Aprovado em 1° lugar (PCD) no concurso MMA para o cargo de Analista Ambiental
Concursos Públicos“[…] O melhor é disputar cargos dentro de sua profissão, pois além da concorrência ser menor, você aproveitará conteúdos que passou anos estudando.”
Confira nossa entrevista com Edivan Oliveira Batista, aprovado em 1° lugar (PCD) no concurso MMA para o cargo de Analista Ambiental:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Edivan Oliveira Barbosa: Sou paraense, casado, tenho 2 filhos, 35 anos. Estudei no IFPA, na UEPA e UEAP onde me formei engenheiro ambiental. Descobri há alguns anos que sou autista e consegui diagnóstico de TEA e TDAH recentemente; e minha filha também.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Edivan: Quando adolescente fui abençoado com uma bolsa de estudos no Colégio Impacto, em Belém. Percebi que minhas perspectivas eram promissoras se eu estudasse pro Vestibular pra ter uma formação superior. Concomitante a isso, fiz curso técnico no Instituto Federal pois precisava de um retorno mais rápido que a graduação. Graças a Deus passei no meu primeiro concurso pra extensão rural do Amapá e fui pra lá, onde concluí o curso de engenharia ambiental na Universidade Estadual.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Edivan: Trabalhei e estudei enquanto me preparava para concursos da minha área específica. Conciliava com concursos escada e da minha formação, pois assim podia aproveitar conteúdos da universidade nas provas de concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Edivan: Vários concursos. O primeiro foi pra extensão rural do Amapá, técnico em Aquicultura, onde trabalhei por anos. Depois pra algumas Prefeituras do Pará e Amapá, pra engenheiro ambiental, mas não assumi. Pra técnico da INFRAERO em 2° lugar, mas só chamaram o 1°. Pra Companhia Docas do Pará, em 9° lugar de Analista Ambiental. Um marcante pra mim foi da UFRA, cargo de engenharia, 2° lugar, onde trabalhei por anos. SEMAS-PA, fiscal ambiental. TCM PA, técnico. Os mais recentes foram Analista Ambiental do MMA, 1° lugar da cota PCD; e TRANSPETRO, 2° lugar pra engenheiro ambiental, pela cota PCD. Este último era um sonho desde a graduação ser engenheiro da PETROBRAS.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Edivan: Eu tive problemas com isso, em parte pelas minhas dificuldades de socialização do autismo. Minha vida social ocorria no ambiente de universidade e trabalho, pelas amizades que fiz nesses ambientes.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Edivan: Me apoiavam como podiam, principalmente minha mãe Tânia e avó Paulina; minha prima Diene também.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Edivan: Pra TRANSPETRO e MMA estudei no pós edital. Tenho dificuldades de manter a disciplina em parte por causa do TDAH. Como uma das características desse transtorno é a competitividade, aproveito pra ver como uma competição e me motivo assim pra conquistar o prêmio de ver meu nome nas listas de aprovados. Como eu seguia estudando pra concursos anteriores da minha área, foi possível passar nas vagas com os conteúdos específicos que estudo continuamente.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Edivan: Pra TRANSPETRO serviram livros de engenharia ambiental por ter sido a CESGRANRIO; além de videoaulas. Pro MMA, os simulados do Estratégia e aulas de reta final foram importantes, além de estudar lei seca.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Edivan: Observei um colega de trabalho estudando pelo computador as apostilas em PDF do Estratégia. Atualmente ele é engenheiro do TCE PA.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Edivan: A diferença pra mim é na organização de estudos, principalmente quando é oferecida a Trilha Estratégica.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Edivan: Nas primeiras semanas tento seguir a trilha (quando há). Ou sigo conforme os materiais são inseridos na plataforma. No último mês é aquela correria pra terminar os conteúdos. Daí a importância de focar numa área pra acumular conteúdos de um concurso pro outro.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Edivan: Tenho cadernos de resumos desde a graduação, que continuei anotando depois de formado outros conteúdos pra concursos. Leio os cadernos na semana anterior à prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Edivan: Não conto quantas questões. Gosto de fazer simulados e baixar provas anteriores pra resolver.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Edivan: Eu tive dificuldade com inglês – talvez por não ter acumulado estudo dele ao longo dos anos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Edivan: Mais estressante por escolher os últimos conteúdos pra estudar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Edivan: Estudava bem pra redação desde o Vestibular. Aconselho lerem e escreverem pra criarem vocabulário.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Edivan: O erro pode ter sido acerto: Fiz muitos concursos, o que atrapalhou a assimilação de conteúdos que só caíam em um concurso. Ao mesmo tempo que a experiência diminuía a tensão em cada prova, descobri as melhores estratégias de prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Edivan: Pretendo me aposentar de concurseiro em 2025, se Deus quiser.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Edivan: Meu conselho é escolher uma área específica e focar nela. O melhor é disputar cargos dentro de sua profissão, pois além da concorrência ser menor, você aproveitará conteúdos que passou anos estudando.