Aprovado em 8° no concurso Goinfra para Gestor de Engenharia
Concursos Públicos
“Não pense na trajetória, foque no resultado, veja aonde você quer chegar! Tente mentalizar as coisas boas que virão com a aprovação, tudo vai valer a pena!”
Confira a nossa entrevista com Lucas Nunes de Barros, aprovado em 8° no concurso Goinfra para Gestor de Engenharia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Nunes de Barros: Sou formado em engenharia civil, tenho vinte e cinco anos de idade e natural de Brasília-DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Eu estava em um cenário de muita incerteza dentro do mercado privado, e isso não me deixava tranquilo. Como sempre dei muito valor a minha qualidade de vida, resolvi me aventurar no mundo dos concursos, onde poderia encontrar boa remuneração e tranquilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: No início dos estudos, sim. Como eu trabalhava dentro do canteiro de obras, ambiente muito barulhento e dinâmico, não havia como estudar durante o expediente, que ia das 7h às 17h. No período noturno, eu estudava. Isso foi no início da minha jornada. Depois de algum tempo, dediquei-me somente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas: O concurso da GOINFRA foi o primeiro em que consegui ficar dentro do número de vagas. O cargo era de Gestor de Engenharia, e alcancei a oitava colocação na prova. Sim, pretendo conquistar outros objetivos na minha carreira de concurseiro.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: No começo da minha preparação, fui extremamente radical em relação a isso. Passei muito tempo sem sair com ninguém. Entretanto, depois de algum tempo, percebi que ter uma vida social saudável faz parte da trajetória. O importante é não perder de vista o que é prioridade e seguir disciplinado.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Não sou casado nem tenho filhos. Sou filho de pai e mãe concursados, então eles entendiam e me apoiavam bastante na caminhada, sempre me dando conselhos e me fortalecendo emocionalmente. Além dos meus pais, meu irmão e minha noiva foram pessoas fundamentais em toda a trajetória. É imprescindível ter suporte. No tocante a amigos, quase ninguém sabia que eu estudava. Tenho um amigo que também estuda e era com ele que eu compartilhava mensagens de motivação e, também, materiais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lucas: Direcionado ao último concurso, estudei somente vinte dias. Entretanto, já estudava há praticamente três anos para outras provas. O último concurso que fiz só possuía uma disciplina diferente das que eu já estudava, então dediquei os vinte dias somente a ela. Não “passei em oitavo colocado estudando vinte dias”, isso é impossível.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Lucas: Usei essencialmente PDF’s durante toda a minha preparação. Além disso, fiz um curso intensivo de português, o qual me ajudou a elevar bastante meu nível na matéria. A grande vantagem de estudar por PDF é a velocidade e a praticidade com que se consegue aprender. No início era difícil, pois somos doutrinados a ver alguém nos ensinando e, então, transcrever o que ela diz. Apesar disso, com esforço peguei o jeito e ficou tudo mais fácil.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Um amigo concursado disse-me que usou material do Estratégia quando passou no concurso, então experimentei e gostei.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: Desde meu primeiro contato com concursos públicos, só utilizei material do Estratégia. Com certeza, o grande diferencial é o material escrito, ele é completo e muito bem explicado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Lucas: Depois que passei a me dedicar somente aos estudos, montei um cronograma bem amplo, que comportava seis matérias por dia. De manhã, eu colocava as principais matérias ou as mais difíceis para mim, porque estava descansado. De tarde, eu estudava disciplinas de média dificuldade.
Por já estar bem cansado à noite, eu estudava matérias que já dominava ou que eram fáceis para mim. Eu fazia um ciclo de cinquenta minutos de estudo e dez de descanso. O tempo de estudo para cada matéria era de dois ciclos desse. No fim do dia, chegava a seis ou sete horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Lucas: Eu avançava no conteúdo até quarta-feira. De quinta-feira a sábado, eu revisava tudo o que tinha avançado até quarta e fazia muitas questões. Na última semana de cada mês, fazia um simulado no fim de semana e tentava revisar, durante a semana, tudo o que eu já tinha estudado, tudo mesmo!
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: Resolver exercícios é indispensável para se preparar em alto nível. Não adianta só ler ou ver videoaula, é necessário fazer muitas questões. Considerando as questões dos PDF’s, devo ter feito algo em torno de vinte mil.
Estratégia: Quais as disciplinas em que você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Português era uma matéria complicada para mim. As outras disciplinas eram novas, então eu achava legal aprender algo diferente. Para melhorar meu desempenho, fiz um curso intensivo e coloquei a disciplina para estudar durante a manhã, horário em que eu estava bem descansado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Na semana que antecedeu a prova, li muita lei seca e fiz muitas questões. No dia anterior à prova, li algumas coisas relacionadas a prazos e outros assuntos “decorebas”. Fiz isso até meio dia, depois fui descansar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas: Desde muito tempo eu me preparava para provas discursivas, sempre praticando a escrita e a organização do meu texto. As bancas gostam de uma dissertativa bem organizada e com uma “estética” bonita, então me apeguei a isso. Meu conselho é justamente treinar construção de ideias no texto, mas praticar de fato, sentar e escrever no papel! Além disso, ler bastante sobre coisas relacionadas à área do concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Meu principal erro foi ser muito radical nas minhas relações sociais. Meu principal acerto foi ser muito disciplinado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Pensei sim. Minha principal motivação foi pensar nos exemplos que tenho na família, pessoas que sofreram muito na vida e que, mesmo assim, não desistiram de nada. Hoje, graças a Deus e a elas, posso ter uma condição boa de vida. Eu precisava fazer o mesmo, não podia desistir!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Não pense na trajetória, foque no resultado, veja aonde você quer chegar! Tente mentalizar as coisas boas que virão com a aprovação, tudo vai valer a pena! Não fique com medo do que você vai enfrentar, seja forte e corajoso! Desejo que todos os que se dedicam possam sentir a felicidade de conquistar a aprovação! Vai dar tudo certo, siga firme no objetivo!