Aprovado em 17° lugar para Administrador no concurso SESPA
Concursos Públicos
“Tenha paciência nas primeiras reprovações. Isso faz parte do processo. Bem como não desistir após aquela reprovação por tão pouco. Você irá ficar triste no início, mas depois conseguirá forças para juntar os cacos e continuar […]”
Confira nossa entrevista com Diego Marcelo De Miranda Barroso, aprovado em 17° lugar no concurso do SESPA para o cargo de Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Diego Marcelo De Miranda Barroso: Meu nome é Diego Marcelo de Miranda Barroso, 34 anos, natural de Belém/PA, bacharel em Administração pela Universidade Federal do Pará, servidor público há 5 anos também na UFPA no cargo de Assistente em Administração, e recentemente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Austista.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Diego: Comecei a estudar para concursos há 10 anos, motivado pela estabilidade e pela falta de interesse em trabalhar na iniciativa privada. Primeiramente tracei a meta de ser aprovado no concurso público da UFPA, em cargo de nível médio, devido ao excelente plano de carreira e também por ser a universidade em que já estudava.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Diego: Sim, sou servidor público há 5 anos. Tinha pouco tempo para estudar, porém depois de tanto tempo prestando concursos, consegui acumular bastante conhecimento.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Diego: Até o momento somente fui aprovado em cargos de nível médio. Cheguei a ser nomeado nos concursos da UFRA, IPAMB e CINBESA, porém somente tomei posse no meu cargo atual. Fiz o concurso da UFPA em 2018 e fui aprovado na 12ª colocação, dentro do número de vagas imediatas. Pretendo continuar estudando, pois a próxima meta é ser nomeado num cargo de nível superior, e em seguida, aprovado num concurso do poder judiciário. Outra motivação é que a partir de 2024 poderei concorrer nas vagas reservadas à pessoas com deficiência, devido ao meu recente diagnóstico de TEA.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Diego: Como nunca tive muitos amigos, nem uma vida social agitada, não precisei fazer sacrifícios durante a preparação. Sempre que possível fazia passeios aos shopping, almoçava fora e frequentava pubs com minha noiva ou minha família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Diego: Entenderam perfeitamente, até porque desde criança nunca tive problemas com os estudos. Apenas minha mãe e noiva no início ficaram preocupadas com a demora no resultado, pois fiquei desempregado em alguns momentos da trajetória, sem ainda ter sido aprovado em nenhum concurso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Diego: Como disse acima, não tive muito tempo pois meu trabalho exige bastante. Ganho uma função gratificada como secretário da faculdade de Direito, que é o curso com maior quantidade de alunos ativos na UFPA.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Diego: Neste último concurso consegui utilizar apenas resumos esquematizados. A principal vantagem é que os resumos do Estratégia são tão bons que agora prefiro estudar por PDF do que por videoaulas. A desvantagem é apenas em relação ao meu pouco tempo para se dedicar aos estudos e assim desbravar mais sobre o excelente material da plataforma.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Diego: Conheci pela internet em 2016, ano em que de fato posso dizer que me tornei um concurseiro. Até então eu me preparava somente através de cursinhos presenciais em minha cidade.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Diego: Cheguei a usar as plataformas do Gran Cursos e Loja do Concurseiro. O material do primeiro é muito extenso e pouco sintetizado. Já o segundo não tem muita variedade nos pacotes oferecidos.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Diego: Sim, passei no meu atual cargo estudando através dos materiais da Loja do Concurseiro e cursinho Exemplo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Diego: Senti grande diferença pois a qualidade dos resumos e PDF me estimulou a ler mais. Até então estudava somente por videoaulas e resolução de exercícios.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Diego: Estudava uma matéria por dia, em torno de 1h30.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Diego: Realizava as tradicionais maratonas de exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Diego: Por volta de 200 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Diego: Sempre tive dificuldade na redação. Apesar de não gostar, eu considero que escrevo muito bem.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Diego: Resolvia questões à noite, ao chegar do trabalho. E no final de semana pela manhã e tarde.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Diego: Nenhuma preparação específica. Apenas tinha certa afinidade com o tema proposto na prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Diego: Como acerto considero o foco exclusivo em apenas um concurso específico. Como erro destaco a demora em me adaptar à leitura de PDF.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Diego: Cheguei a pensar em desistir, mas a principal motivação para continuar foi a minha família, que desde cedo se esforçou muito para que eu pudesse crescer através dos estudos. E assim consegui me tornar, ainda que com certo atraso, o primeiro concursado e o primeiro graduado da família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Diego: Tenha paciência nas primeiras reprovações. Isso faz parte do processo. Bem como não desistir após aquela reprovação por tão pouco. Você irá ficar triste no início, mas depois conseguirá forças para juntar os cacos e continuar. E o mais importante é focar naquele concurso/cargo específico. Estudar para concursos aleatórios em um curto período de tempo não é saudável e pode levar à desistência.