Aprovada no concurso SEMSA Manaus com Especialidade em Enfermeiro Geral
Saúde
“Faça de tudo para manter a disciplina. Se afaste de quem e do que lhe tira do foco. Seja persistente e tenha o seus objetivos claros.”
Confira nossa entrevista com Nathalia Barbosa Dos Santos aprovada no concurso SEMSA Manaus com Especialidade em Enfermeiro Geral:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la.
Nathalia Barbosa Dos Santos: Sou enfermeira graduada pela Universidade Federal do Amazonas desde 2018. Pós-Graduada em Terapia Intensiva em 2019/2020 pelo CEFAPP-AM. Atuo na assistência desde 2018 e ingressei na terapia intensiva em 2020. Atualmente trabalho na UTI do Hospital Adventista de Manaus.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nathalia: A vontade de alcançar a tão sonhada estabilidade financeira que só o concurso consegue proporcionar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Nathalia: Sim. A minha carga horária de trabalho era de segunda a sexta das 07h às 17h. Então, eu sempre estudava à noite, no mínimo 2h por dia, todos os dias, exceto aos domingos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Nathalia: Esse foi o primeiro concurso que fui aprovada. É o segundo que faço. O primeiro concurso que fiz foi em 2019 pra EBSERH, fui classificada, porém não fui chamada. Pretendo continuar estudando, dessa vez com foco para Enfermeiro do Tribunais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Nathalia: Eu continuei mantendo a minha vida social, claro que de forma mais reduzida e com a condição de sempre estudar antes de ir para qualquer evento. Vez ou outra eu estava cansada e desmotivada, mas o meu noivo que sempre foi o meu maior apoiador e incentivador, estava ali para me estimular nas horas difíceis. Ele sempre falava: “estuda pelo menos uma horinha hoje..” hahaha e eu acabava indo e estudando até mais! O apoio dele foi fundamental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Nathalia: Eu estou noiva e já moramos juntos há 2 anos. Ele sempre me apoiou e incentivou. Na verdade, foi ele que me incentivou a começar a estudar de verdade para concurso. Meus amigos e família também sempre me apoiaram incondicionalmente. Sou muito grata a todos!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Nathalia: Eu estudei por 8 meses para esse concurso. Disciplina é a chave do sucesso. Eu fiz um cronograma simples de matérias que eu precisava estudar por semana. Daí seguia religiosamente. Todos os dias eu estudava um novo assunto, após isso revisava um que já tinha estudado e pra finalizar fazia as questões. Me afastei de coisas que me tiravam do foco (redes sociais, principalmente). Dediquei meu tempo durante a semana pra trabalhar/estudar/dormir. Essa era a minha rotina de segunda a sexta. Aos sábados eu só poderia sair se eu já tivesse estudado. Domingos eram o meu dia livre.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nathalia: Eu comprei o curso de preparação específico pra SEMSA, no portal no Estratégia. Nele tinham videoaulas com os PDFs. A principal vantagem dos PDFs do Estratégia é que eles são extremamente direcionados e completos. Você estuda o que realmente “despenca na prova”! Sinceramente, eu não vi desvantagens nesse curso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nathalia: O meu noivo foi aluno do Estratégia quando se preparou para o concurso que ele fez na área do Direito pro TJAM. Ele foi aprovado há alguns anos. Então foi ele que me recomendou o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Nathalia: O diferencial do material do estratégia são os famosos PDFs que são disponibilizados na plataforma. É um material de altíssima qualidade, direcionado, completo, simples de entender. Você não precisa se esforçar em procurar material pela internet, livros e afins para estudar. O Estratégia já te dá tudo mastigado só pra você estudar e absorver.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nathalia: Eu estudava uma matéria por dia da semana, excluindo o domingo que era de descanso. Fiz um plano simples de estudo, que eu sabia que ia conseguir cumprir.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nathalia: Eu fazia revisão todos os dias de estudo. Logo após aprender um novo assunto, eu ia revisar um assunto antigo que já tinha estudado. Usava os meus resumos que fazia no caderno e no iPad.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nathalia: A resolução de questão é a parte mais importante. É como você treina e aprende como a banca cobra os assuntos, as pegadinhas, etc. Sem fazer questão você vai cru pra prova e certamente não se sairá bem. Não lembro quantas questões eu fiz, mas com certeza foram mais de 400 hahah
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Nathalia: Eu tinha dificuldade em informática e raciocínio lógico. Superei fazendo muitas questões. Uma coisa que nunca esqueci e que foi fundamental pra eu aprender raciocínio: o professor Brunno Lima falou da importância de não se pular etapas e a construir o seu conhecimento tijolinho por tijolinho, aprendendo do mais simples ao mais avançado, e no final, você conseguiria se desenrolar em qualquer questão. Dito e feito!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nathalia: Eu foquei em revisar assuntos que eu ainda não estava 100% segura. É só resolver questões. Um dia antes da prova foi o meu dia livre para relaxar e me preparar mentalmente. Nada de viradão.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nathalia: Meu principal acerto foi o meu esforço em manter a disciplina. O meu maior erro foi achar que eu não era capaz e muitas vezes me deixar abater pelo medo. Pense sempre positivo!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nathalia: Sim, pensei. A minha maior motivação era pensar no que eu queria pro meu futuro, na minha qualidade de vida, no retorno financeiro, nas coisas que eu queria alcançar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso?
Nathalia: Faça de tudo para manter a disciplina. Se afaste de quem e do que lhe tira do foco. Seja persistente e tenha o seus objetivos claros.