Aprovado em 1º lugar no concurso RBPREV para o cargo de Analista Previdenciário – Tecnologia da Informação
Concursos Públicos” […] Não sei quantas reprovações você já teve, mas continue que você irá conseguir e quem sabe não seremos colegas de trabalho no mesmo órgão.”
Confira nossa entrevista com Éden Klynsmann da Silva Mota, aprovado em 1º lugar no concurso RBPREV para o cargo de Analista Previdenciário – Tecnologia da Informação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Éden Klynsmann da Silva Mota: Meu nome é Éden Silva, sou formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em banco de dados. Tenho 34 anos e sou da cidade de Xapuri-Acre.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Éden: Tudo começou no último período da faculdade. Eu estava concluindo e não tinha certeza do que fazer, por onde seguir, como me preparar – acho que isso é normal – as incertezas do mercado de trabalho. Certo dia, fui visitar um amigo no seu local de trabalho e fiquei encantado com a profissão dele. A partir daquele dia, sabia que para conquistar aquela profissão teria que estudar muito. Comecei e até hoje sigo na luta.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Éden: Logo que comecei, eu só estudava! Tive bastante apoio dos meus pais e sou muito agradecido por isso. Passei 3 anos trancado – só estudando – na luta por uma aprovação e nada. Após esses anos, eu comecei a conciliar uma pós-graduação e logo em seguida tive que começar a trabalhar porque minha esposa ficou grávida e meu primeiro filho estava a caminho. Tive que me reinventar para conciliar tudo. Testei todos os horários possíveis para manter o foco e não desistir. Trabalhava um período, de tarde o foco era todo da família e afazeres diários e quando todos iam deitar à noite, eu virava “bicho” sozinho até altas horas. Lembro que no trabalho, entre um chamado e outro, quando ficava sem fazer nada, eu puxava o material e começava a estudar nem que fosse por 5min(sempre fazia isso).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Éden: Eu fui aprovado no concurso do instituto de previdência do município de Rio Branco – RBPREV. Eu fiquei em 1° lugar para Analista Previdenciário – Tecnologia da Informação. Continuo estudando, sim. Ainda tenho muitas horas de estudos para alcançar o cargo dos meus sonhos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Éden: Bem no início, eu fiquei muito “isolado” estudando, mas vi que dava para me organizar e aproveitar também.
Tive ajuda para criar um bom planejamento e aproveitar cada momento sem perder nada. A aprovação vem de uma caminhada de dedicação e luta diária. Não podemos deixar momentos, eventos importantes passarem, mas lógico que tem que se planejar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Éden: Minha família e meus amigos super deram apoio e em alguns momentos entenderam minha ausência. Mas tive que saber equilibrar bem o tempo para não perder algo importante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Éden: A preparação direcionada para esse concurso, cargo foi de 1 mês e meio mais ou menos. Eu já venho desde 2015 focando na área da perícia da polícia federal, então eu já tinha todo conteúdo base “revisado” e foquei nas outras matérias. Para manter o ritmo nos estudos é algo bem complicado, mas quando você quer muito viver aquele sonho…você se entrega e passa a fazer disso um trabalho.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Éden: Eu utilizo sempre os PDF’s e livros! As videoaulas eu assisto quando não consigo mesmo entender o conteúdo. Na leitura, eu acho que absorvo mais o conteúdo e não fico com sono. rs
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Éden: Assim que decidi estudar para concursos! Precisava de muito material para começar a estudar e comecei a pegar referências na web e “cai” no site do estratégia. Lá encontrei tudo que precisava.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Éden: Sim! achei o material bem completo e enxuto (direto ao ponto). O diferencial são os PDF’s bem completos e atualizados! Neles sempre encontro tudo que preciso para ir bem numa questão e as explicações, exemplos são ótimos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Éden: Eu tive ajuda para conseguir montar meu planejamento, mas pra mim ficou perfeito e fui adaptando conforme minha necessidade de aprendizado.
Quando comecei a estudar, cheguei a bater 9h por dia (quando consegui pegar a rotina mesmo eu ia mais que isso) mas não de forma direta. Eu fazia pausas, fazia musculação, outras atividades… Eu “só estudava”. rs Depois que comecei a trabalhar, caiu pra 4h no máximo.
Eu estudava 3 matérias por dia, fazia revisões e resolvia muitas questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Éden: Eu gosto muito de fazer aquele resumão por tópicos e revisar por eles para evitar de voltar lá no material bruto. As revisões para mim, usando resumos, eram mais rápidas e direto ao ponto. Lá eu fazia tudo colorido, desenhava…deixava do meu jeito. Os simulados eu sempre faço porque são importantes para verificar se o conteúdo está ok ou se preciso voltar e reler o material.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Éden: É de fundamental importância!!! Pois é com ele que realmente podemos nos avaliar com relação ao conteúdo estudado. Num site de questões eu lembro que já cheguei a fazer mais de 15.000. Mas nem vou pela quantidade e sim pelos acertos (esses é o mais importante).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Éden: Português, Raciocínio Lógico, Direito Penal, Administrativo…rs (era só dor de cabeça e choro). Mas tive que ir lá pro início e aprender do ZERO MESMO. Fui fazendo muitos exercícios, voltando no material, repetindo… até que fui evoluindo e começou a dar certo. Minha pontuação nessas matérias foi subindo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Éden: Só resolvi muitas questões e revisava o conteúdo. Tentei ficar o mais relaxado possível! Fiz a prova como se estivesse fazendo um simulado em casa. Ainda bem que deu certo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Éden: Sim!!!!! Quando você chega num ponto que não passou em nada e você para pra pensar que a vida está passando, precisa melhorar seu financeiro…você começa a pensar que o cargo, aquilo não é pra você. Você se sente parado com relação aos outros. Mas eu acreditei e acredito no meu sonho e fiz os outros acreditarem em mim… Então eu faço tudo pelas pessoas que eu amo e principalmente pelo meu filho! Ele é minha maior inspiração e motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Éden: Amigo(a) concurseira, não desista! Sabemos o quanto é difícil ser aprovado, mas pode ter certeza que todo esforço valerá muito a pena.
Não sei quantas reprovações você já teve, mas continue que você irá conseguir e quem sabe não seremos colegas de trabalho no mesmo órgão.