetivos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovada?
Evilandia: Sim, realizei alguns concursos, como MPU, UFAC, INSS, mas não obtive classificação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Evilandia: Utilizando os materiais do Estratégia, pude melhorar meu desempenho, consegui desenvolver meu próprio método de aprendizagem, aquilo que funciona melhor pra mim. O grande diferencial é a objetividade e o direcionamento dos conteúdos, nos fazendo ter um melhor rendimento, os professores preparam materiais excelentes, no qual com uma leitura atenta é possível se ter uma visão ampla sobre o que está sendo estudado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Evilandia: Só estudava uma matéria por vez. Não faço controle de horas estudadas, mas considerando o período atual, no máximo, 2 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Evilandia: Minhas revisões foram através de simulados e resoluções de questões. Faço alguns resumos, apenas dos conteúdos que considero mais difíceis de memorizar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Evilandia: A resolução de questões é uma etapa muito importante na preparação, pois nos permite entender como os conteúdos são cobrados e ainda, conhecermos as características das bancas. Em média, baseado no meu histórico de estudos, resolvi pouco mais de 5.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Evilandia: Minha maior dificuldade sempre foi raciocínio lógico e informática. A melhor forma que encontrei, foi fracionar os assuntos, e fazer pequenas leituras ao longo do tempo, para que não ficasse tão exaustivo e resolução de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Evilandia: Não estudei na semana que antecedeu a prova e, no dia anterior à realização da prova, procurei descansar o máximo. Pois entendi ao longo do tempo, que o que nos faz ter bons resultados é a constância e o longo prazo, e a mente precisa estar descansada e tranquila para a realização de uma prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Evilandia: Meu maior erro foi querer resultados imediatos, pois isso me trouxe diversas frustrações. Acredito que a mudança de mentalidade foi meu maior acerto. Entender que estudar para concursos não é apenas dedicar muitas horas do dia, mas o pouco que conseguir dedicar, buscar ter maior qualidade para um melhor rendimento.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Evilandia: Por diversas e várias vezes pensei em desistir, mas o sonho de conseguir vencer e poder ajudar minha família foi minha maior motivação. Além de querer dar orgulho aos meus pais, que sempre me apoiaram em tudo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Evilandia: Para quem está começando, eu só tenho a dizer: só não consegue, quem desiste! Por mais que a caminhada esteja difícil e por muitas vezes pensamos em parar, o segredo é continuar. Não há tempo para lamentar uma derrota. A vida continua e as oportunidades sempre irão aparecer, desde que continuemos firmes e estejamos preparados quando a hora chegar. Desistir não é uma opção, e a constância e o longo prazo são o segredo!