Aprovado em 29° lugar para Escrivão no concurso PC SP

“Não é fácil, mas se você não desistir sua hora irá chegar, INEVITAVELMENTE.”
Confira a nossa entrevista com Lucas Violin Rodrigues, aprovado em 29° lugar para escrivão no concurso PC SP:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Violin Rodrigues: Meu nome é Lucas, tenho 22 anos, formado em tecnologia em segurança pública pela Universidade Cruzeiro do Sul. Sou da região do Grande ABC, nascido em São Bernardo do Campo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Lucas: Por vocação e influência da família, que é toda da área da segurança pública. Tenho um pai e um irmão que são policiais civis e minha mãe é guarda civil municipal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: Graças a Deus e a minha família tive o privilégio de somente estudar, o que me ajudou muito a deslanchar meus estudos e atingir um bom nível em pouco tempo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação?
Lucas: Já fui aprovado para agente de segurança metroviária (segurança do metrô) e para agente de organização escolar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: No período pré-edital levei uma vida social normal, sem muito isolamento. Já após a saída do edital, optei por não sair mais e estudar todos os dias, sem exceção.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Por ser de uma família de concurseiros, o apoio foi TOTAL.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas: Especificamente para escrivão por 3 anos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Utilizei todos os métodos de estudo mas o que sempre gostei e funcionou melhor para mim foram as videoaulas, modalidade em que o Estratégia, na minha opinião, sai na frente dos outros cursos pelo capricho na produção e pela didática dos professores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Durante a jornada de concurseiro tive contato com quase todos os cursos, por pesquisa na internet e indicação, principalmente. O estratégia, em específico, conheci pesquisando na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Lucas: O diferencial do estratégia é a quantidade de professores de excelência, é um curso que tem ótimos professores em todas as matérias, fator que em alguns cursos concorrentes não se faz presente. Muitos têm professores excepcionais, mas não em sua totalidade de disciplinas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: As videoaulas são o ponto forte do estratégia, extremamente objetivas, completas e de fácil entendimento. Também sempre acompanhei as questões dos PDFs que tinham comentários de professores e que também é um recurso excelente.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Estudava duas matérias por dia, sempre uma que eu gostava com uma que não gostava tanto, por exemplo, Direito Constitucional (gosto muito) junto com Português (especialmente a parte gramatical, que tive um pouco mais de dificuldade).
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Lucas: Sempre acompanhei as videoaulas fazendo meus próprios resumos. Fiz um caderno de anotações para cada disciplina e quando acabei de ver toda a matéria, revisei as minhas anotações. Costumava fazer questões por tópicos, pelo menos 50, e fazia de 100 a 150 para tópicos importantes como Inquérito Policial.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: TOTAL! Senti meu estudo evoluir demais quando comecei a fazer muitas questões. Para mim, essa é a chave da aprovação, pois refinamos o conhecimento e nos atentamos para o que mais é cobrado pelas bancas. Fiz mais de 10.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Raciocínio Lógico e Português, sempre estudei essas matérias no mesmo dia de matérias que gosto muito, como era o caso de Direito Constitucional e Processual Penal.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Nada muito extremo, mantive o ritmo padrão até a véspera, onde fiz uma revisão dos pontos mais cruciais. Na minha opinião, a aprovação se constrói com antecedência, nunca gostei de forçar demais na semana de prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas: Acima de tudo, dominar o conteúdo da prova objetiva e treinar a parte de redigir respostas, para saber colocar sua resposta de maneira justificada e bem escrita.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Meus estudos têm um ponto divisor de águas, que foi o momento em que comecei a resolver MUITAS questões. No início procurava entender todos os conceitos, mas não exercitava tanto, algo que não aconselho.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Nunca pensei em desistir, meu maior incentivo foi reconhecer que fui privilegiado e sempre quis fazer jus ao investimento.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Não é fácil, mas se você não desistir sua hora irá chegar, INEVITAVELMENTE. Para quem estiver começando, aconselho a pegar gosto pelo estudo, pois quando você passa a gostar, fica mais fácil. Se todo dia você aumentar um pouco o seu conhecimento, uma hora você vai conseguir, tenha certeza disso.