Aprovada em 2º lugar no concurso TJ-PI para Contador
“Cada pessoa tem seu ritmo, suas particularidades, para alguns essa jornada é mais curta, para outros é maior, mas se tiver em mente seu objetivo e for constante nele, certamente você chegará lá. Acredite em si mesmo!”
Confira nossa entrevista com Erlane Santana Macedo, aprovada em 2º lugar no concurso TJ-PI para Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Erlane Santana Macedo: Sou formada em contabilidade, pela UFMA, tenho 28 anos e sou de Presidente Médici/MA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Erlane: Tenho uma filha, quando me formei na universidade, ela tinha 5 anos. Eu já estava em um escritório e antes trabalhei como terceirizada numa universidade, mas o problema era sempre o mesmo, me faltava tempo e dinheiro. Eu pensava que no médio e longo prazo, eu precisaria de um emprego que também trouxesse segurança para nós duas e uma possibilidade de proporcionar a ela uma vida melhor. Então eu comecei a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Erlane: Quando decidi iniciar os estudos deixei o emprego e me dediquei somente ao concurso. Estudava 7 horas brutas, com 4 disciplinas. Depois que assumir meu primeiro concurso, passei a estudar somente 4 horas, nesse período colocava duas disciplinas e a lei seca. Eu acordava sempre às 04:00hrs e iniciava minha primeira disciplina; retomava os estudos à noite, depois que minha filha dormia. O fato de estar trabalhando não incomodou porque eu já tinha uma boa noção do conteúdo das disciplinas, então consegui estudar de forma otimizada.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Erlane: Fui aprovada no TJMA-Técnico Administrativo, 5º lugar; na Prefeitura de Imperatriz, como Auditor Fiscal de Tributos Municipais em 9º lugar; Na ALEPI, como Contador Legislativo, em 4º lugar; no TJPI, em 2º lugar. Também fiz o concurso do TRT-MA, estou em 2º lugar, no resultado preliminar. Meu foco era os concursos de tribunais da área contábil, tendo em vista esses dois últimos resultados, acredito que encerrei minha jornada de concurseira por aqui rs.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Erlane: Sim. Inicialmente meu marido apoiou para que eu largasse o emprego e me dedicasse ao primeiro concurso. Ele “segurou as pontas” em casa, sem cobranças e isso foi muito importante para mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Erlane: Eu já estava estudando focada para um concurso na área contábil desde 2019; em 2022, quando tive notícias do edital, apenas renovei meus materiais, acrescentei as disciplinas específicas e nas demais disciplinas foquei nas revisões e questões. Então foram três anos de preparação. Acredito que o que me ajudou foi começar o dia estudando e focar num material específico.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Erlane: Sempre preferi as aulas em pdf, são completas e cheias de questões. Usei também vídeoaulas em assuntos que eu considerava mais complexos, como alguns CPC’s e nas aulas de português.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Erlane: Pelo youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Erlane: Sim. As aulas em pdf eram muito resumidas. Eu terminava rapidamente, mas quando ia resolver questões parecia que faltava alguma coisa. Então eu complementava com videoaulas, buscava livros e outros materiais.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Erlane: Sim. Em 2018, um ano antes do edital do TJMA sair, eu havia comprado um material voltado para a receita e foi com esse material que iniciei meus estudos. Eu gostava das aulas em vídeo, mas achava os pdf’s muito resumidos, então quando eu soube que sairia o edital do TJMA, senti necessidade de complementar com outros materiais. Assinei um sistema de questões, comprei livros e baixei a lei seca. Em 2019 ainda o Estratégia disponibilizou um pacote para desempregados, que tinha as matérias básicas e assim que saiu o edital do TJMA disponibilizou também videoaulas gratuitas voltadas para o concurso. O professor Tiago Zanolla disponibilizou toda a parte de legislação específica atualizada e para a redação comprei um livro do professor Raphael Reis. Então foi uma verdadeira mineração de dados. Minha sorte é que eu dispunha de muito tempo, já que nesse período eu não estava trabalhando.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Erlane: As aulas em pdf são completas, não senti necessidade de procurar outros materiais e isso tornou meu estudo mais produtivo. O Estratégia Questões também ajudou muito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Erlane: Montei uma tabela, de início eram 7 horas brutas por dia. Depois eu consegui diminuir para 4 horas, com duas disciplinas e lei seca.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Erlane: Marcava o pdf. E fiz um caderno de erros, para os estudos com questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Erlane: Eu acho que desde o primeiro concurso, resolver questões foi o que me salvou. Depois de um tempo você começa a perceber a semelhança das questões, o perfil da banca e, na hora da prova, responde muito mais rápido, consegue interpretar melhor, porque conhece o jeito de a banca elaborar as perguntas. Eu não lembro quantas questões respondi, mas sei que foram muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Erlane: Português sempre foi um calo no meu pé. Então eu lia o pdf e assistia as videoaulas. Era a única disciplina que eu sentia necessidade de imprimir as questões, só para poder apontar as setas, como ensinou a professora Adriana rs.
Alguns CPC’s mais difíceis eu também me apoiava nas videoaulas e mais ainda nas questões comentadas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Erlane: Foquei na resolução de questões e no caderno de erros que eu havia elaborado. Também fiz um simulado com uma prova anterior da banca e assisti a revisão de véspera.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Erlane: Na trajetória para concursos, de modo geral, inicialmente eu não conseguia focar em um material só, perdia muito tempo montando uma base de dados e isso tornava meus estudos longos e cansativos, parecia que eu nunca ia sair de uma disciplina e esse foi um dos meus maiores erros. Também tentei estudar por ciclo de estudos, porque todos na internet apontavam para isso, mas para mim não dava certo, porque eu acabava flexibilizando demais, esse foi outro erro que cometi. Depois entendi que cada pessoa tem uma particularidade, que não existe jeito certo, então voltei para minha velha tabela do excel rs. Meu maior acerto foi quando investi em um material só, confiei nele e passei a responder mais questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Erlane: Sim, é uma jornada cansativa. Mas eu sabia que se parasse, seria mais difícil para recomeçar do zero. Minha maior motivação sempre foi minha filha, eu olhava para ela e pensava na vida que eu queria que ela tivesse, isso me impulsionava.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Erlane: Essa é uma jornada cansativa e particular. Estabeleça um material e uma área para se concentrar, isso ajuda a otimizar os estudos. Não espere estar todos os dias motivado, mas torne os estudos parte da sua rotina e estude mesmo nos dias em que estiver cansado. Saiba que você não precisa estudar 7 horas por dia ou abandonar todos os outros aspectos da sua vida para passar no concurso, mas precisa estabelecer um objetivo e fazer dele sua prioridade. Cada pessoa tem seu ritmo, suas particularidades, para alguns essa jornada é mais curta, para outros é maior, mas se tiver em mente seu objetivo e for constante nele, certamente você chegará lá. Acredite em si mesmo!