Aprovada em 3º lugar no concurso SEMSA Manaus para Fisioterapeuta
Concursos PúblicosSaúde
“A minha maior motivação é poder oferecer um futuro melhor pra mim e para as pessoas que amo e, claro, ser realizada profissionalmente.”
Confira nossa entrevista com Daniele Vieira de Sousa, aprovada em 3º lugar no concurso SEMSA Manaus para Fisioterapeuta:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniele Vieira de Sousa: Meu nome é Daniele Vieira de Sousa, tenho 34 anos, sou de Santarém – Pará, mas moro em Manaus há quase 4 anos. Sou formada em fisioterapia pela Universidade do Estado do Pará, com especialização em traumato – ortopedia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniele: Tomei a decisão de estudar para concursos para adquirir a estabilidade, e, além disso, porque realizar atendimentos domiciliares e na rede privada, infelizmente não me dava o retorno financeiro esperado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Daniele: Atualmente, eu trabalho e estudo, e já sou servidora pública da secretaria de saúde do estado do Amazonas. Desde que comecei a me dedicar aos estudos para concurso, conciliava trabalhando pela manhã e pela noite estudava, inclusive aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Daniele: Já fui aprovada em 5 concursos públicos. O último foi esse da SEMSA que consegui o 3º lugar. No mês de maio saiu o resultado do Corpo de saúde da Marinha e fiquei em 4º lugar. E, agora, vou fazer a prova da Polícia Militar do Amazonas para o cargo de Oficial de saúde, mas fui classificada na prova objetiva em 7º lugar. Pretendo sim continuar estudando, existem alguns objetivos que ainda almejo. Fora que estudar faz parte da vida do profissional da saúde,
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Daniele: A minha vida social não é tão agitada, mas sempre procurei dividir as coisas, principalmente a dedicação à família, pois preciso viajar para vê-los já que moram em outro estado.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Daniele: Sou solteira, não tenho filhos ainda, mas minha família sempre me apoiou nessa empreitada que não é fácil.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Daniele: Já venho estudando há um bom tempo, principalmente matérias específicas da área de fisioterapia, mas para a prova da SEMSA me dediquei exclusivamente por 2 meses, pois tive que estudar também para outras provas anteriormente. A disciplina é algo fundamental. Para não perder o foco, sempre tracei meus objetivos e sigo até alcançá-los, mas tive que diminuir o contato com as redes sociais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Daniele: Para minha preparação utilizei principalmente os PDF’s, caso eu tivesse dúvidas recorria para as aulas em vídeos. Também utilizava as aulas em áudio que inclusive foram de grande importância.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Daniele: Basicamente, estudei pelo Estratégia Concursos Tive sim apoio de outros materiais, mas a base foram os PDFs que são de melhor qualidade comparado a outros cursos concorrentes. Além disso, o Bizu Estratégico ajudou bastante na reta final. Conheci o Estratégia pela internet, mas já usava há algum tempo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Daniele: O meu estudo foi dinâmico. Dividi as matérias em grupos, e ao longo da semana variava o estudo para abarcar o máximo de conteúdo de todas as matérias e não deixar nenhuma de lado. Claro que algumas eu tinha mais dificuldade e acabava dedicando mais tempo a elas. Geralmente, tentava estudar 8 horas por dia, mas com o trabalho e outros afazeres, nem sempre conseguia cumprir essa meta, daí compensava nos finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Daniele: As minhas revisões sempre foram baseadas nos meus resumos, tenho meu “caderninho do sufoco”, mas o que foi primordial para minhas aprovações foram as questões que resolvi ao longo da minha preparação e as questões comentadas, que também foram muito importantes.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniele: Na semana que antecede a prova sempre tento focar na resolução de exercícios e nos meus resumos basicamente. Já na véspera, tento relaxar o máximo possível, ver um filme, ouvir música, dormir para preparar a mente e o corpo no dia da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniele: Os principais erros foram por vezes a falta de estímulo, deixar se abater pelo cansaço em alguns dias. Mas o principal acerto com certeza foi saber administrar melhor o meu tempo e as tarefas diárias.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniele: Tem momentos que realmente pensamos em desistir, porque bate o cansaço, a falta de confiança em si mesmo, porém sempre tracei meus planos e objetivos e pretendo alcançá-los. A minha maior motivação é poder oferecer um futuro melhor pra mim e para as pessoas que amo e, claro, ser realizada profissionalmente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniele: Gostaria de dizer que vida de concurseiro não é fácil, muitos obstáculos surgem no caminho e claro algumas reprovações. Porém se você tem um objetivo, vá em frente e não desista dos seus sonhos porque só você pode mudar o rumo da sua vida!