Aprovado em 18° no concurso CBM-ES para Soldado Combatente
Concursos Públicos
“Outrossim, adquira um material de estudos confiável, procure orientações de quem tem propriedade para falar e veja o que os aprovados fizeram e absorvam o máximo possível.”
Confira a nossa entrevista com Vitor Ricardo Vetis Bregonci, aprovado em 18° no concurso CBM-ES para Soldado Combatente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vitor Ricardo Vetis Bregonci: Gostaria de primeiramente agradecer a Deus por essa oportunidade de contar a minha história, pois sem ele não conseguiria alcançar as minhas conquistas. Meu nome é Vitor Ricardo Vetis Bregonci, tenho 23 anos e resido em Vila Velha no Espírito Santo. Fiz meu ensino médio no IFES campus Vitória e atualmente faço faculdade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vitor Ricardo: O concurso público me atraiu porque, na minha opinião, é uma das formas mais meritocráticas de conseguir um emprego no Brasil, em que o candidato depende mais do seu esforço e dedicação, já que a prova é a mesma para todos. Além disso, a estabilidade e a possibilidade de um bom salário me motivaram.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Vitor Ricardo: Durante o meu processo de estudos tive auxílio da minha família e somente estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Vitor Ricardo: Eu ao longo dos últimos anos tive algumas aprovações, as quais são: aprovado na EAMES (entre os primeiros), ESA, EsPCEx (2 vezes), AFA, Efomm (2 vezes), soldado do CBMES (2018), oficial do CBMES (2018), assistente administrativo da Prefeitura de Vila Velha e do Conselho Regional de Química do Espírito Santo ( cadastro de reserva), trabalhador portuário do OGMO-ES em 11º lugar e mais um vez para soldado do CBMES em 18º lugar (2022). Atualmente, pretendo continuar os meus estudos para área fiscal, o que já venho fazendo e estudando há um tempo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Vitor Ricardo: Nos meus primeiros concursos eu saía com mais frequência com os amigos e tinha uma vida social mais normal, porém mais recentemente eu estou saindo com menos frequência. Contudo, sempre pratico atividade física regularmente e recomendo aos candidatos que façam uma atividade para desestressar do processo dos estudos, caso possível.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Vitor Ricardo: Eu sou solteiro e não tenho filhos. Em relação a família, tive que convencer eles sobre a importância do concurso, além disso o apoio do meu irmão Lucas Francisco foi fundamental, ele sempre me motivou. Tive um pouco de dificuldade com o entendimento dos amigos, mas eles se acostumaram e alguns me incentivaram muito ao torcerem por mim. Agradeço aos meus familiares e amigos por tudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Vitor Ricardo: Para ser bem sincero eu não estudei focado para o concurso de soldado dos bombeiros do ES. Eu fui com o conhecimento que já tinha acumulado ao longo dos anos de estudos e conseguir lograr êxito na prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vitor Ricardo: Já assisti muitas aulas presenciais, porém, atualmente, os materiais que mais uso são PDFs e videoaulas, já que eu alterno entre os dois. O PDF torna o estudo mais rápido, porém quando tenho dificuldade a videoaula é uma excelente opção.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vitor Ricardo: Ao procurar um curso online para estudar e assistir entrevistas de aprovados vi que o Estratégia tinha um renome grande e excelentes resultados, por isso decidi confiar o meu estudo nesse cursinho.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Vitor Ricardo: Eu já estudei por cursinhos presenciais quando o meu foco maior era em concursos militares. O que mais me incomodava era o deslocamento e a falta, algumas vezes, de um material condensado e organizado em uma plataforma só.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Vitor Ricardo: A diferença na preparação é notória, o que mais encontrei positivamente no Estratégia foi poder estudar de qualquer local, tendo uma material organizado, confiável e compilado, o qual tenho a certeza que por meio dele posso ser aprovado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vitor Ricardo: Meu estudo para concurso teve muitos altos e baixos, às vezes estudando por ciclos, outras, por cronogramas e outras focadas em acabar uma matéria por vez. Creio que a melhor forma é a adoção de um ciclo de estudos que possa ser cumprido, caso contrário pode gerar desmotivação no concurseiro.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vitor Ricardo: Eu confesso que poderia ter feito mais revisões. Hoje entendo que é interessante realizar simulados com frequência e fazer bastantes questões para revisar, além de ler mapas mentais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vitor Ricardo: A resolução de questões é imprescindível para fixação do conteúdo estudado ao longo das aulas e para a revisão das disciplinas. Ao longo do meu estudo, realizei milhares de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vitor Ricardo: Em relação a esse concurso dos bombeiros, tive mais dificuldade em física, pois já tinha tempo que não tinha contato com algumas matérias e fórmulas dessa disciplina. Tive que selecionar bem as questões dessa disciplina que gastei energia na prova, pois elas estavam bem difíceis e tinha pouco tempo para resolver cada uma.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vitor Ricardo: Eu não direcionei tempo de estudo para essa prova, somente revisei algumas fórmulas e conteúdos na parte da manhã que antecedeu a prova. Porém considero extremamente necessário que o candidato revise as matérias na semana antes da prova e as fórmulas matemáticas das matérias que possuem cálculo. Além disso, um bom descanso na noite anterior da prova é essencial.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vitor Ricardo: Meus principais acertos foram encontrar um cursinho, nesse caso o Estratégia, em que posso confiar que o material é de qualidade e que posso seguir o estudo sem preocupação, além de eu sempre confiar no meu potencial para não desanimar ao longo do processo e frequentemente fazer muitos concursos. Como erro considero o fato de ter tido um pouco de dificuldade na adaptação que as técnicas de estudo para concurso demandaram.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vitor Ricardo: As dificuldades sempre aconteceram ao longo do processo, mas eu sabia que não podia desistir. A minha maior motivação era olhar para trás e ver o tanto de coisas e aprovações que abri mão para continuar estudando, além de saber que muitas pessoas torciam por mim e se sentiam motivadas com minha história.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vitor Ricardo: Não se desanime com as reprovações porque é normal. Eu, por exemplo, reprovei no concurso da CGU, do Banco do Brasil, entre outros. Eu sempre gostei de me testar e fazer muitos concursos e isso foi o meu diferencial muitas vezes, por isso recomendo que o concurseiro faça muitas provas. Outrossim, adquira um material de estudos confiável, procure orientações de quem tem propriedade para falar e veja o que os aprovados fizeram e absorvam o máximo possível. Confie em Deus, vai dar certo!