Aprovado em 21° lugar para Contador no concurso SEAD-SE
Concursos Públicos“[…] No início é difícil, mas quando você estabelece uma rotina e segui-la, fica mais fácil, e é possível conciliar com vida social, sem exagerar […]”
Confira nossa entrevista com Diego Leonardo de Oliveira Santos, aprovado em 21° lugar no concurso SEAD-SE para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Diego Leonardo de Oliveira Santos: Sou formado em ciências contábeis, tenho 39 anos e sou de Aracaju-SE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Diego: Procurando estabilidade e qualidade de vida
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Diego: Sim. Trabalho pela manhã, estudava à tarde e à noite e revisava aos fins de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Diego: Estudando pelo Estratégia, fui aprovado no concurso da EBSERH em 5° lugar para contador, em 2021, mas era cadastro reserva e não fui convocado e agora fui aprovado em 21° no concurso de contador do estado de Sergipe.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Diego: Sim. Durante a semana era focado nos estudos, nos finais de semana também, mas não deixei de sair e me divertir, sem exageros.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Diego: Sim, minha esposa foi fundamental nesse processo, principalmente na rotina de nossos filhos, sem ela não teria o tempo que tive para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Diego: Eu já vinha estudando para outros concursos, quando saiu o edital comecei a direcionar as disciplinas e determinava metas diárias e semanais, fazia um cronograma adaptável a minha rotina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Diego: Usei muito material em PDF, na dúvida recorria a vídeo aulas e resolvia questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Diego: Indicação de amigos e internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Diego: A limitação de material me incomodava, ou tinha apenas resumos, ou apenas longas vídeo aulas ou apenas apostilas mais elaboradas. O Estratégia consegue ter tudo isso.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Diego: Já faz um tempo que só estudo pelo Estratégia. Apenas as aulas de Matemática/RLM/Estatística que complemento com uma isolada de outro professor. E eu já tinha um material muito bom de contabilidade básica e avançada de um outro professor tb.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Diego: Gosto muito dos Bizus Estratégicos, dos resumos, mapas mentais e do podcast que ajuda bastante pois posso ouvir em qualquer momento.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Diego: Geralmente estudava 1 matéria por turno (1 a tarde e 1 a noite), de 3 a 4h líquidas por turno.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Diego: Revisava resolvendo questões e vendo as correções e revisões no YouTube.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Diego: Acho importante ver como a banca se comporta, o que geralmente ela cobra. Não sei dizer quantas questões, muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Diego: RLM e estatística, estudei por várias fontes e consegui nos resumos e mapas mentais do Estratégia melhorar bastante, e, claro, resolvendo questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Diego: Apenas revisão, questões e focando nas matérias que tinha mais dificuldade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Diego: Assisti muitas aulas das professoras Janaina Arruda e Adriana Figueiredo, elas são incríveis. Não tem jeito, tem que praticar, escrever bastante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Diego: Meu erro foi subestimar algumas disciplinas e deixar de revisar em alguns momentos, com a fácil impressão de que já sabia o assunto. Quando mudei essa postura os resultados melhoraram.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Diego: Sim, mas eu lembrava do objetivo e seguia em frente. Não é fácil, mas não podia parar, é melhor estudar o pouco que conseguir no dia do que não estudar nada. Sempre estar ali por dentro do conteúdo é melhor que sempre ter que começar do zero.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Diego: Foco, não desista. No início é difícil, mas quando você estabelece uma rotina e segui-la, fica mais fácil, e é possível conciliar com vida social, sem exagerar. Quando pensar em desistir, lembre dos seus objetivos. Se não passar nesse, passa no próximo, sempre haverá uma oportunidade para quem está se preparando, pode não ser agora, mas chegará.