Aprovada em 20° no concurso SEMSA MANAUS para Assistente em Administração
Concursos Públicos
“Se acomodar e reclamar é mais fácil do que sair da zona de conforto. Antes da aprovação existe um longo percurso, incertezas, dificuldades, nada é certo. No fim só vai conquistar o nome na lista quem pagou o preço do estudo.”
Confira a nossa entrevista com Ana Camila Da Silva Brito, aprovada em 20° no concurso SEMSA MANAUS para Assistente em Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la.
Ana Camila Da Silva Brito: Olá, meu nome é Ana sou formada em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas, tenho 26 anos e moro em Manaus – Amazonas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Camila: Tenho pais que são servidores públicos, mas o engraçado é que eu lembro de quando eu era mais nova a pretensão de seguir nesse caminho não existia. Acho que o ponto de mudança foi quando a minha mãe me incentivou a fazer a prova do meu primeiro concurso lá em 2014, quando eu tinha 18 anos, o que acabou me levando a entrar nesse mundo e a conquistar a minha primeira aprovação no concurso da SES AM.
Após alguns anos no serviço público decidi sair do comodismo e buscar desafios maiores e foi assim que eu retomei os meus estudos e consegui essa que foi a minha segunda aprovação dentro do número de vagas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Ana Camila: Sim, trabalho. Para conciliar a rotina de estudos desde janeiro, quando saiu o edital, eu comecei a trabalhar em regime de plantão o que me auxiliou a focar 100% nos estudos nos dias em que não estava no trabalho. Já nos dias em que eu precisava trabalhar eu costumava resolver questões.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Ana Camila: No ano de 2022, realizei algumas provas, meu objetivo era o cargo de Administrador. Cheguei a ficar em 28º no concurso para Administrador da PGE Amazonas e em 32º no concurso para Administrador da SEMSA Manaus. Atualmente continuo firme e forte, pois vi pelos meus resultados que é só questão de tempo e de determinação.
Ser aprovada em 20º na SEMSA Manaus para Assistente em Administração me fez muito feliz, só quem estuda sabe que nem sempre é fácil lidar com a ansiedade e as frustrações que nos atormentam no período em que passamos sentados e estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Ana Camila: Eu sempre fui uma pessoa que adora ficar em casa, não sou muito de sair.
Assim que abriu o edital eu tentei fazer uma rotina em que estudasse todos os dias ou sempre que possível, não me privei de sair com amigos ou familiares quando preciso porque era bom sair e relaxar um pouco depois de uma rotina de estudos diários.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Ana Camila: Não sou casada, nem possuo filhos. O que torna a rotina de estudos mais fácil.
Meus amigos e familiares sempre me apoiaram com palavras de incentivo e muitos ficaram felizes e até inspirados a estudar para também serem aprovados.
Disso não posso reclamar, às vezes a insegurança bate e é bom saber que pessoas torcem pela gente e acreditam no nosso potencial.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Ana Camila: Eu estudei ao longo de 5 meses, confesso que teve momentos em que eu desacreditei. Pois o tempo parecia não passar e o número de inscritos me assustou um pouco.
Teve um mês em específico em que eu desmotivei bastante e quase desisti, mas eu tentava focar nas mudanças que ser aprovada faria na minha vida, tentava imaginar meu nome na lista e tudo de bom que viriam com a aprovação e aí deu certo. Estamos aqui hoje.
Nada é fácil, mas a alegria de passar por um processo difícil e alcançar o resultado pelo qual batalhamos tanto é MUITO boa.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana Camila: Sou muito ansiosa, quem me conhece sabe, então o melhor método para mim é estudar por PDF e resolver questões (resolvi muuuuitas questões, principalmente da FGV que foi a banca).
Já tentei assistir videoaulas nas matérias em que possuo maior dificuldade, mas a velocidade em 2X parece ser lenta demais.
Hoje em dia eu não me adapto mais a aulas presenciais, prefiro estudar pelo computador ou pelos meus dispositivos móveis.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Camila: Conheci há alguns anos enquanto fazia buscas sobre cursinhos on-line, o Estratégia é muito conhecido pela qualidade do material e pelos resultados dos alunos que costumam estar no topo das listas de aprovados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Ana Camila: Com certeza o material do Estratégia fez toda a diferença, eu amo os PDFs acho bem detalhados e explicativos. Sinto que em cada aula minha cabeça sai diferente.
Pretendo explorar mais outras ferramentas, como os resumos com a marcação dos aprovados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ana Camila: Eu estudava cerca de duas matérias por dia, quando eu estava muito focada em uma matéria eu acaba me estendendo mais nela. Normalmente uma matéria mais difícil em que eu teria que ver a parte teórica e uma outra mais fácil em que eu pudesse estudar por questões.
Tenho aprimorado essa organização para meus próximos concursos, acredito que poderia ter organizado melhor.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ana Camila: Confesso que pequei nas revisões, a forma que eu encontrei para sempre estar lendo o conteúdo estudado foi pregar “post its” na parede do meu quarto com conteúdos que eu percebi que foram muitos cobrados pela FGV. Quando estava respondendo questões eu ia fazendo pequenas anotações e enfileirando na parede e todo dia tentava dar uma lida rápida.
Para os próximos concursos já aprendi e já comecei a fazer meus resumos, criando um material próprio, para uma revisão mais eficaz.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ana Camila: Na minha experiência fez toda a diferença. Quando você responde muitas questões além de aprender o conteúdo você entende como a banca pensa e o que ela quer que você saiba. Cada banca tem um jeito, algumas se assemelham outras se diferenciam, mas você só vai entender quando resolver muitas questões. Respondi milhares, sem dúvidas.
Posso estar louca, mas sinto que quando você já está acostumada com a banca parece que vem algo no fundo da sua cabeça que te leva a alternativa certa por mais que inicialmente o seu lado racional diga que não.
(Não sei se é loucura de quem passou muito tempo respondendo questões, mas isso é muito real.)
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ana Camila: As disciplinas mais difíceis para mim foram as de Direito e as de Legislações específicas, elas demandam muita leitura e muita capacidade de armazenamento de informações.
Para superar a dificuldade eu só imaginava o meu nome na lista dos aprovados e pensava que sem aprender elas não seria possível.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana Camila: Ao contrário de muitos eu descansei na última semana, talvez tenha feito errado, mas eu já havia passado meses estudando e sentia o que eu tinha para aprender já havia aprendido.
O que eu fiz foi descansar e responder questões.
Talvez responder questões possa ser considerado estudar, mas chegou um momento que para mim passar tempo respondendo questões é um lazer, onde sempre que eu estou sem fazer nada pego o banco de questões no meu celular e começo a responder algumas questões da banca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana Camila: Acredito que meu principal acerto foi responder muitas questões e estudar frequentemente. Meus erros acredito que foram relacionados em não ter estruturado melhor meu ciclo de estudos e não ter feito resumos do meu material.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? S
Ana Camila: Sim, no meu quarto mês de estudo eu estudei bem menos e quase desisti. A ansiedade bateu, o medo de todo o esforço ter sido em vão e a descrença na minha capacidade me pegou. Eu sei que não sou “fora da curva” e que têm muitas pessoas que também estão estudando e tentando uma oportunidade, então acreditar em mim mesma nem sempre é fácil.
O que me motivou a seguir foi pensar no quanto a minha vida melhoraria se eu fosse aprovada, me imaginava realizando tudo aquilo que eu desejo.
Tentava pensar positivo, tentava internalizar que eu estava estudando, que meu percentual de acerto nas questões estava bom e que eu também era uma concorrente forte.
Não foi fácil, mas deu certo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Camila: Acredito que devemos nos perguntar: “O que eu quero pra minha vida?”, “Como me vejo daqui tantos anos?”, “Se eu continuar fazendo o que eu faço hoje eu vou estar melhor amanhã?”.
Escuto muito as pessoas reclamando que a vida não está boa, eu também faço isso às vezes, mas decidi que eu não iria mais reclamar. Decidi que eu mesma mudaria o meu futuro porque se eu não faço isso por mim quem vai fazer?
Se acomodar e reclamar é mais fácil do que sair da zona de conforto. Antes da aprovação existe um longo percurso, incertezas, dificuldades, nada é certo. No fim só vai conquistar o nome na lista quem pagou o preço do estudo.
Então o que eu posso dizer é isso, continuo estudando, tenho olhado para os meus resultados e isso tem me ajudado a acreditar que eu consigo, por mais que às vezes eu desacredite de mim mesma, agora eu sei que é possível. Mais longe eu já estive e quanto mais eu estudar e me aperfeiçoar mais próxima eu estarei de conquistar meu cargo dos sonhos.