
“As duas ferramentas mais importantes durante a minha preparação foram: os PDF’s do Estratégia que me ajudaram bastante no momento de estudar com mais eficiência e saber exatamente o que era necessário ser estudado, e o programa de coach/mentoria que foi fundamental no momento de montar meu plano de estudos e acompanhamento.”
Confira a nossa entrevista com Kayque Euclides, aprovado em 26º lugar no concurso Petrobras – Mecânica (vagas destinadas para candidatos negros):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Kayque Euclides: Sou engenheiro mecânico formado na Universidade Federal do Espírito Santo em 2019. Tenho 28 anos e sou de Iúna interior do Espírito Santo, apesar de morar em Vitória-ES desde os meus 18 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Kayque: Por incrível que pareça esse concurso da Petrobras foi o primeiro que prestei, pois, vi que era uma oportunidade excelente, visto que, o concurso oferecia bastante vagas para a minha área e ninguém estava esperando que ele fosse lançado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Kayque: Na época que o concurso foi lançado, senão me engano no dia 17 de dezembro do ano passado, eu trabalhava, mas decidi abdicar do trabalho e focar completamente na prova, pois vi que seria possível em dois meses com a estratégia correta ser aprovado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Kayque: Durante a preparação para a prova eu fiquei extremamente focado. Só parava aos domingos, estudava de segunda até sábado. Estudando por volta de 5 horas líquidas diariamente, mas do que isso já me cansava e eu sentia que o meu rendimento caia muito. Mas continuava a manter uma vida social, saia para ir à praia final de semana e durante a semana também. Nada muito restrito, eu tinha minha meta diária de estudo e quando alcançava ela, já me dava a liberdade de poder ficar mais “relaxado”.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Kayque: Não sou casado, mas namoro. Quando tomei a decisão de começar a estudar para esse concurso da Petrobras eu tive uma conversa com a minha namorada e com a minha família explicando como seria a preparação e se seria necessário abdicar de alguns momentos com eles para conseguir a aprovação, mas nada muito restrito como disse anteriormente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Kayque: Desde o lançamento do edital (17 de dezembro) até a prova no dia 20 de fevereiro eu estudei por volta de 45 dias descontando Natal, virada do ano e os domingos. Para manter a disciplina não foi um desafio no meu caso, como eu decidi parar de trabalhar por aquele período, a minha única obrigação era estudar para prova, então montei uma rotina de estudos, onde dividi parte no horário da manhã e outra parte no período da tarde.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Kayque: Meu principal meio de estudo foi por meio de PDFs, tanto na parte teórica, como também na resolução de exercícios. Recorri algumas vezes à vídeo aulas, mas em casos muito específicos. A maioria do tempo foi lendo os pdfs e fazendo exercícios.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Kayque: No momento que soube do edital, eu vi que não teria tempo para rever toda a matéria do edital por livros convencionais em dois meses. Então, procurei por algum cursinho que me oferecesse um material completo e com qualidade para a minha ênfase. Foi nesse ponto que eu conheci o Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Kayque: Então, as duas ferramentas que mais me ajudaram durante a minha preparação foram: os PDFs que me ajudaram bastante no momento de estudar com mais eficiência e saber exatamente o que era necessário ser estudado, e o programa de coach/mentoria que foi fundamental no momento de montar meu plano de estudos e acompanhamento.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Kayque: Eu montei meu plano de estudos junto ao meu coach Diego Times que me “ensinou” a estudar para concurso. Ele montou um planejamento que foi fundamental para a minha aprovação e vou ser um pouco mais detalhista aqui, pois acredito que essa parte foi uma das mais importantes durante a minha preparação.
Basicamente dividimos o conteúdo em três partes: Conhecimento específico, língua portuguesa e inglês.
Sendo que a minha rotina se baseava no seguinte cronograma:
* 1h até 1h30min de leitura orientada de português grifando os conceitos mais importantes;
* No próximo dia eu resolvia todas as questões comentadas de língua portuguesa;
* Fazia o mesmo processo para conhecimento específico e inglês, ou seja, em um dia fazia a parte teórica por meio da leitura dos pdfs e no outro dia fazia a resolução das questões da parte teórica do dia anterior;
Pontos importantes que funcionaram no meu caso:
* Use um cronômetro tanto na parte teórica, como na resolução das questões;
* Mesmo que o conteúdo fosse grande, eu me forçava a ler ele todo dentro do tempo máximo de 1h30min;
* Na resolução das questões eu fazia o controle numa planilha do excel por tópico, onde eu avaliava o meu desempenho e nos tópicos onde a minha performance de acertos fosse menor que 80% eu resolvia todas as questões novamente.
Último ponto importante foi grifar todas as questões erradas durante a semana e revisar aos finais de semana somente as que continuava errando.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Kayque: Todas as revisões e simulados eu concentrava aos sábados, preferencialmente no período da manhã e resumos eu fiz no começo, mas depois percebi que eu perdia mais tempo do que de fato estudando, então eu parei com os resumos e adotei a tática da revisão por questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Kayque: O meu plano de estudos foi totalmente baseado em resolução de questões, toda hora eu estava resolvendo questões e pelo o que eu tenho anotado aqui foram mais 3000 questões, contando questões comentadas, simulados e outros exercícios feitos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Kayque: O maior desafio para mim neste edital foi relembrar a área específica. Pois, eu estava trabalhando em outra área e não tinha contato com o conteúdo há mais de três anos. Então lembrar de conceitos muitas vezes complexos em menos de dois meses foi bem desafiador. Mas a minha estratégia foi basicamente focar na resolução das questões comentadas e deixar a teoria um pouco de lado.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Kayque: Na semana da prova eu estava acabando pela segunda vez de ler e resolver todas as questões. Isso mesmo, eu fiz o edital todo duas vezes. Sendo que inglês eu não estava estudando mais, pois o meu aproveitamento estava muito bom, então decidi focar em português e na parte de conhecimento específico. Lembro que nos últimos 3 dias eu só revisei as questões comentadas mesmo e fui fazer a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Kayque: Eu cito dois principais erros que me prejudicaram muito no começo: Fazer resumos e não cronometrar meu estudo. Esses dois pontos me consumiam muito tempo e não eram produtivos, sorte que notei logo na primeira semana e logo mudei a estratégia.
O principal acerto foi fazer o controle através de uma planilha do meu desempenho em cada tópico, pois a partir daí eu tinha um panorama exato de onde eu deveria focar o meu tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Kayque: Não pensei em desistir pois o tempo de preparação para esse concurso era curto e eu sabia que era exatamente o que eu queria, trabalhar na minha área numa empresa de referência.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Kayque: Então, eu não sou nenhum especialista em concursos que acumula várias aprovações em editais diferentes. Mas se eu posso deixar uma mensagem para incentivar e orientar outras pessoas com base na minha experiência é: Procure pessoas que já passaram por essa experiência de aprovação e que você acredite no trabalho delas e siga o plano. Acho que na minha experiência o que mais me ajudou foi que eu não comecei a estudar com nenhuma estratégia da minha cabeça, pois eu não tinha nenhuma experiência com concursos. Então eu procurei alguém que entendia e essa pessoa me orientou como eu deveria estudar e basicamente eu segui o plano religiosamente. É isso! Desejo sorte, paciência e persistência a todos.