Aprovada em 1° lugar no concurso Correios para o cargo de Enfermeiro do Trabalho
Concursos Públicos
“Não desista. Insista. Não há problema em não estudar. O problema é parar completamente. Se você quer mais, corra atrás. Sempre é possível mudar, independentemente do quanto a sua vida está de cabeça para baixo ou sem tempo […]”
Confira a nossa entrevista com Daniela Santos dos Santos, aprovada em 1° lugar no concurso Correios para o cargo de Enfermeiro do Trabalho:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniela Santos dos Santos: O meu nome é Daniela, vim de uma família pobre e sempre fui determinada quanto aos meus estudos. Estudei em escola pública, fiz ensino médio no CTISM, que é uma escola técnica da UFSM na cidade de Santa Maria/RS. Passei pelo Prouni para Enfermagem. Gostava da faculdade, porém, não tinha brilho nos olhos por ela. Me formei e decidi fazer o Técnico em Segurança do Trabalho e depois a pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. Na verdade, seria um dos poucos campos de trabalho que imaginei naquele momento. Comecei a trabalhar na área, dar aula para cursos técnicos, palestras. Queria ser a melhor na minha área.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniela: Trabalho na mesma área há 14 anos. Fui para o mestrado e não fazia sentido, principalmente quando engravidei em 2020, sem apoio para finalizar a dissertação em meio a pandemia e grávida. Senti a necessidade de mais. E, desde então, me aventurei por cursos em diversas áreas, como artesanato e feiras, mas não conseguia largar tudo. Nessa época, eu aprendi muito. Até que um colega entrou na empresa e começou a me incentivar a entrar para o mundo dos concursos públicos. Eu dizia não, veementemente. Não durou muito e eu já estava fazendo provas e trocando informações sobre as aulas da prof. Adriana.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Daniela: Sim, sempre trabalhei e estudei. Em 2023, tive a minha segunda gestação. Com dois filhos, dois cachorros, casa e marido, emprego em tempo integral, cursos e pós-graduação em curso, comecei a estudar após o retorno da licença maternidade, final de 2023. Estudava o que dava, como dava, mas nunca parei. Se for 2 horas ou 5 minutos. Todo dia um pouquinho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Daniela: Fui aprovada em 3° lugar no meu primeiro concurso, EBSERH – Enfermeira do Trabalho. Estava focada no CNU, mas nesse meio tempo, fui aprovada em mais dois concursos municipais para Enfermeira, porém, fiquei mal colocada. E em 1° lugar nos Correios para Enfermeira do Trabalho.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Daniela: Todas essas aprovações, ocorreram em um ano efetivo de estudos. Perdi muitas festas, muitos finais de semana, algumas atividades com meus filhos, algumas noites de sono, mas sempre com um propósito maior. Nos primeiros seis meses, tive foco total, até férias tirei para estudar. E, depois, dei uma relaxada, pois o equilíbrio é fundamental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Daniela: Tenho total apoio do meu marido. Quando desanimo é ele que me levanta e fica com as crianças. Hehe. Os meus filhos me apoiam do jeitinho deles e a família, em geral, já entende melhor e vibra pelas minhas conquistas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Daniela: Posso dizer que todo conteúdo estudado ao longo desse ano foi o mesmo do concurso dos Correios. Após, EBSERH e Petrobras estava focando em CNU e com o cancelamento e os alagamentos da minha região, desestabilizaram o meu emocional. O que me fez continuar, foi ter muitas provas e foco no objetivo. Essa rotina de provas me estimula a continuar, independentemente do resultado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Daniela: No início, somente às leis e videoaulas. Seguida de resumo, da qual eu tenho mais facilidade de aprendizado. Depois, alguns PDFs dos assuntos que eu tinha dificuldade. Para quem tem tempo, o estudo com a lei, vídeos e revisão é o combo perfeito. Para quem tem pouco tempo, é saber administrar os pontos fracos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniela: Conheci através do meu ex-colega Rodrigo. Ele me incentivou a iniciar a vida de concurseira e pude ver de perto a alegria do seu 1° lugar em um grande concurso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Daniela: O Estratégia foi o meu primeiro curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Daniela: Sim, o Estratégia elevou o nível da preparação. Até mesmo com o rico conteúdo do Youtube. A didática dos professores é incrível, assim como o conhecimento. É inspirador ser aluna de grandes mestres.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Daniela: Na verdade, foi de 0 a 8 horas. Alguns dias sem conseguir abrir nenhum material e alguns dias para correr atrás. Nunca estudei muitas horas, mas nunca parei de estudar. Sempre focando em questões que valiam mais, geralmente específicas e nas disciplinas com maior dificuldade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Daniela: Resumos e simulados sempre.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Daniela: Muitas!! A resolução de questões traz além de um parâmetro do conhecimento, uma intimidade com o gerenciamento do tempo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Daniela: Matemática, sempre foi complicado devido ao tempo e por querer rapidez na resolução das questões. Continuo sempre estudando.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniela: Fiz algumas revisões, alguns grifos, mas fiquei “light”. Nada de correr atrás do prejuízo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Daniela: Não teve. Aconselharia focar na discursiva e depois no conteúdo específico.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniela: O principal erro, com certeza, foi querer zerar o edital. Nunca dá. E o acerto, foi equilibrar os estudos com a rotina e focar nas dificuldades.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniela: Muitas vezes, mas é algo passageiro. A minha motivação são os meus filhos e meu bem estar mental. Luto todos os dias para ser melhor e ter o melhor. Mostrar a eles que estudar sempre é o caminho. Não importa qual vida eles sigam.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniela: Não desista. Insista. Não há problema em não estudar, o problema é parar completamente. Se você quer mais, corra atrás. Sempre é possível mudar, independentemente do quanto a sua vida está de cabeça para baixo ou sem tempo. Coloque o celular no “não perturbe”.