Aprovado em 50° no concurso CBM-ES para Soldado Combatente
Concursos Públicos
“No meu caso, quando aprendi a fazer revisões utilizando o método das revisões cumulativas e o método do ciclo de estudos, a minha preparação ficou muito melhor e, com o passar do tempo, comecei a gostar muito de estudar. Acho que com métodos, persistência e constância, todos conseguem a aprovação.”
Confira a nossa entrevista com Leonardo Costa Silva Oliveira, aprovado em 50° no concurso CBM-ES para Soldado Combatente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leonardo Costa Silva Oliveira: Atualmente possuo Ensino Médio Completo, tenho 19 anos e moro em Cataguases, Minas Gerais, onde nasci.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: No terceiro ano do Ensino Médio, estava na última etapa de um vestibular, o pism, da UFJF. Para realizar a inscrição nesse vestibular, precisava escolher o curso pretendido. Então, me deparei com aquela lista imensa de faculdades e percebi que não me identificava com nenhuma. Daí, após várias conversas com a minha família, decidi estudar para o concurso dos bombeiros de Minas Gerais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Leonardo: Não, apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Leonardo: Esse foi o primeiro concurso no qual fui aprovado. Não parei de estudar, pois o meu foco é o concurso para Oficiais dos bombeiros de Minas Gerais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Leonardo: Eu mantinha uma rotina com prioridade nos estudos. Ia todos os dias na academia e não deixei de sair com amigos e família nos finais de semana. Mas estudava todos os dias.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Leonardo: Eu namoro e não tenho filhos. Minha família e amigos apoiaram a minha caminhada como concurseiro não exigindo que eu fizesse uma faculdade como acontece com a maioria que termina a escola. Além disso, sempre me incentivavam a seguir esse meu sonho de ser bombeiro.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Leonardo: Estudo há 1 ano e meio focado no concurso dos bombeiros de Minas Gerais, mas, durante a minha preparação, apareceu a oportunidade de fazer o concurso dos bombeiros do Espírito Santo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Conheci o Estratégia através de propagandas e vídeos que recomendavam o curso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Leonardo: Usei outros 2 cursos. O que mais me incomodava era a falta de detalhamento das matérias.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Leonardo: Fiz 3 concursos antes desse. O primeiro foi o CFO do CBM MG, que não utilizei curso nenhum, apenas meus conhecimentos da escola. Após ser reprovado, me matriculei em 2 cursos e fui reprovado no CFSD e no CFO do CBMMG no final do mesmo ano.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Leonardo: Senti uma diferença sim. Percebi que o material de Química do Estratégia é bem detalhado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leonardo: Eu estudava todas as matérias ao mesmo tempo. Eram 10 matérias e fazia em média 6 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leonardo: Eu fazia revisões cumulativas. Eu as fazia de 4 em 4 tópicos. Não fazia resumos, apenas lia o que anotava no caderno e fiz poucos simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Leonardo: Acho que a resolução de exercícios é muito importante. Fiz muitos, mas não lembro da quantidade certa.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Leonardo: A disciplina que eu tinha mais dificuldade era Química. Superei usando o método das revisões cumulativas e o ciclo de estudos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leonardo: Mantive a mesma rotina de estudos. No dia pré-prova eu não estudei.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leonardo: Meus principais erros foram não pesquisar desde o início métodos de estudos e não fazer muitos simulados. Quando pesquisei sobre como estudar e conheci o ciclo de estudos e o método de revisões cumulativas, melhorei muito o meu aprendizado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Leonardo: Pensei em desistir quando não fui aprovado no CFO do CBMMG, mas não por completo. Pensei em adiar a minha preparação para esse concurso e fazer uma faculdade. Mas, com o apoio da minha família, não desisti.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: Eu acho que antes de iniciar os estudos, todos deveriam pesquisar sobre como será esse estudo. Ou seja, quais métodos utilizarão para seguir essa preparação com constância e sem desanimar. No meu caso, quando aprendi a fazer revisões utilizando o método das revisões cumulativas e o método do ciclo de estudos, a minha preparação ficou muito melhor e, com o passar do tempo, comecei a gostar muito de estudar. Acho que com métodos, persistência e constância, todos conseguem a aprovação.