Aprovado em 3° lugar para Segurança da Tecnologia Da Informação no concurso BANRISUL
Concursos Públicos“Se estiver com dificuldade em todo o programa, não desanime mesmo que não consiga no primeiro concurso. No próximo, já será mais fácil. Se mesmo no segundo concurso não conseguir passar, no terceiro será mais fácil que o primeiro e o segundo, e assim por diante.”
Confira a nossa entrevista com Edson Mitsuo Sasaki, aprovado em 3° no concurso BANRISUL para Segurança Da Tecnologia Da Informação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Edson Mitsuo Sasaki: Tenho 56 anos, natural de São Paulo, sou engenheiro de computação e bacharel em direito aprovado na OAB.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Edson: Possibilidade de trabalhar formalmente mesmo com mais idade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Edson: Trabalhava como autônomo, o que ajudava a conciliar com os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Edson: Passei no concurso do Banrisul na área de TI em 3º lugar para Analista de Segurança da Tecnologia da Informação. Ainda continuarei estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Edson: Não tive que fazer nenhum sacrifício da vida social devido aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Edson: Desde a publicação do edital até o dia do concurso devo ter estudado de 1 a 2 horas líquidas por dia. Fazia anotação do que estava estudando para saber se estava progredindo no conteúdo do edital.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Edson: Como sempre venho estudando para concursos, utilizei os materiais em pdf.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Edson: Fiz outro cursinho para a OAB e embora tenha passado, não achei que iria ajudar em concursos públicos. Fiz outro cursinho para o MP RS, mas não tive uma boa colocação. Procurei outro cursinho e acabei fazendo um curso no Estratégia. Achei o material mais maduro pra enfrentar as provas.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Edson: Conheci outros cursos, mas o que me incomodava era o fato de serem fortes em determinados assuntos e outros não.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Edson: Sim, notei. Agora consigo escolher o material para cada disciplina conforme meu nível de conhecimento. Posso escolher usar vídeo, pdf completo, pdf resumido ou pdf anotado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Edson: Não estudei nada de Português e inglês para dar tempo de estudar outras disciplinas. Sempre estudei uma matéria de cada vez, de 1 a 2 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Edson: Para revisão reli uma vez minhas anotações.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Edson: Para mim é de extrema importância fazer exercícios. Da parte que estudei, fiz quase todos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Edson: Na parte de segurança da informação havia muitos termos novos para mim. As minhas anotações ajudaram bastante.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Edson: Na semana que antecedeu a prova, eu já estava terminando de cobrir as matérias que me propus a estudar. No dia pré-prova estava lendo minhas anotações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Edson: Meu erro foi não ter feito anotações melhores e meu acerto foi ter decido que não estudaria Português e Inglês (acertei 83% dessas questões).
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Edson: Não pensei.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Edson: Verifique seus pontos fortes e fracos em relação às matérias do edital. Talvez você possa dedicar mais esforços em certos pontos em que esteja mais fraco e assim melhorar a pontuação final. Se estiver com dificuldade em todo o programa, não desanime mesmo que não consiga no primeiro concurso. No próximo será mais fácil porque você se dedicou bastante no primeiro concurso. Se mesmo no segundo concurso não conseguir passar, no terceiro será mais fácil que o primeiro e o segundo, e assim por diante. Se o cursinho não for acessível, há a opção de juntar o material que encontrar na internet e estudar por provas antigas. Fiz isso na primeira vez que entrei no Banrisul em 2015 e deu certo. O Estratégia tem a opção do Corujinha Social, caso você se enquadre nos requisitos do programa, assim o valor do curso fica simbólico. De qualquer forma, não desista se realmente queira passar em algum concurso.