Aprovado em 4° lugar no concurso do SESPA para o cargo de Analista de Sistemas
Concursos Públicos
“Concurseiros, por favor, não desistam, eu sei que é um caminho cansativo, você acaba abdicando do seu lazer, dos seus amigos, de momentos que não gostaria de perder, a gente sente que tá dando vários passos para trás […]”
Confira nossa entrevista com Daniel Rego Moraes, aprovado em 4° lugar no concurso do SESPA para o cargo de Analista de Sistemas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Daniel Rego Moraes: Sou Paraense, tenho 34 anos, sou de Abaetetuba-PA, atualmente formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Engenharia de Software.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Daniel: Decidi estudar para concursos no ano de 2020 através do apoio da minha namorada que já era concursada. O que me levou a tomar essa decisão foi porque eu era desempregado e minha mãe estava passando por problemas financeiros, então queria ser aprovado em um concurso bom para poder ajudar ela e também mudar de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Daniel: Na época que comecei a estudar para concursos, eu não trabalhava, então dedicava 6 horas líquidas por dia para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Daniel: Em 2020 mesmo fui aprovado e classificado no concurso da Prefeitura de Salvaterra-PA para Agente Administrativo, depois em 2022 para Agente Administrativo novamente para a Prefeitura de Moju-PA e neste ano de 2023 para o concurso da Sespa para Analista de Sistemas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Daniel: Durante a minha preparação eu pouco saí de casa, era Pandemia, então isso ajudou a estudar sem peso na consciência de dizer não para os amigos rsrs, porém logo que acabou a pandemia saí algumas vezes, mas sempre que chegava em casa no fim da noite, continuava meus estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Daniel: Poucos me entenderam nessa caminhada quando estava iniciando, então o apoio que tive foi da minha namorada e da minha mãe e alguns amigos que estavam estudando para concursos, só quem trilha esse caminho, entende o nosso lado, mas em Salvaterra onde morei por 2 anos e meio, fiz amigos que estavam na pegada do concurso e isso me incentivou ainda mais a continuar estudando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Daniel: Estudei por 3 meses e o que me ajudou a manter a disciplina foi a necessidade de ajudar minha mãe e o desejo de mudar de vida, ter minhas próprias coisas, eu sabia que um dia iria dar certo, que a minha hora iria chegar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Daniel: Eu utilizei os PDFs do Estratégia, pois a vantagem é que através deles eu poderia estudar no meu tempo e fazer minhas marcações no material, porém quando ficava com muita dúvida eu assistia videoaula no modo acelerado claro rsrs.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Daniel: Conheci o estratégia através de alguns anúncios que vi no instagram e também por que meus amigos da área de concursos falavam muito bem.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Daniel: Cheguei a utilizar outros materiais de outras plataformas, mas me incomodava o fato de não ter pdf para certas matérias da área de T.I e quando tinha, não era aprofundado.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Daniel: Não fiz, larguei em pouquíssimo tempo o material anterior, e preferi estudar pelo Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Daniel: Sim, com certeza, o material do estratégia tem todas as matérias pro meu concurso e com PDFs completos cheios de questões pra resolver, eu utilizei muito as trilhas estratégicas, material excelente que fazia eu poupar tempo na hora de organizar meu cronograma.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Daniel: Eu peguei como base a trilha estratégia da Serpro, e fiz algumas adaptações para estudar para a Sespa, eu sempre gostei de estudar no máximo 3 matérias por dia, e cronometrava 1 hora para cada matéria, totalizando 3 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Daniel: Eu gostava de pegar provas anteriores da área de T.I e resolver elas no fim de semana, essa era a minha forma de revisar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Daniel: Durante minha preparação para o concurso da Sespa, fiz em torno de 1.000 questões antes da prova rsrs.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Daniel: Eu tinha bastante dificuldade em Desenvolvimento de Software, principalmente nas questões que envolviam análise de linhas de códigos, mas através das vídeoaulas do prof. Raphael Lacerda, tudo ficou mais claro pra mim, gosto bastante do jeito que ele administra a aula e meu percentual de acertos na disciplina subiu de 60% para 80% graças a ele.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Daniel: É um momento que normalmente ficamos mais tensos, pois o dia tá chegando, mas consegui relaxar durante esse período e continuei na pegada de resolver questões e provas anteriores.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Daniel: Eu utilizei o material do prof. Carlos Roberto, e as dicas dele foram fundamentais para o meu sucesso na prova discursiva, antes eu não ligava pra prova discursiva e sempre me dava mal, até por que acabamos deixando de lado essa etapa e focamos mais na objetiva, mas aconselho a todos a estudar pra prova discursiva com a mesma garra e dedicação que a prova objetiva, pois são pontos preciosos e podem garantir sua tão sonhada aprovação no concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniel: Meu erro foi ter sido um concurseiro ping-pong por quase 2 anos, fiz provas para várias áreas de concurso, comecei estudando para área de tribunais, depois fui pra administrativa, depois policial, bancária, e isso rendeu muitas reprovações.
Meu maior acerto foi ter focado em apenas uma área, e em alguns meses estudando para área T.I já consegui o resultado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Daniel: Sim, depois de ter sido reprovado em um concurso que tinha 365 vagas imediatas, pensei que aquilo não era pra mim, no período foram 8 reprovações e todas eu não conseguia nem o cadastro de reserva, mas depois de alguns dias pensando eu dizia pra mim mesmo “Mas eu já cheguei até aqui, não tem sentido desistir de tudo”, então voltei a estudar e foi a melhor escolha com certeza.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Daniel: Concurseiros, por favor, não desistam, eu sei que é um caminho cansativo, você acaba abdicando do seu lazer, dos seus amigos, de momentos que não gostaria de perder, a gente sente que tá dando vários passos para trás, mas depois que vocês conseguirem a aprovação, vai ser um salto enorme que vocês vão dar na vida de vocês, estudem e se imaginem tomando posse no cargo que vocês almejam, não desanimem com as reprovações, reprovar em concurso é normal, não é o fim do mundo, aproveitem que tem muito concurso bom vindo ai, a sua hora vai chegar!