Aprovada em 14º lugar na Prefeitura de Campina Grande para Auxiliar de Saúde Bucal

“Aconselho a tirar das reprovações uma lição, estudar aquilo que errou e que tem mais dificuldade. Estar sempre com pé no chão, se você estudou saiba que outras pessoas estão estudando mais do que você e por isso você vai ter que dar o seu melhor para ser melhor do que elas. “
Confira nossa entrevista com Débora Ribeiro, aprovada em 14º lugar na Prefeitura de Campina Grande para Auxiliar de Saúde Bucal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Débora Ribeiro: Sou formada em Comunicação Social, porém não me encontrei na profissão e tenho o curso técnico em Técnico em Saúde Bucal, 34 anos e sou de Campina Grande (PB).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Débora Ribeiro: Desde 2014 que eu comecei a estudar sério para concurso. No começo foi difícil, mas após 1 ano comecei a obter êxito nas provas que eu fazia, tanto que sou concursada em uma prefeitura de uma cidade aqui na Paraíba. Tive muitas decepções também, em 2016 só não fiquei na lista de aprovados de uma universidade federal por causa de uma questão, e pior ainda, por que a questão eu havia acertado e na hora de passar para o gabarito resolvi mudar, essa ideia infeliz me custou à aprovação em um cargo federal. Depois fiz outros concursos, que fiquei classificada, mas não perto o suficiente para ser chamada. Percebi que a cada ano que passa meus concorrentes para cargos de nível sem especialização ficam cada dia mais bem preparado, e como eu não queria desistir dos concursos resolvi mudar meu foco, analisei os editais de concursos de prefeituras aqui do meu estado e vi algo em comum entre eles, sempre havia vaga para o cargo de Auxiliar ou Técnico em saúde bucal e a concorrência era relativamente baixa se comparada ao cargo de Agente administrativo. Resolvi fazer o curso e logo de cara passei em 1° lugar no concurso da prefeitura de Areial (PB), mas como é distante de onde moro resolvi não assumir. Continuei estudando pois já sabia da possibilidade de abrir concurso na prefeitura aqui da minha cidade, abriu o edital e vi de cara 18 vagas para o meu cargo li o edital e percebi que esse concurso seria mais concorrido do que o que eu passei anteriormente por causa do porte da cidade e principalmente o salário que foi oferecido. Como já sabia da qualidade do curso resolvi comprar principalmente para cobrir os assuntos de conhecimentos gerais (Raciocínio Lógico, História e o Estatuto dos servidores de Campina Grande) e como sempre o Estratégia não me decepcionou. Quando saiu o resultado e vi que tinha ficado dentro das vagas foi só agradecer a Deus por mais essa conquista e também ao curso, pois sem eles talvez eu não tivesse garantido essa conquista.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Débora Ribeiro: Eu trabalho de 08 as 13 horas em outra cidade e estudava a tarde e a noite todos os dias desde o dia em que saiu o edital até o dia anterior a prova.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Pretende continuar estudando?
Débora Ribeiro: Prefeitura Municipal de Caturité, 3° lugar, Agente Administrativo.
Prefeitura Municipal de Areial, 1° lugar, Auxiliar em consultório Dentário.
Pretendo assim que assumir o cargo na prefeitura de Campina Grande fazer uma segunda graduação em Biblioteconomia ou Arquivologia e claro continuar estudando para concurso. Enquanto esse dia não chega continuo estudando para os concursos de nível médio em especial o da UFPB previsto para ocorrer no segundo semestre de 2022.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Débora Ribeiro: Sim, não me privei de nada.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Débora Ribeiro: Sou solteira. Minha família e amigos sabem da minha vocação para “concurseira” e me apoiam muito. Inclusive tenho exemplos na família, tanto minha irmã como meu cunhado são funcionários públicos concursados.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Débora Ribeiro: Estudei durante 60 dias focada nas matérias que tinha mais dificuldade como Raciocínio Lógico e Português, e claro alguns conteúdos da parte específica que eu não tinha muita familiaridade.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Débora Ribeiro: Eu aprendo mais lendo do que vendo vídeo aula e como os PDFs do Estratégia são completos estudei apenas por eles, quando eu não entendia algum assunto ai eu recorria as vídeo aulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Débora Ribeiro: Através de grupos de concurseiros do Facebook.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Débora Ribeiro: Os resumos no final de cada PDF e também a mescla de questões e conteúdo estudado que vocês colocam ao longo do material.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Débora Ribeiro: 5 horas por dia, estudando duas matérias por dia e resolvendo muitas questões. Teve dias que eu resolvi mais de 300 questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Débora Ribeiro: Faço muitos simulados pois é errando que se aprende, pelo menos é assim que funciona comigo. Além é claro de resolver provas anteriores da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Débora Ribeiro: Teve dias que eu resolvi mais de 300 questões. Toda questão que eu errava anotava num caderno e ia procurar as respostas e anotava para ficar revisando depois.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Débora Ribeiro: Como eu sou da área de humanas tem bastante dificuldade com calculo, por isso matérias como RL e Matemática sempre me dar um frio na espinha quando aparecem em provas. Além disso, português por causa das suas inúmeras regras mas já melhorei bastante, já teve concurso que eu consegui gabaritar essa matéria o que mostra a minha evolução.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Débora Ribeiro: Revisando até o último minuto de sair de casa para ir fazer a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Débora Ribeiro: Meu principal erro é não manter a rotina de estudo depois que passa a prova. E o principal acerto para mim é ter adquirido o hábito de responder provas ou questões, se eu não fizer isso o meu rendimento não rende.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Débora Ribeiro: Em 2016 quando eu não passei na UFCG por causa de uma questão, e pior ainda, uma questão que eu tinha acertado e resolvi mudar no gabarito. Até hoje quando passo em frente à universidade fico triste por saber que se eu não tivesse feito isso hoje seria funcionária pública federal rs. Mas eu não posso desistir, por mais que esteja feliz em ter passado num concurso da minha cidade, eu não quero e não posso me acomodar. Eu ainda não desisti de ser funcionária federal e essa é minha próxima meta a ser cumprida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Débora Ribeiro: Aconselho a tirar das reprovações uma lição, estudar aquilo que errou e que tem mais dificuldade. Estar sempre com pé no chão, se você estudou saiba que outras pessoas estão estudando mais do que você e por isso você vai ter que dar o seu melhor para ser melhor do que elas.