Aprovado em 2° lugar no concurso ICMBio no cargo de Analista Ambiental (PA)
“É possível ser aprovado!!! Não pare, continue estudando. A estrada de preparação para os concursos não é fácil e quem persistir conseguirá a glória do nome no Diário Oficial”
.
Confira nossa entrevista com Douglas Felipe dos Santos Lima, aprovado em 2° lugar no concurso ICMBio no cargo de Analista Ambiental (PA):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Douglas Felipe: Olá! Sou formado em Ciências Biológicas, tenho 35 anos e sou da cidade do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Douglas: Então, eu queria trabalhar com o que eu gosto, mas de forma estável. O concurso público foi o caminho mais viável para esse objetivo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Douglas: Sim, trabalhava e estudava. Foi um período bem pesado, pois eu já tinha combinado, na metade de 2021, de cobrir as férias de uma colega no mês de janeiro. Eu não imaginava que as provas seriam em fevereiro e, quando saiu o edital com as datas, não tinha o que fazer a não ser me organizar para estudar. Então eu separei cinco disciplinas por dia. Acordava às 5:45 e estudava entre 1 ou 2 horas antes de ir para o trabalho. No caminho para o trabalho eu estudava mais 1 hora. Quando eu chegava do trabalho, estudava as outras 2 horas. Mas nem sempre dava para bater às 5 horas, sendo assim, eu estudava o que era possível no dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Douglas: Já sim. Fui aprovado para o cargo de Auxiliar de Controle de Endemias da cidade do Rio de Janeiro, na posição 2282. E, atualmente, aprovado para o cargo de Analista Ambiental do ICMBio para o estado do Pará, em 1º lugar nas cotas e 2º lugar na ampla concorrência. Também fui classificado para o Pará no cargo de Técnico Ambiental do ICMBio.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Douglas: Saía apenas para a Santa Missa aos domingos. Algo que não abro mão. De resto, não saía durante a preparação. Meus amigos queriam marcar várias resenhas e eu sempre pedia para ser após o dia 06/02 (depois da prova). Neste período rolou até um aniversário da família em Búzios/RJ com praia e piscina, mas não fui. Fiquei em casa estudando (rsrs).
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Douglas: Sou casado e sem filhos. Minha família me apoiou muito neste período e foi um dos pilares para suportar essa fase. Tinha dias que minha esposa ficava sozinha, pois eu ficava trancado o dia todo no quarto. Aí nos intervalos entre as disciplinas, eu me sentava com ela para conversar sobre assuntos aleatórios e também para ela não se sentir só.
Meus amigos não sabiam. Eu decidi estudar em silêncio para não gerar expectativas e cobranças. Não por mal, pois quando as pessoas perguntam e a resposta é negativa (reprovação), no meu caso, gera um sentimento de frustração entre outros sentimentos ruins, por isso decidi falar só depois de fazer as provas. Só minha esposa e meus pais sabiam.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Douglas: Praticamente foram 4 meses de estudo. Poucos dias depois da autorização, que foi em 06/09/2021, até minutos antes de entrar na sala para fazer a prova (rsrsrs). Para manter a disciplina, eu desligava a internet ou silenciava o smartphone, colocava o cronometro para 1 hora em cada disciplina e 10 minutos de intervalo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Douglas: Eu utilizava os PDFs do curso do Estratégia através do notebook, material impresso quando eram as leis secas e videoaulas do Estratégia no notebook e smartphone para revisão de alguns conteúdos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Douglas: Conheci o Estratégia entre 2017/2018 através da internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Douglas: Sim, grande diferença. Os materiais do Estratégia são completos (conteúdos e ferramentas) e atualizados, tanto nos PDFs quanto as videoaulas. Isso me ajudou demais, pois nos casos de algumas legislações ambientais, o material informava quando havia alguma jurisprudência.
As ferramentas que mais me ajudaram: PDFs com tópicos de alta a baixa probabilidade de caírem; PDFs de versões simplificadas; mapas mentais e, principalmente, os Bizus Estratégicos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Douglas: Como o conteúdo era muito extenso, desde a autorização eu peguei o último edital e separei 5 disciplinas por dia, dessa forma eu estudava várias matérias ao mesmo tempo. Eu separava 1 hora por disciplina. Fazia de 4/5 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Douglas: Eu, primeiro, esgotava o tópico grifando os pontos mais importantes (PDFs ou impressos). Depois retornava nas marcações lendo ou assistindo videoaulas em velocidade 2x. Como era muito conteúdo, eu não fazia resumo. Em algumas disciplinas eu usava os mapas mentais também. Os simulados disponibilizados pelo Estratégia também serviam para ajudar na revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Douglas: Muito importante. Eu fazia questões todos os dias. Meu mínimo eram 10 questões, pelo menos. As questões me ensinaram o padrão da banca, me mostraram como estava a retenção dos conteúdos e como eu estava aplicando dentro do que a banca Cebraspe queria. Eu fazia questões em todos os locais possíveis: quarto de estudos, ônibus e filas. Utilizava o smartphone. Acredito que fiz entre 500 – 1000 questões nessa preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Douglas: Foram os tópicos de Dendrometria e Inventários Florestais. Eu utilizava as videoaulas e as questões dos PDFs do Estratégia que vêm com explicação para me ajudar a entender.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Douglas: Eu fiquei quase maluco (rsrsrsrs). Eu estudava todo o tempo que dava, porque eu precisava conciliar com o trabalho. Foi uma rotina bem intensa.
No dia anterior eu estudei até umas 22:30 e no dia da prova, antes de entrar na sala, eu estava revisando na fila com o material do Bizu Estratégico (rsrsrsrs).
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Douglas: Sim. Fiz prova discursiva e foi um pouco fora do padrão (rsrsrs). Foram exigidas o máximo de 45 linhas, diferente das 30 que geralmente é o padrão. Eu comprei um curso de discursivas focado na Cebraspe e fazia entre de 1 a 2 discursivas por semana. É necessário que o candidato treine a discursiva, pelo menos 1 vez por semana, no início dos estudos. Outro ponto muito importante é descobrir o que a banca considera na correção.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Douglas: Como acerto, o principal foi manter a constância em me manter estudando mesmo quando as situações imprevisíveis impediam o meu planejamento. Mesmo que fosse só 30 minutos durante todo o dia, eu estudava. Outro acerto foi utilizar as ferramentas do Estratégia (PDFs completos, simplificados, mapas mentais, videoaulas, Marcação dos Aprovados, Bizus Estratégicos). Eu utilizava essas ferramentas para a minha revisão e considero que foi o divisor de águas. E, para finalizar, a resolução de questões. A resolução de questões em todos os momentos de estudo e em qualquer lugar que fosse possível.
Como erro, mas foi logo corrigido, o preconceito em utilizar as outras ferramentas disponíveis. Eu tinha na minha cabeça que a melhor forma de estudar, no meu caso, seriam os PDFs. Acho que essa ideia errada me atrapalhou para assimilar o conteúdo de uma forma mais rápida e tranquila. Quando decidi mudar a tática e tentar, percebi que, talvez por influência de algumas informações da internet, essa ideia me atrapalhou.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Douglas: Sim, pensei várias vezes. Sou católico e todos os dias ao acordar eu fazia minhas orações antes de estudar e ao longo do dia. Geralmente na parte da tarde, tirava um momento do dia para rezar o Rosário de Nossa Senhora. Nestas orações, em um dos momentos da vida de Cristo, meditamos o momento que Jesus carrega a cruz, cai, MAS se levanta. E foram essas orações e meditações que me faziam continuar. Toda vez que eu queria parar e jogar tudo para o alto, eu me lembrava desse momento de oração e me lembrava que não seria fácil, mas valeria a pena. Essas atitudes me impediram de parar e me deram forças para continuar estudando até o final, mesmo com as dificuldades. Juntamente com essa realidade espiritual, a minha esposa Bruna Mesquita, me apoiou em todos os momentos. Ela me ouvia quando eu não aguentava mais e sempre falava que eu devia continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Douglas: É possível ser aprovado!!! Não pare, continue estudando. A estrada de preparação para os concursos não é fácil e quem persistir, conseguirá a glória do nome no Diário Oficial. As reprovações virão e infelizmente fazem parte do nosso fortalecimento. A diferença é que alguns param diante dessas dificuldades. Outros (esses somos nós), precisam continuar para obter a tão sonhada e gloriosa aprovação. Primeiro por nós, e depois pelas pessoas que amamos. Perseverem!! Com foco, com disciplina e abdicações.