Aprovada em 12° lugar para Assistente Administrativo no concurso EBSERH
Concursos Públicos
“Meu conselho é focar nos estudos. Observe as matérias que você tem mais afinidade e as que têm menos, foque primeiro nas que tem menos e depois para as que têm mais afinidade. É melhor procurar os concursos na sua área […]”
Confira nossa entrevista com Débora Almeida Chaves, aprovada em 12° lugar para Assistente Administrativo no concurso EBSERH:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Débora Almeida Chaves: Eu sou Débora Almeida Chaves, estou com 38 anos, sou administradora (CESUPA) e tecnóloga em gestão pública (IFPA), especialista em Economia Regional e Meio Ambiente e Gestão Pública (ambas pela UFPA), e Mestra em Planejamento do Desenvolvimento (UFPA). Me considero uma pesquisadora, pois eu gosto muito de pesquisar e publicar artigos sobre as minhas descobertas e análises. Eu sou de Belém – PA (onde eu nasci e vivo até hoje).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Débora: Fazia muitos anos que não estudava para concursos, minha primeira experiência de concurso foi aos 19 anos, uma prova para o Banco do Brasil, depois disso me foquei nos estudos acadêmicos e pesquisa na universidade. O último concurso que tinha feito foi em 2012, para CORECON/PA no qual fiquei em 9º lugar. Em 2019, estava com muitas dificuldades financeiras, após não concluir o meu doutorado, e vi a oportunidade de tentar novamente o concurso público, e então vi o concurso nacional da EBSERH com oportunidades para Belém, então me inscrevi, estudei e passei.
Uma coisa interessante, sobre o concurso da EBSERH/2019 para o CHU-UFPA é que ele teve uma baixa inscrição de candidatos aqui em Belém, se não me engano foram só 48 inscritos para a área de Analista Administrativo e 28 foram fazer a prova (nesse domingo choveu muito aqui em Belém) e desses apenas 7 foram classificados. Sabe por que poucos se inscreveram? Pois era cadastro de reserva. Eu me inscrevi, estudei, passei, esperei quatro anos e agora tenho um emprego público. Nunca perca qualquer oportunidade que aparecer!
Já no concurso de 2023 eu fiz porque ainda não tinha sido convocada, logo eu não posso perder as oportunidades, não passei no cargo que eu queria – Analista Administrativo – Administração, mas pelo menos consegui ser classificada como assistente administrativo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Débora: Eu só estudava. Mas muitas vezes trabalhava junto com a minha mãe para ter um dinheirinho, isso às vezes quebrava o ritmo de estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Débora: Fui aprovada no concurso da EBSERH CHU-UFPA 01/2019 – Analista Administrativo – Administração Hospitalar, no qual no edital fiquei em 6º lugar em Belém e 40º na Classificação Nacional (porém neste concurso tenho um processo junto ao TRF1 devido a problemas com a IBFC quanto a minha prova de títulos e essa classificação pode mudar em breve, estou esperando resultado de recurso). E no da EBSERH CHU-UFPA 01/2023 para assistente administrativo, no qual fiquei em 12º lugar.
Claro que pretendo continuar estudando. Eu estou estudando para poder alcançar resultados em concursos melhores. Em especial tribunais, porque te dão a oportunidade de estudar, e também alguma autarquia federal que tenha vaga para administrador.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Débora: A minha vida social fica muito restrita, porque são muitas coisas para ler e revisar, é preciso ter foco para passar, deixar de sair, ficar horas estudando, mas esse sacrifício pode te levar a ir há um lugar melhor algum tempo depois.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Débora: A minha família me apoia para os estudos, querem que eu passe no concurso, mas fazem barulho quando estou estudando ou me pedem para fazer as coisas! Mesmo assim eu me viro para estudar. Meus amigos torcem e oram por mim para eu poder ter uma vida boa e gastar o meu futuro salário com eles hehehe! Mas eles me ajudam muito, me apoiam e me dão sempre uma palavra de incentivo para não desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Débora: Tenho estudado para diversos concursos na área administrativa e de administração, tenho gasto em torno de 3 a 4h por dia de estudo. Estudo mais pela parte da noite, porque o dia é complicado. Manter o foco é o mais importante. Além de direcionar a atenção para as disciplinas que tenho mais dificuldades ou as que não me dou bem nas provas já realizadas. Afinal, toda a prova é uma oportunidade de aprendizado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Débora: Eu estudo ora por PDF ora por vídeo aula. Para algumas disciplinas “mais teóricas” ou as que eu já tenho conhecimento, leio os PDF, mais para revisar. Agora as disciplinas que tenho mais dificuldades assisto os vídeos aulas para poder ter as explicações de como entender o conteúdo e responder as questões.
Gosto muito dos simulados e os bizus eles ajudam muito.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Débora: Conheci o Estratégia Concursos pelo Youtube, quando eu estava estudando para o concurso da EBSERH em 2019, afinal faziam muitos anos que eu não estudava para concursos, e achei muito boas as aulas no youtube e como as pessoas falavam bem do Estratégia Concursos. Assistir várias vídeos aulas, o que me ajudou muito a passar nesse concurso. E vinha acompanhando aulas por lá para os demais concursos que eu fui me inscrevendo, porém pelo o Youtube sempre falta alguma coisa e não é tão bem organizado como na plataforma do estratégia concursos.
Então em 2022 descobri o Corujinha Social através de um comentário no Youtube, entrei em contato com a equipe do Estratégia, me explicaram tudo o que eu precisava fazer e então fiz a minha assinatura, e depois renovei em 2023. Afinal eu posso não ter dinheiro, mas conheço alguém que tem um cartão de crédito para me emprestar hehehe! (mas tenho que pagar depois ehehe!!). E desde então tenho estudado só pelo Estratégia Concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Débora: Eu também conheci outros cursos como o Gran Concursos e o Direção Concursos tudo pelo Youtube, mas nunca fiz nenhum plano com eles.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Débora: Sim, fiz alguns que não me lembro agora, já são tantos concursos, mas não me dei muito bem não! Por isso passei a focar só no Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Débora: Isso sim, muita diferença. Quando eu comecei a focar direto no Estratégia Concursos, isso só mesmo assistindo pelo youtube as notas nos concursos que eu fiz melhoraram muito. Depois que fiz a assinatura, mesmo sendo Corujinha Social, houve uma melhora grande quando ao meu desempenho, antes de ser assinante sempre ficava entre os candidatos medianos, depois eu já fui chegando perto da nota de corte, às vezes não passando por meio ponto, um ponto, como nesse último concurso da EBSERH 2023 para Analista Administrativo, por exemplo. Tanto que em 2023 consegui ser classificada para a prova de títulos no Concurso da UFPa para o cargo de Administração.
Pra mim as ferramentas mais importantes são assistir as vídeos aulas com as explicações, fazer os simulados, os bizus e também fazer alguns resumos sobre o assunto que ajuda muito. Ainda não sei usar o LDI para estudar, mas vou aprender.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Débora: Eu estudava (e ainda estudo) em torno de 3 a 4h por dia, quase sempre à noite. Estudo primeiro as disciplinas que eu tenho mais dificuldade e as que eu não gosto, as que eu conheço melhor deixar para estudar depois.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Débora: Fazia os simulados e lia os resumos que eu fazia, em especial de leis, por eu sempre esqueço alguns detalhes das leis e jurisdições então tenho que ler para isso ficar tudo na minha cabeça.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Débora: Eu gosto mais de ler o conteúdo e assimilar o que estou estudando. Resolvo poucas questões na plataforma do Estratégia Concursos, mas gosto muito dos simulados porque eles preparam para o modelo da prova que eu vou fazer.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Débora: Não gosto de matemática, contabilidade e informática – detestava essas disciplinas na universidade. Então elas sempre são um problema para mim, tanto que quando estudo para os concursos foco nelas primeiro, porque senão vai dar tudo errado!
Em relação a matemática, gosto das aulas do Prof. Bruno em especial a parte de lógica (além de ele ser um gatinho, assim a gente estuda e também se apaixona hehehe!! Mas o foco é no conteúdo do concurso), mas gosto muito também dos outros professores de matemática do estratégia concursos explicam bem direitinho o conteúdo e como resolver isso em prova, sem ficar perdendo tempo batendo cabeça com a questão. Tanto que depois de estudar pelo estratégia concursos melhorei muito a resolução das questões de prova, antes eu só acertava no máximo 2 questões hoje já consigo acertar umas 5 questões.
Em informática, gosto da Prof. Manu, ela dá uns bizus muito bons em banco de dados e sistemas da microsoft, mas o Prof. Rafael Lacerda também explica os conteúdos muito bem, de forma bem direta e do jeito que as bancas pedem. Em informática eu era um horror! Teve concurso que eu tirei zero em informática, agora já consigo umas 3 ou 4 questões.
Já em contabilidade as aulas do Prof. Gilmar Possati têm me ajudado muito a relembrar alguns conteúdos e realizar as provas e a entender o que a banca quer.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Débora: Foquei nas revisões, assistindo as vídeo aulas com os simulados ou lendo os bizus para não esquecer o conteúdo e ASSISTO SEMPRE A REVISÃO DE VÉSPERA – Isso para o concurso de 2023. Já em 2019, só assistir as aulas do youtube mesmo.
Adoro as dicas dos professores para não esquecer aqueles macetes de conteúdo e também de leitura da prova. Destaco alguns professores, em especial a Prof. Elisabete que dá dicas ótimas para leitura da prova (palavrinhas do bem e palavrinhas do mal – leio as provas desde então assim e tem dado muito certo) além das dicas do que ela deu para o que comer no dia da prova, agora sempre levo uma bolsa grande com vários suprimentos como carboidrato e um pouco de glicose (tipo: pão, fruta e suco) para poder aguentar a prova seja a manhã toda ou as que são o dia todo. O Prof. Ricardo Campanário é sempre muito gentil em responder às minhas questões na plataforma (embora as matérias dele não sejam as minhas favoritas) além de sempre acertar umas questões, gosto do Prof. Herbert para direito administrativo e licitação, do Prof. Antonio Daud para LPGD, e também o Prof. Leandro Ravyelle para Orçamento. (Ele é melhor que a Gabriela)
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Débora: No caso da prova da EBSERH em 2019 houve questão discursiva, similar a uma pergunta de prova, nada do tipo redação, bastava responder. Mas naquele ano não tive acesso a qualquer tipo de apoio via Youtube, respondi como eu sabia.
Já em 2023, assisti poucas aulas sobre questões discursivas, fiz a prova discursiva como eu sabia, pois escrevi muitos artigos. Gosto dos Bizus e dos mapas estratégicos do que assistir aulas sem ser para redação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Débora: Meus acertos foram focar no que eu não sabia e não desistir mesmo que demorasse para aprender. Meu erro foi achar que eu sabia demais alguma coisa e depois esquecer disso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Débora: Pensar em desistir… sempre bate essa vontade…. vem o cansaço, às vezes as frustrações, as lágrimas, fazer a prova e não ser classificado, mas se você desiste nunca vai conseguir. E o concurso público era uma das únicas opções para mim. Aqui em Belém – PA o mercado de trabalho é muito complicado, você estuda muito e querem te pagar um salário mínimo – um absurdo! E eu não queria isso para mim, sabia que estudar me levaria longe. O concurso me ajudaria a ter estabilidade financeira e resolver várias coisas na minha vida. Minha principal motivação é poder ter a possibilidade de ter uma vida melhor para mim e para a minha família, pois nós estamos há vários anos passando por dificuldades financeiras e o salário no serviço público pode ajudar muito a mudar a nossa situação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Débora: Meu conselho é focar nos estudos. Observe as matérias que você tem mais afinidade e as que têm menos, foque primeiro nas que tem menos e depois para as que têm mais afinidade. É melhor procurar os concursos na sua área e com locais com os quais você se identifique. Se não conseguir a classificação ou aprovação para continuar a estudar, toda prova de concurso é um aprendizado.
E não tenha medo de nada e não ligue para quaisquer pessoas que não estejam na mesma sintonia que você. Não dê importância para os que as pessoas dizem para você sobre estudar para concursos: que isso é uma besteira, que demora para ser chamado, que você está perdendo tempo – nunca deixe isso tocar você. Já ouvi isso diversas vezes, mas sempre soube o que eu queria… Porque a vida de concurseiro é solitária e cansativa, mas no final vale muito a pena, você pode mudar a sua trajetória e ter novas perspectivas.