Aprovado em 34° lugar no concurso PC RN no cargo de Agente

“Tem uma frase motivacional que eu gosto, e que me ajuda muito a manter o foco, que é: “obstáculo é aquilo que você enxerga quando tira os olhos do seu objetivo” (Henry Ford). A mensagem que eu deixo é, primeiramente, traçar o objetivo que deseja alcançar e manter o foco e determinação. Não desistir.”
Confira nossa entrevista com Erik Luciano de Brito Andrade, aprovado em 34° lugar no concurso PC RN no cargo de Agente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Erik Luciano: Sou Erik Luciano, tenho 28 anos, formado em Eng. Mecânica pela Universidade Potiguar. Trabalho na Marinha do Brasil em Natal-RN na graduação de Cabo RM2 (Temporário), mas resido em Mossoró-RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Erik: O que me impulsionou para estudar para concursos foi a possibilidade de adquirir a tão sonhada estabilidade e uma melhor remuneração. A área policial sempre me encantou, acho que serei feliz nessa área.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Erik: Trabalho desde dos meus 15 anos, sempre tive que conciliar estudo e trabalho.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Erik: Em 2018 passei na PM RN; 2019 na Marinha do Brasil; 2021 PC PA; 2021 PC RN; 2021 PC CE (já nesta falta sair a nota da discursiva). Mas em todos passei dentro das vagas graças a Deus.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as) na primeira fase do certame?
Erik: Alívio
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Erik: Por ter um tempo escasso, aproveitei o máximo de tempo livre que tinha, tive que abdicar bastante da vida social.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Erik: Sou casado e tenho um filho de 2 anos. Durante a jornada houve bastante colaboração por parte da minha esposa que me deu todo suporte para que eu pudesse me dedicar ao máximo aos estudos, nos poucos tempos livres que eu dispunha.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Erik: Depende da realidade de cada um. No meu caso, meu grande sonho seria o da PRF. No entanto, enxergo como oportunidade ter passado no concurso da Polícia Civil, que pode me proporcionar um ambiente favorável a uma futura aprovação na PRF.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Erik: De dois a três anos no geral para PC RN e PC PARÁ. Porém, de forma mais intensiva desde novembro de 2020.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Erik: Sim, estudei muito tempo sem edital publicado, mas baseado em editais anteriores. Mantinha a disciplina nos estudos com muito foco em alcançar o objetivo final, que era a aprovação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Erik: Material virtual do Estratégia. Videoaulas e PDFs.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Erik: Estudei com base em um cronograma que montei, em que separava o dia de estudo por turno (3 turnos em um dia ideal). Cada turno durava 4 horas e estudava uma disciplina. Fazia resumos e separava uma hora de cada turno para focar em resolução de questões. Fazia simulado uma vez por semana.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Erik: Sim, tenho dificuldade em Português. Continuo estudando bastante.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Erik: Estudando sempre. A véspera foi dia de estudo. Agradeço ao Estratégia pela “hora da verdade”.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Erik: Meu caso foi de bastante superação, pois tinha muita dificuldade para escrever. Foquei nas aulas de discursiva e bastante prática.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Erik: A vivência na carreira militar requer a prática de exercício regularmente. Além disso, mantenho foco nos exercícios exigidos para o TAF.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Erik: No início da minha jornada de estudos, como não tinha tanta experiência, comecei estudando com material desatualizado. Serviu como experiência, até que eu conheci o Estratégia, que me direcionou da melhor forma possível.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Erik: O mais difícil foi conciliar a rotina de trabalho, estudo e as demandas familiares. O que me fez não desistir foi pensar sempre em proporcionar uma vida melhor para minha família.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Erik: Pensar em dar um futuro melhor para meu filho e ter estabilidade financeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!
Erik: Tem uma frase motivacional que eu gosto, e que me ajuda muito a manter o foco, que é: “obstáculo é aquilo que você enxerga quando tira os olhos do seu objetivo” (Henry Ford). A mensagem que eu deixo é, primeiramente, traçar o objetivo que deseja alcançar e manter o foco e determinação. Não desistir.