
“Se é realmente o sonho de vocês, então lutem até conseguir. Vocês terão altos e baixos, mas resistam e não desistam jamais (…). Durante o processo, cuidem da saúde metal de vocês (boa alimentação, atividade física, meditação e oração). Se você tem uma religião, fortaleça a fé em seu Deus, que ele irá te abençoará e te mostrará o caminho da aprovação.”
Confira a nossa entrevista com Wilson Zacarias Aires Neto, aprovado em 2° lugar no concurso PM AM para Oficial Fisioterapeuta:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wilson Zacarias Aires Neto: Sou Fisioterapeuta, tenho 35 anos e sou de Manaus- Amazonas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Wilson: Sempre gostei de estudar. Já sou funcionário público, mas almejava um cargo melhor. E ser Fisioterapeuta da PM AM é um grande sonho. Em 2011, quando teve o último concurso da PM no meu estado, fiz o concurso mas não passei, pois não havia me dedicado como gostaria.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wilson: Sim. Possuo dois cargos públicos na área da saúde. Entre um paciente e outro eu estudava e a noite e nos fins de semana também.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wilson:
- Assembleia Legislativa do estado do Amazonas – ALEAM (Fisioterapia – 5° colocado)
- Secretaria Estadual de Saúde/ SES-AM (Fisioterapia – 40 colocado)
- Prefeitura Municipal de Iranduba – (Fisioterapia – 1° colocado)
- Fundação de Apoio ao Idoso Dr. THOMAS ( Fisioterapia – 4° colocado)
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wilson: Tive que abdicar de muitos momentos de lazer e confraternização. Evitava sair para ter mais tempo para me dedicar aos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wilson: Sim! Todos me incentivaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wilson: Estudava em média 8 horas por dia. Fiz um cronograma com metas e objetivos a serem alcançados semanalmente. Deu certo!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Wilson: Livros, artigos e videoaulas e materiais em PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wilson: Um amigo me indicou, fiz uns cursos no passado e gostei.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wilson: Sim! Eu amei! Os conteúdos são atualizados e não são resumidos. O Estratégia foi o único curso em que encontrei um curso de qualidade da minha área de atuação, a Fisioterapia. As apostilas são excelentes e os professores são preparados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Wilson: Eu estudava ao mesmo tempo todas as disciplinas que o edital cobrava. Antes do edital ser publicado eu estudava apenas Português, SUS, e o meu específico (Fisioterapia). Após o edital ser lançado me dediquei as outras disciplinas. Estudava em média 8 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Wilson: Sim! Durante os estudos faço resumos. Um mês antes da prova eu início as revisões com releitura dos resumos feitos e realização de simulados e provas antigas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wilson: A realização de questões e exercícios ajuda você a relembrar o conteúdo e você se prepara de como a banca pode cobrar determinado assunto/conteúdo. Esse processo de resolver exercícios e simulados é um termômetro para saber como você está e ajuda muito na segurança e autoconfiança para o dia da prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wilson: A maior dificuldade era o Português. A forma de cobrança do Português pela banca FGV é um pouco peculiar e incerta.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wilson: Somente de revisões. Aumente a quantidade de hora de estudos e foquei nos assuntos que tinha mais dificuldade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Wilson: Teve sim! Foi a parte mais desafiadora, pois eu nuca havia feito uma prova discursiva, logo não sabia como me preparar. Mas eu usei os meus resumos de estudos para elaborar questões discursivas e realizei muitas leituras de casos clínicos da minha área.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Wilson: Estou treinando diariamente a parte aeróbica e a parte de força também.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wilson: Erros: Gostaria de ter estudado mais os conteúdos que tenho mais dificuldade.
Acertos: Realizar um cronograma e ser fiel a ele.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wilson: Não! Me imaginava fardado realizando minha função, isso me motivou diariamente. Tenho muita fé em Deus, orei muito para que esse sonho fosse alcançado (religião e espiritualidade ajudam muito nesse processo).
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wilson: Se é realmente o sonho de vocês, então lutem até conseguir. Vocês terão altos e baixos, mas resistam e não desistam jamais. Iniciem a estudar o quanto antes, antes mesmo do edital ser lançado, assim você estuda com calma e com tranquilidade. Estudem por editais antigos. Se organizem e façam cronogramas de estudos e sejam fieis a eles. Comprem um bom curso online com videoaulas e apostilas em PDF (recomendo os cursos do Estratégia Concursos). Durante o processo, cuidem da saúde metal de vocês (boa alimentação, atividade física, meditação e oração). Se você tem uma religião, fortaleça a fé em seu Deus, que ele irá te abençoará e te mostrará o caminho da aprovação.