Aprovado no concurso Jucepa para Técnico de Administração e Finanças – Administração
Concursos Públicos
“Minha mensagem seria no sentido de começar os estudos por meio de um material organizado e reconhecido no mercado. E depois, ter constância, disciplina e paciência para cumprir a rotina semanal de estudos, pois certamente esse será o melhor caminho para conquistar a aprovação no concurso almejado.”
Confira a nossa entrevista com Erick Patrick Guimarães da Silva, aprovado no concurso Jucepa para Técnico de Administração e Finanças – Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Erick Patrick Guimarães da Silva: Minha formação é Administração, tenho 32 anos e sou de Belém/Pa
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Erick Patrick: O fato de me possibilitar mais qualidade de vida e de manejar melhor minha vida pessoal com a profissional, além da remuneração que me ajuda a investir mais nos estudos para concursos maiores.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Erick Patrick: Sim, trabalhava e estudava. Na época eu trabalhava no turno da tarde como recepcionista em uma academia de musculação e pela manhã eu aproveitava para estudar na cabine de estudo que aluguei para ter mais concentração e disciplina. Em suma, foi interessante meu horário de trabalho pela parte da tarde porque me possibilitou ter mais energia e disposição para estudar pela manhã.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Erick Patrick: Fundação Papa João Paulo XXIII – FUNPAPA – Cargo de Administrador (2º lugar);
Conselho Regional de Fonoaudiologia – 9ª Região – Cargo de Auxiliar Administrativo (9º lugar);
Companhia Docas do Pará – CDP – Analista Portuário / Gestão de Pessoas (9º lugar); e
Junta Comercial do Estado do Pará – Jucepa – Cargo Técnico de Administração e Finanças (1º lugar).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Erick Patrick: Ficou reduzida, mas procurava ter momentos para relaxar com atividade física e passeios de bike.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Erick Patrick: Sim, mora só eu e minha e ela foi essencial para eu consegui ser servidor público atualmente. Ela me ajudava preparando minhas refeições, organizando alguns afazeres domésticos e sempre me incentivado para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Erick Patrick: Já tinha uma bagagem de conhecimentos em virtude de outros concursos prestados e na época fora publicado alguns certames estaduais com a mesma banca, o que me possibilitou treinar mais o estilo de cobrança da banca, só acrescentei as matérias específicas que ainda não havia estudado. Então, só estudei especificamente para o concurso após a publicação do edital e a motivação era a mudança profissional, melhores condições financeiras e qualidade de vida.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Erick Patrick: Os materiais utilizados foram os PDFs e videoaulas. A vantagem do PDF para mim é conseguir um maior aprofundamento no assunto e resolver muitas questões e a desvantagem é que em alguns momentos eu achava cansativo. Já a videoaula me ajudava nos momentos em que eu não estava muito disposto ou tinha certa dificuldade em entender determinado assunto e a possibilidade de acelerar o vídeo também acho interessante. Por outro lado, pode roubar boa parte do tempo. No final, a combinação de ambos os materiais acredito ser interessante no processo de estudo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Erick Patrick: Indicação de amigos
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Erick Patrick: Quando comecei a jornada de estudos para concurso, gostava mais de ler e percebi que os PDFs do estratégia eram bem didáticos e organizados, isso me chamou bastante atenção.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Erick Patrick: Eu aprendi sobre ciclo de estudos e isso funcionou bem, pois considerei mais realista para a minha realidade. Minha média de estudo era por volta de 2 horas e meia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Erick Patrick: As revisões eram feitas através de resoluções de exercícios e sempre que possível, priorizava os da própria banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Erick Patrick: O exercício é parte fundamental no processo de estudo, pois é o momento de treinar a teoria e o entendimento do assunto. Sempre que acabava de ler a teoria, procurava resolver por volta de 15 a 25 exercícios.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Erick Patrick: As disciplinas que envolvem cálculos são as que tenho mais dificuldade. No entanto, para esse concurso específico, as matérias como direito empresarial e civil superei por meio de videoaula e letra de lei, já que a banca tinha essa pegada de literalidade da lei.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Erick Patrick: Normalmente, eu estudo até a véspera da prova, pois dessa forma já consegui obter uns pontos a mais em outros certames. Então focava em revisões com vídeo aula e resoluções de exercício.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Erick Patrick: Minha preparação para a parte discursiva considero que fora deficitária, visto que tenho certa dificuldade para desenvolver a redação, treinei pouco. Então o meu conselho é realmente treinar mais, inclusive é isso que estou fazendo atualmente, tentando sanar esse déficit em mim.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Erick Patrick: A parte da discursiva sem dúvida foi o maior erro. Por outro lado, entender a forma de cobrança da banca, foi meu maior acerto, além de ter um lugar específico para estudar também me ajudou bastante na questão da disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Erick Patrick: Não, nunca pensei em desistir. Uma das principais motivações era a busca por melhores condições pra mim e pra minha tia que mora comigo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Erick Patrick: Minha mensagem seria no sentido de começar os estudos por meio de um material organizado e reconhecido no mercado. E depois, ter constância, disciplina e paciência para cumprir a rotina semanal de estudos, pois certamente esse será o melhor caminho para conquistar a aprovação no concurso almejado.