Aprovado em 23º lugar para Analista Judiciário (CR) no concurso TRT-MA
Concursos Públicos
“Tem que ter garra, um propósito para não desistir. Como disse, faz-se concurso até passar, desistir jamais!!”
Confira nossa entrevista com Erick De Souza Fonseca, aprovado em 23º lugar para Analista Judiciário (CR) no concurso TRT-MA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Erick de Souza Fonseca: Sou formado no curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais. Tenho 49 anos e sou natural de Arcoverde (PE).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Erick: A estabilidade, os salários e a vontade em ser útil à sociedade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Erick: Passei até dezembro de 2021, trabalhando e estudando. No início de 2022, dediquei-me exclusivamente aos estudos. Para conciliar, trabalhava durante o dia e estudava à noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Erick: Fui aprovado no MP AP, MP SC, MP GO, TJ GO, mas fui nomeado apenas no MP GO, onde hoje sou servidor. Nos outros concursos, estou em cadastro de reserva.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Erick: Deixava os dias da semana para trabalho e estudo. Nos finais de semana, estudava um pouco pela manhã e no restante do dia, ficava com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Erick: Sou casado, tenho duas filhas. Como não mudei radicalmente minha vida para estudar, não houve repercussão negativa à minha caminhada como concurseiro.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Erick: Venho estudando desde fevereiro de 2019, mas somente em 2020, coloquei o estudo para concurso como uma prioridade. Não tive problema em manter a disciplina, sempre fui disciplinado. Entendia a importância da dedicação para o alcance do meu objetivo, passar em concurso público. Para o último concurso, venho estudando desde 2020, fazendo vários e aproveitando as disciplinas em comum para este último.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Erick: Usei os PDFs, somente após estudar todos os assuntos dos editais, passei a assistir às video aulas, então na maioria dos concursos só estudei por PDF, somente no final deste ano comecei a assistir as vídeo aulas. As vantagens do PDF são a profundidade e a completude dos materiais e as vantagens das vídeo aulas são as abordagens mais diretas e a linguagem mais acessível dos professores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Erick: Através de anúncios na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Erick: Usava as apostilas Solução. Faltava um direcionamento mais específico e escassez de exercícios.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Erick: Fiz sim, mas não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Erick: Senti sim, mudei de patamar. Uma empresa muito profissional, com um conjunto completo de materiais. Uma plataforma completa, com questões, conteúdo teórico aprofundado, várias opções de estudo, como resumos, materiais para todos os perfis.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Erick: Estudei por ciclo de estudos, incluindo as revisões e as resoluções de exercícios e simulados. Quando trabalhava e estudava, estudava em média 3 horas por dia. Quando dediquei-me exclusivamente aos estudos, comecei a estudar em média 8 horas por dia, exceto nos finais de semana, nos quais estudava umas 3 horas por dia (sábado e domingo).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Erick: Não fiz resumos, marcava o mais importante no próprio material, mas quando já havia o resumo no fim dos PDFs, estudava por eles. Esses resumos são excelentes, uma pena que nem toda disciplina tenha esses resumos. Fiz poucos simulados, mas sei da importância em fazê-los.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Erick: Acho crucial, a resolução de exercícios. Fiz muitos, não tenho ideia da quantidade.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Erick: Não tive dificuldade em uma disciplina em particular, mas em determinados assuntos de algumas disciplinas, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, Estatística, Controle de Constitucionalidade, por exemplo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Erick: Na semana que antecedeu, só fiz revisão, pelos resumos das disciplinas ou minhas marcações, e mais recentemente, comecei a assistir às vídeo aulas. No dia pré-prova, assisto a revisão de véspera disponibilizada pelo Estratégia (também um serviço muito importante).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Erick: Meus principais erros foram a falta de compromisso comigo mesmo e um pouco de bagunça na forma de estudar.
Meus acertos, foi usar o ciclo de estudo e encontrar o meu jeito de estudar, dando-me mais confiança, pois notava que estava aprendendo e acertando mais questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Erick: Não houve o pensamento em desistir. Sou da turma que acredita que se faz concurso até passar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Erick: Primeiramente, aconselho a procurar uma empresa especializada em concursos que lhe oriente na forma de como estudar, que tenha bons materiais e professores experientes em concursos públicos.
Também, tem que existir a vontade de passar por esse caminho, que é árduo, cansativo, longo, pois da abertura do edital à homologação e nomeação leva-se um tempo. E ainda há o período do pré-edital, importantíssimo, porque não se deve esperar sair o edital para começar os estudos.
Tem que ter garra, um propósito para não desistir.
Como disse, faz-se concurso até passar, desistir jamais!!