
“Escolha o material correto para sua preparação. Eu escolhi o que mais aprova no Brasil. Mantenha-se focado e disciplinado, pois lá no futuro você colherá os frutos de todo sacrifício que você teve que fazer.”
Confira nossa entrevista com Emerson Klem, aprovado no Exame CFC 2024.2:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Emerson Klem: Olá, pessoal! Me chamo Emerson da Silva Klem, tenho 25 anos, casado, moro em Guapimirim – RJ e atualmente trabalho como auxiliar administrativo na empresa Albacete. Me formei em contabilidade no final de 2021 na Unopar e em 2024 decidi fazer o exame de suficiência do CFC.
Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Emerson: Sim, eu trabalhava e estudava. Conciliar o trabalho com os estudos não era uma tarefa tão difícil, pois a Trilha Estratégica era bem equilibrada na quantidade de tarefas. E como eu trabalho em outra cidade, eu aproveitava as 2 horas de viagem diárias para estudar o conteúdo, mas a parte de matemática mais complexa eu dava preferência para estudar em casa, um local mais tranquilo.
Já havia tentado outras vezes?
Emerson: Não. Essa foi a primeira vez que eu fiz o exame.
Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Emerson: Uma das melhores sensações do mundo. Fiquei muito feliz em ver que todo o seu esforço deu resultado.
Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Emerson: Como a Trilha Estratégica, para mim, era leve, eu não precisei me abdicar de quase nada. Eu estudava durante o meio da semana e ficava com o final de semana livre. Eu separava um tempo para estudar e esse planejamento me ajudou muito me permitindo aproveitar a família e amigos.
Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Emerson: Apenas 4 meses.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Emerson: Eu sei exclusivamente o material do Estratégia incluindo PDFs, videoaulas, o app do sistema de questões… É um material muito completo, e dedicado a nos fazer aprender.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Emerson: Eu conheci o Estratégia pelo YouTube numa propaganda para o último concurso para o INSS.
Você estudou todas as matérias?
Emerson: Estudei todas as material solicitadas pela Trilha Estratégica.
Você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Emerson: Meu plano de estudos foi todo em cima da Trilha. Ela conseguiu abordar todos os conteúdos de maneira prática e bem planejada. Eu grifava os conteúdos mais importantes nos PDFs e nas questões eu marcava as que eu errava, tudo para futuras revisões.
Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Emerson: Eu usei a Trilha Estratégica. Ela conseguiu distribuir as matérias de maneira muito eficiente para o aprendizado.
Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Emerson: As duas disciplinas que tive mais dificuldades foram Auditoria e Perícia Contábil. Como são matérias mais para decorar, a solução foi fazer bastante exercícios para que o conteúdo começasse a fazer sentido.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Emerson: Eu me mantive tranquilo, porque eu sempre me dediquei nos estudos e imaginava que aquilo me traria resultados positivos. E mesmo que não passasse de primeira, eu tentaria de novo.
É como o professor Possati diz: “Não é inteligência, não é sorte, não é destino! As nossas conquistas são frutos de muito esforço e determinação!”.
Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Emerson: Foi um tempo confortável. Consegui terminar a prova uma hora antes do limite.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Emerson: O maior acerto foi ter escolhido o Estratégia para a minha preparação.
Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Emerson: Os erros são as escolhas. Eu escolhi me preparar para ser aprovado, me dedicando 100% para isso.
Então eu acho que vale a pena sacrificar um pouco do tempo que você usaria para ir para uma festa ou algo assim, para se preparar melhor. A gente tem que pensar que é um momento para uma vida toda.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Emerson: Pra mim o mais difícil é manter a disciplina, às vezes dá vontade de dar uma escapada, mas o que me motivava a continuar era a aprovação e ver meu nome no DOU.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Emerson: Escolha o material correto para sua preparação. Eu escolhi o que mais aprova no Brasil. Mantenha-se focado e disciplinado, pois lá no futuro você colherá os frutos de todo sacrifício que você teve que fazer.