Aprovado em 3° lugar (CR) no concurso MP-MS para o cargo de Analista de Atividade Informática - Especialidade: Segurança de TI
Concursos Públicos
“A jornada de estudos para concurso público é um processo desafiador, mas sempre tem um retorno. O conselho que deixo é que não desistam de tentar, pois as dificuldades irão aparecer e para superá-las só depende de você […]”
Confira nossa entrevista com Denis Santos Da Cruz, aprovado em 3° lugar (CR) no concurso MP-MS para o cargo de Analista de Atividade Informática – Especialidade: Segurança de TI:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Denis Santos Da Cruz: Meu nome é Denis Santos da Cruz, sou formado em Licenciatura em informática, tenho 28 anos de idade, nascido em Belém-PA e criado em Macapá-AP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Denis: A decisão de estudar para concursos partiu da necessidade de contribuir nas despesas de casa que estava sendo muito difícil somente para os meus pais. Desta forma, tive apoio de alguns amigos que me apresentaram o mundo dos concursos públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Denis: Quando comecei a estudar para meu primeiro concurso ainda não trabalhava e isso facilitou um pouco, pois muitas disciplinas vistas na graduação estavam presentes no conteúdo programático. Porém, após tomar posse e continuar os estudos para outros cargos, tive que planejar horários fixos para essa finalidade. Trabalhava das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30, desta forma aproveitava o horário da manhã e pós-trabalho para focar nos estudos para concurso público.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Denis: Instituto Federal do Amapá (IFAP) – 2o Lugar 2016 – Técnico em Laboratório de Informática
- Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) – Analista de Segurança da Informação – 21o Lugar 2020 (fui convocado em 2023)
- Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED) – 2o Lugar 2022 – Professor de Informática
- Universidade Estadual do Amapá (UEAP) – 1o Lugar 2023 – Analista de Apoio Pedagógico: Transcritor e Revisor de Braille
- Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS) – 3o Lugar 2023 – Analista de Segurança da Informação
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Denis: Durante a preparação para concursos públicos eu destinava apenas um dia na semana (Domingo) para aproveitar com a família e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Denis: Minha família sempre me apoiou durante toda a minha trajetória, até mesmo sem entender muito bem o que era esse processo de estudos para concursos públicos. Porém alguns amigos, no início, não entendiam, pois acreditavam que eu não estava aproveitando a vida assim como muitos jovens da minha idade. Mas nunca me abalei com isso e segui firme na caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Denis: Eu já venho estudando focado há uns 4 anos para concursos da área de T.I e busco sempre focar nos conteúdos que sempre são cobrados nas provas desta área. Em consequência disso, alguns concursos que surgem eu apenas acrescento algumas disciplinas que faltam após a abertura do edital.
Para manter a disciplina nos estudos foi um processo demorado, pois facilmente me distraía com outras coisas e isso me fazia perder o foco. Porém, com o tempo tentei manter a constância nos estudos e estipular metas diárias a serem cumpridas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Denis: Durante a jornada de estudos utilizei muitas ferramentas como videoaula, livros, pdfs, flashcards, mapas mentais e plataformas de resolução de questões. As videoaulas eram usadas somente nos assuntos de mais difícil compreensão, pois sempre preferi usar as ferramentas que otimizam o tempo como os pdfs e mapas mentais.
Para algumas disciplinas, como legislações dos órgãos, o flashcard era uma ótima escolha. A resolução de questões também fez muita diferença nos meus estudos e eu sempre resolvi muitas questões, pois é uma forma de praticar e entender como a banca trabalha em suas provas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Denis: Conheci o Estratégia Concursos por meio de indicação de um amigo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Denis: Sempre gostei de utilizar diversas fontes de conhecimentos, no caso da área de t.i existem algumas particularidades que acabam exigindo buscar outras fontes. Desta forma, utilizei alguns outros cursos específicos para minha área, porém em alguns deles não há um investimento forte em pdfs ou mapas mentais, que acredito ser essencial para otimizar o tempo e facilitar as revisões.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Denis: Com os materiais do Estratégia consegui otimizar melhor meu tempo, pois sempre gostei dos PDFS que são bem completos e em pouco tempo conseguia estudar uma disciplina completa. Além disso, em todos os concursos que fiz sempre era elaborado um pacote completo organizado por disciplinas previstas no edital.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Denis: Para organizar meus estudos, contava com o apoio de um professor que meu deu um norte na minha caminhada. Nunca cronometrei a quantidade de horas líquidas, mas eram estipuladas metas diárias a serem cumpridas. Estudava de segunda a sábado e tinha como objetivo estudar 3 disciplinas diárias, alternadas entre específicas e conhecimentos gerais, e fazer uma bateria de questões após finalizar cada uma delas. Desta forma, conforme ia vencendo algumas disciplinas outras eram colocadas no meio do ciclo para que não ficasse com um intervalo muito grande sem ver alguma delas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Denis: As minhas revisões eram feitas por meio dos esquemas que eu elaborei, uso de flashcards e principalmente por meio da resolução de questões da banca do concurso que eu iria fazer.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Denis: Resolver questões é essencial, pois cada banca tem uma forma diferente de trabalhar certos assuntos e por meio da resolução de questões é possível entender a metodologia da banca e até mesmo extrair questões bem parecidas com as que vêm na prova. Durante meus estudos resolvi em torno de 47.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Denis: Língua portuguesa sempre foi a minha maior dificuldade nas provas. O que me ajudou a superar foi fazer o estudo esquematizado por banca e resolver muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Denis: Na semana antes das provas eu sempre faço revisões de todas as disciplinas cobradas no edital. No dia antes da prova, resolvo algumas questões e revejo alguns resumos que são mais “decorebas”.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Denis: No último concurso que fiz não teve prova discursiva, mas nos anteriores, que também fui aprovado, teve na modalidade de estudo de caso. A preparação para provas discursivas consistia em resolver as questões de concursos anteriores durante a semana e elaborava questões próprias para que eu pudesse treinar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Denis: Durante minha trajetória dos estudos, uma das minhas maiores falhas foi buscar fazer todo concurso que surgia. Isso acabava atrapalhando um pouco, pois não conseguia focar 100% do meu tempo para um único concurso e em consequência disso meu desempenho nas provas era bem baixo. A partir do momento que comecei a direcionar o meu foco para apenas uma área específica, os resultados começaram a aparecer.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Denis: Jamais pensei em desistir, mesmo com as dificuldades sempre acreditei que um dia iria alcançar meus objetivos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Denis: A jornada de estudos para concurso público é um processo desafiador, mas sempre tem um retorno. O conselho que deixo é que não desistam de tentar, pois as dificuldades irão aparecer e para superá-las só depende de você. Uma dica fundamental é manter a constância nos estudos e nunca deixar de estudar, pois esse processo que vai permitir você alcançar êxito.