Aprovado em 18º lugar no concurso PF para o cargo de Escrivão (1ª fase)

“Saiba que se alguém chegou no topo um dia por que a próxima pessoa não pode ser você ? Tenha isso em mente e saiba suar no treino para não sangrar no jogo. Tamo junto TEAM CORUJA !!!”
Confira nossa entrevista com Everton Peixoto dos Santos, aprovado em 18º lugar no concurso PF para o cargo de Escrivão (1ª fase):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Everton Peixoto dos Santos: Sou formado em Engenharia Civil na UNIP, porém tranquei minha outra faculdade de administração pública na UNESP para tentar seguir a carreira policial, atualmente tenho 26 anos e moro em Araraquara-SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Everton: Desde quando terminei minha faculdade, não me senti atraído em seguir na área de engenheiro e aí fui conhecendo um pouco mais as carreiras policiais e, nisso, fui tomando gosto pela profissão das polícias.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Everton: Em alguns concursos que eu prestei, eu trabalhava e estudava (como o concurso da PM-SP, no qual obtive êxito e fui um dos primeiros com 56 acertos de 60), no da PC-ES também trabalhava e estudava (porém nessa eu bati na trave com apenas 83 acertos), já no da PF, eu acabei me dedicando exclusivamente aos estudos e, graças a DEUS, acabei tendo êxito.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Everton: Fui aprovado para a PM-SP em 28º lugar, para auxiliar de promotoria MP-SP, gabaritei a prova e fiquei em 4º devido a idade que era um dos critérios de desempate e o último foi o de Escrivão da Polícia Federal em 18º lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Everton: É algo incrível e inexplicável, pois esse é o momento que você fala que os seus estudos e sofrimento valeram a pena.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Everton: Eu acabei me abdicando de muitas coisas, tanto por questão do concurso da PF, como também por questão de saúde. Foi algo muito puxado para mim, pois eu gostava de sair e me divertir com os amigos e familiares, porém eu sabia que não era o momento por essas situações.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Everton: No momento apenas namoro, a minha família e meus mais próximos tiveram uma pequena dificuldade em aceitar o que eu estava disposto a fazer para seguir a minha jornada rumo a PF, porém aos poucos foram comprando a ideia e foram vendo que era realmente necessário eu abrir mão de muitas coisas.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Everton: Eu acho que tudo é válido quando é da vontade da pessoa, pois sonho não tem limites, e por isso pretendo sim continuar prestando concursos das carreiras policiais ou outro que a carreira me agrade.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Everton: No do MP-SP eu estudei 3 meses aproximadamente, no da PM-SP, como a matéria era um pouco semelhante do MP-SP, acabei nem estudando e no da PF foram 10 meses de estudos.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Everton: Sim, no concurso da PF eu acabei estudando alguns meses antes de abrir o edital, vi que era necessário, mantive o foco e segui em frente, e todas as vezes que eu estava desanimando eu lembrava do meu sonho…e isso me renovava as forças para continuar.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Everton: Eu usei apenas as videoaulas, questões e simulados. A vantagem em relação ao presencial é a flexibilidade de horário e pausas. Já a desvantagem é que as vezes temos uma dúvida em algum ponto e não temos o professor naquele momento para sanar a sua dúvida.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Everton: Pelo Youtube.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Everton: Eu cheguei a estudar de uma até onze matérias no dia, variava muito de dia para dia e também de cronograma para cronograma, pois eu mudei bastante ao longo dos estudos para me adaptar da melhor maneira possível. Nunca fui de fazer resumos, foquei bastante em exercícios e cheguei a estudar até 16 horas por dia, porém a minha média LÍQUIDA variava entre 8 a 10 horas por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Everton: Acabei tendo um pouquinho de dificuldades em Estatística. E para superar essa matéria, eu acabei voltando desde o início e voltava sempre que tivesse alguma dúvida.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Everton: Com toda certeza foi dia de estudo, semana pré-prova é FACA NA CAVEIRA até o ultimo segundo.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Everton: Olha, eu até acabei pecando um pouco na parte discursiva dos estudos, porém eu tracei uma estratégia e segui em frente e, graças a DEUS, acabei atingindo a marca de 11,56 de 13 pontos na PF e nem precisei pedir recursos.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Everton: Está um pouco intenso, não por causa dos testes em si, mas sim por questão psicológica e física, pois você acaba tendo o psicológico um pouco abalado pelo medo e também por medo de se machucar nos treinos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Everton: O meu maior erro foi não ter acreditado em mim desde o começo e de ter dado ouvido a grupos de internet. O maior acerto foi ter seguido em frente, com foco, e jamais ter pensado em desistir, pois não há vitória sem sofrimento.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Everton: Desistir JAMAIS, onde o corpo não chega o coração tem que chegar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Everton: Minha família foi minha maior motivação e, em segundo plano, todos os meus próximos que estavam comigo me ajudando, torcendo e orando por mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Everton: Uma mensagem que eu deixaria para todos que almejam chegar à tão sonhada aprovação, siga em frente sem medo, pois haverá dias de tempestades, desespero, sofrimento, cansaço, brigas, estresses e até mesmo de loucuras, porém saiba que o seu SONHO é maior do que tudo isso. Então erga a cabeça e siga rumo ao seus sonhos.
Para finalizar, saiba que se alguém chegou no topo um dia, por que a próxima pessoa não pode ser você ? Tenha isso em mente e saiba suar no treino para não sangrar no jogo. Tamo junto TEAM CORUJA !!!