Aprovada em 2° lugar no concurso ISS-Fortaleza para o cargo de Analista - Administração
Concursos Públicos“Tenha sempre em mente aonde você quer chegar. Não foque nas circunstâncias, nas dificuldades, na concorrência, no pouco tempo que você tem disponível para se preparar ou na dificuldade que você tem para aprender uma disciplina […]”
Confira nossa entrevista com Ester Medley Bezerra Teixeira de Almeida, aprovada em 2° lugar no concurso ISS-Fortaleza para o cargo de Analista – Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Ester Medley Bezerra Teixeira de Almeida: Olá. Me chamo Ester, formada em Engenharia de Produção e Administração. Sou nascida e criada em Mossoró, Rio Grande do Norte.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Ester: Meu pai é servidor público e desde muito cedo incentivou que eu e meus irmãos seguíssemos por esse caminho, principalmente pela tão sonhada estabilidade. Ele fez a minha inscrição no meu primeiro concurso quando eu ainda estava no ensino médio. Fui totalmente despreparada, mas passei e, desde então, estou no serviço público. Conciliei o trabalho com a graduação em Engenharia e com um mestrado. Depois disso, planejava estudar para concursos na minha área de formação, mas infelizmente eles não vieram rs. Foi um longo período praticamente sem concursos. Então, em 2021, decidi fazer uma graduação complementar em Administração e iniciar meus estudos para os concursos da área. De lá para cá, começaram a surgir muitas oportunidades excelentes de concursos, inclusive para áreas gerais, e tenho tentado aproveitá-las.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Ester: Sempre ouvi que o Estratégia era o melhor preparatório para concursos. Quando decidi que iria estudar para concursos, logo adquiri o curso para o cargo de administrador. Obtive ótimos resultados, incluindo aprovações em primeiro lugar, e, com o surgimento de tantos editais, decidi fazer a assinatura premium para poder migrar entre diferentes concursos com tranquilidade.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Ester: Como eu trabalhava, não tinha tantas horas disponíveis para estudar. Quando não tinha um edital aberto, me planejava para estudar de 2 a 3 horas por dia durante a semana e de 8 a 10 horas aos sábados. Já no pós-edital, qualquer hora disponível no dia tinha que ser aproveitada rs. A meta era de 4 a 5 horas por dia na semana e 10 horas em sábados e domingos. Estudava de 4 a 5 disciplinas por dia. Dedicava menos tempo para as disciplinas com o conteúdo já visto (por ex. 30 minutos para resolução de questões), enquanto as demais estudava de 1h a 2h, a depender do peso da disciplina para o concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Ester: Sim, sempre tive que conciliar o estudo com o trabalho. Não é uma rotina fácil. Trabalhava 8 horas por dia. Confesso que não conseguia estudar o quanto gostaria e isso me desanimava um pouco. No pós-edital, tentava estudar 4 horas à noite e levava o almoço para o trabalho, para gastar menos tempo e utilizar o restante do intervalo para estudar. Os finais de semana e feriados eram cruciais, aproveitava para estudar o máximo que conseguia. E sempre programava alguma parcela de férias para as semanas anteriores às provas, algo que considero essencial para os resultados, uma vez que somente assim eu conseguia me dedicar integralmente à revisão dos conteúdos e, não raras vezes, era quando conseguia até bater o conteúdo de alguma disciplina inacabada. Nunca foi o ideal, mas era o melhor que eu conseguia fazer.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Ester: Estudei principalmente pelos PDFs. Acho que esse é o melhor formato para aprofundar e ter uma visão completa do conteúdo. É o meu preferido, mas, para algumas disciplinas, gostava muito de assistir as videoaulas, especialmente Direito Constitucional (Prof.ª Nelma Fontana), Direito Administrativo (Prof. Hebert Almeida) e Português (Prof.ª Adriana Figueiredo e Prof. Felipe Luccas). As videoaulas me ajudaram muito a entender o que deveria priorizar e as formas de cobrança da banca. Além disso, os exemplos e explicações dos professores grudam na nossa mente rs. Em dias com muitas horas de estudo, quando a mente estava cansada da leitura ou resolução de exercícios, eu complementava com videoaulas, era uma forma de “descansar”, mas continuar absorvendo ou revendo conteúdo. Eu também mantinha áudios das aulas para ouvir no caminho para o trabalho, na academia ou quando estava fazendo alguma outra tarefa em casa. Assim conseguia sempre ir revisando.
Também utilizei bastante os resumos e mapas mentais para revisão. Essas ferramentas economizam muito o nosso tempo, porque não precisamos construir nossos próprios materiais. A minha estratégia era alternar revisões entre resumo e mapa mental e, durante a resolução de questões, ir complementando com anotações nos materiais, quando julgava necessário.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Ester: Confesso que não estudei direcionada para esse concurso específico. Eu estava estudando para o concurso da Receita Federal, mas fui eliminada em uma disciplina após as alterações no gabarito definitivo. Isso me desanimou muito e eu não consegui estudar nada por um tempo. Além disso, no mesmo período fui convocada no concurso da Petrobras e tive que mudar de cidade, então foi um momento bem conturbado, organizando a saída do trabalho anterior e resolvendo questões de moradia, etc. Dessa vez nem férias consegui tirar antes da prova rs, quase desisti de ir fazer por ter certeza de que não estava preparada, mas a base de estudos para a Receita Federal e para os concursos na área de Administração foram fundamentais.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ester: Com certeza contabilidade e fluência de dados. Para essas disciplinas, antes de ir para o PDF, eu assistia as videoaulas para me ambientar com o assunto. Caso, na resolução das questões do PDF, percebesse que ainda não tinha compreendido bem o assunto, assistia outras aulas com o mesmo tema, até entender. Uma grande vantagem do Estratégia é que há uma enorme disponibilidade de aulas sobre um único assunto, com vários ótimos professores, com foco em diferentes concursos e públicos, do básico ao avançado.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Ester: Costumo utilizar os resumos disponibilizados pelo Estratégia e vou complementando quando tem algum ponto específico que eu preciso dar mais ênfase. Uso bastante o sistema de questões e as questões comentadas dos PDFs para revisar. Nos finais de semana, gosto sempre de resolver provas completas e simulados, cronometrando o tempo. Em disciplinas como Direito Tributário, Direito Constitucional e Direito Administrativo, com muitos detalhes para memorizar, utilizei flashcards. E gostaria de destacar aqui as aulas de reta final e hora da verdade, que são aulas bem diretas, super focadas na banca e no que tem maior probabilidade de cair. Os professores acertam muito! Vale muito a pena!
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Ester: Utilizei os materiais do curso de discursivas do Estratégia, que dão um ótimo direcionamento tanto em relação à parte estrutural da construção do texto, como em relação aos temas, com proposições para treinamento.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Ester: Sou casada há 4 anos, mas ainda não tenho filhos. Meu marido também estuda para concursos, então ambos acabamos sacrificando um pouco (bastante, na verdade rs) finais de semana, feriados ou outros momentos de lazer para estudar. Nesse sentido, há total compreensão entre nós, mas às vezes era difícil explicar a nossa ausência ao restante dos familiares ou amigos. Infelizmente deixamos de participar de muitos momentos especiais, mas sempre tivemos apoio.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Ester: Inacreditável. Sensação de dever cumprido, “deu tudo certo”, agora é aproveitar! Estou muito feliz de estar aqui!!!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Ester: Ouvi falar, sim! Via as postagens nas redes sociais do Estratégia e ficava imaginando a felicidade daquelas pessoas: estar aprovado no concurso dos sonhos e ainda ter a oportunidade de conhecer os professores que fizeram parte dessa jornada. Jamais imaginei que um dia poderia ser eu vivendo tudo isso!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ester: Meu principal erro foi tentar conciliar concursos para áreas totalmente diferentes em um curtíssimo espaço de tempo, quando eu ainda não tinha nenhuma base. Logo que comecei a estudar, em um período de 3 meses, fiz concurso para administradora, engenheira de produção e auditora (risos). Como acerto eu citaria realmente ter procurado formar uma base sólida desde o início. Mesmo com pouco tempo para estudar até um concurso, sempre tentei não negligenciar pontos do edital, não me contentava em estudar apenas os pontos mais cobrados ou apelar para “decorebas”. Isso foi um diferencial para garantir questões mais aprofundadas e para que o conhecimento se mantivesse para os concursos posteriores.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Ester: Não pensei em desistir. Pelo contrário, queria estudar mais para alcançar meus objetivos o quanto antes e, aí sim, poder aproveitar com tranquilidade o restante da vida. Se eu pudesse dar um conselho para a minha versão de 5 anos atrás, diria: “Não espere a oportunidade aparecer para iniciar a preparação. Apenas comece. Uma hora ela vai chegar e você vai agradecer por estar preparada e tudo vai valer a pena.”
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Ester: Tenha sempre em mente aonde você quer chegar. Não foque nas circunstâncias, nas dificuldades, na concorrência, no pouco tempo que você tem disponível para se preparar ou na dificuldade que você tem para aprender uma disciplina. Você não precisa ser bom em tudo para passar, nem ter batido 100% do conteúdo de todas as disciplinas. Você precisa fazer o melhor que você pode com o que você tem! Aprenda com as suas reprovações e faça melhor nas próximas provas. Sua hora vai chegar e, quando chegar, vai ter valido a pena tudo que você sacrificou para conseguir! Não desista!