Aprovada em 1° lugar no concurso ELETROBRAS para Técnico em Meio Ambiente
Concursos Públicos
“Os pdfs são muito completos e didáticos. Não é necessário buscar outros materiais por fora. Gostei muito da trilha estratégica, que te ajuda a se organizar em relação aos conteúdos e a ordem a serem estudados.”
Confira a nossa entrevista com Mariana Luna, aprovada em 1° lugar no concurso ELETROBRAS para Técnico em Meio Ambiente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Mariana Luna: Sou formada em Ciências Biológicas, mas tenho técnico em Meio Ambiente, o que me possibilitou tentar o cargo de técnico neste concurso. Tenho 34 anos e sou do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Mariana: Frustração com o setor privado principalmente, além de um bom salário e prestígio de um cargo público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Mariana: Comecei a estudar para o IBAMA no final do ano passado. Naquele momento ainda trabalhando como professora. Quando o ano letivo terminou, eu foquei somente nos estudos e consegui me organizar para fazer uma reserva financeira e continuar os estudos no início de 2022.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Mariana: Com exceção do concurso da Eletronuclear, nunca havia sido aprovada em concursos, apenas em processos seletivos. Já fui aprovada em dois processos seletivos pra professor de Ciências do município de Jaraguá do Sul – SC em 2019 e do estado de Santa Catarina em 2021, além do processo seletivo para técnico em Meio Ambiente em Corupá – SC em 2021 também.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Mariana: Durante a preparação eu praticamente não tive vida social.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Mariana: Sou solteira e não tenho filhos. Moro com a minha mãe e ela me apoiou totalmente neste projeto. Por ter esse apoio eu consegui me dedicar integralmente aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Mariana: Por volta de sete meses somando o tempo de estudo para o IBAMA e para a Eletronuclear. A disciplina é um exercício diário, é algo que você vai construindo. Você não vai conseguir estudar 6 horas no primeiro dia. O importante é manter o foco no objetivo e a constância naquilo que você está fazendo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Mariana: Usei os pdfs e os flashcards que eu produzi a partir dos pdfs. Os materiais escritos são muito completos e didáticos, o que facilita o estudo. Treinei bastante com questões e com provas antigas da banca do concurso, que nesse caso foi a Cesgranrio.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Mariana: Conheci o Estratégia por meio das aulas gratuitas no YouTube do professor Rosenval em meados de 2016…
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Mariana: Como citado anteriormente, os pdfs são muito completos e didáticos. Não é necessário buscar outros materiais por fora. Gostei muito da trilha estratégica, que te ajuda a se organizar em relação aos conteúdos e a ordem a serem estudados. Muitas vezes não saber o que estudar ou como começar causa ansiedade e insegurança, mas a trilha faz isso pra você e você só precisa sentar a “bunda” na cadeira e mandar ver! O sistema de questões é muito bom porque tem muitas questões cadastradas. Você pode fazer muitos exercícios e treinar bastante!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Mariana: Tentei medir as horas mas sempre esquecia de marcar no celular, então posso dizer que em média estudava umas 4 horas líquidas. Nas duas últimas semanas devo ter aumentado pra 6 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Mariana: Eu fazia leitura dos resumos feitos por mim ou disponibilizados pelos professores, fazia questões e revisava a partir de flashcards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Mariana: Essencial, principalmente as questões da sua banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Mariana: Direito administrativo e informática. Eu fazia resumos porque isso me ajudava a processar melhor o que eu lia. No resumo eu tentava reescrever aquele parágrafo com as minhas palavras.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Mariana: Na semana revisei muito com flashcards e fiz provas antigas da banca. No pré-prova eu estudei o dia todo, até umas 9 da noite.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Mariana: O acerto foi começar a estudar por flashcard e revisar bastante. O erro foi não ter tentado equilibrar minha rotina com uma melhor alimentação e exercícios. Engordei demais porque descontava toda a minha ansiedade na comida.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Mariana: Nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Mariana: Primeiramente entender que a aprovação é um processo. No início vai ser difícil. Você vai pensar que não vai conseguir, que o conteúdo é muito extenso, que tem gente que não trabalha e tem mais tempo disponível, enfim, vários pensamentos que te levarão a desanimar, mas nesse momento você tem que ter foco e CONSTÂNCIA. Mesmo que seja somente 1 hora por dia. Simplesmente comece. Saia do zero, engate a primeira. Você vai perceber que se fizer, mesmo que um pouquinho, mas fizer TODO DIA, chegará um momento em que você olhará para trás e verá o quão longe você chegou. Sua porcentagem de acertos nas questões vai aumentar, sua compreensão sobre os assuntos também, você perceberá que está dominando aquele assunto que antes tinha pavor só de começar a ler. Mas não se engane, pra isso acontecer será necessária muita disciplina, foco e CONSTÂNCIA! Acredite em você e saiba onde quer chegar. Jamais se compare com os outros. Cada um tem o seu tempo nesta jornada.