Aprovado em 17° lugar para Professor de Educação Física no concurso SEE PE
Concursos Públicos
“Juntando tudo isso com foco e disciplina, a tal sonhada aprovação vem!
Agradeço ao estratégia pelo enorme comprometimento e boa sorte a todos!”
Confira a nossa entrevista com Hugo Marcelo de Lima Costa, aprovado em 17° lugar para Professor de Educação Física no concurso SEE PE:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Hugo Marcelo de Lima Costa: Sou formado em Educação Física (Licenciatura), tenho 27 anos e sou de Recife (PE).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Hugo: Ter uma estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Hugo: Sim. Nos dias de folga, sempre me dedicava aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Hugo: Fuzileiro Naval 2016 (Soldado), Aprendiz de Marinheiro 2016 (Marinheiro), PMPE 2016 (Soldado), Prefeitura Municipal de Bom Conselho-PE (Professor de Educação Física, na colocação 37ª) e agora na SEE-PE 22 (Professor de Educação Física, na colocação 17ª). Pretendo continuar estudando, sim!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Hugo: Vida normal. Mas dando uma certa prioridade aos estudos principalmente nos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Hugo: Sim. Incentivando e apoiando em todos os momentos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Hugo: 09 Meses. Coloquei como meta a aprovação e me dedicava diariamente para isso. Principalmente porque tinha a novidade dá redação, que nos concursos anteriores não havia ocorrido. E nunca fui fã de prova discursiva. Coloquei a redação como desafio de vida e tirei 27,80 pts de 30 pts.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Hugo: Acompanhava as videoaulas com PDFs do Estratégia impressos e depois fazia resumos dos PDFs, revisando os assuntos por eles nos momentos indicados do planejamento de estudos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Hugo: Alguns amigos já eram alunos do estratégia e sempre falavam muito bem do curso. Daí decidi pegar um plano anual para me preparar dá melhor forma para o concurso SEE-PE.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Hugo: Sim. Os PDFs possuem os assuntos principais que mais são cobrados no concurso em preparação. E o sistema de questões do estratégia foi fundamental para a minha preparação em conhecer o que a banca do edital mais cobrava nas provas de concursos na área da educação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Hugo: Uma matéria por dia, as vezes duas (raramente). Estudava de 4 horas a 8 horas por dia (normalmente), as vezes estudava 1 hora ou 2 horas por dia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Hugo: Muito importante, pois o aluno identifica o que a banca do edital mais cobra nas provas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Hugo: Prova discursiva. Treinava semanalmente e uma professora corrigia minhas redações para que eu melhorasse onde tinha mais dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Hugo: Revisei o máximo de assuntos possíveis que mais achava que poderia cair na prova. Um dia antes da prova revisei para redação.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Hugo: Teve prova discursiva sim. Inclusive me matriculei em um curso paralelamente ao estratégia. Aconselho estudar para esse exame pois conta muito na aprovação, e ter alguém que possa corrigir suas redações simuladas é fundamental para progredir.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Hugo: Não consigo identificar erros, porém toda preparação para um concurso serve de experiência para um próximo. E o principal acerto creio que seja a aprovação no SEE-PE.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Hugo: Primeiramente, almeje um concurso que se identifique, mire ele e siga em frente. Procure um curso que lhe dê um rumo como estratégia, faça bastante questões da banca do edital. Crie um planejamento semanal e simule a prova como se fosse real. Juntando tudo isso com foco e disciplina, a tal sonhada aprovação vem! Agradeço ao estratégia pelo enorme comprometimento e boa sorte a todos !!!