Aprovada em 37° lugar no concurso do SESPA para o cargo de Agente Administrativo
Concursos Públicos
“Eu com certeza aconselho aprender com os professores do Estratégia que, em sua grande maioria, já estiveram no nosso lugar e dão dicas espetaculares para que possamos estudar de forma proveitosa […]”
Confira nossa entrevista com Clency Kelerman Matos De Souza, aprovada em 37° lugar no concurso do SESPA para o cargo de Agente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Clency Kelerman Matos De Souza: Sou engenheira civil, formada em 2020, pela Universidade Federal do Pará. Nasci em Belém, hoje vivo em Ananindeua, cidade próxima à capital e tenho 27 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Clency: Eu comecei a fazer mestrado em 2021, mas não me encontrei e, ao ver minha amiga sonhar em exercer a função pública no Ibama, eu comecei a pesquisar sobre o mundo dos concursos públicos e muitas áreas chamaram a minha atenção, além da possibilidade realizar meu sonho de ajudar meus pais, ter estabilidade para realizar outros sonhos e ter novas experiências.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Clency: Sim, trabalhava das 8 às 18h. Eu já tinha estudado para outros concursos então sabia que precisava ter um cronograma para chegar em casa, tomar banho, comer e já ir estudar conforme o planejado. Então basicamente era isso, tentava estudar todos os dias, as vezes mais, as vezes nem conseguia, fim de semana eu estudava bem mais, fazia revisões para aprender e manter até o dia da prova. Mas tudo vinculado ao cronograma.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Clency: Ainda não tive aprovações em vagas imediatas, fiquei no CR do TRT 8 e do TCM-PA. Continuo estudando, meu sonho é seguir a carreira policial. Na verdade, estou acompanhando os resultados da SESPA e estudando para os próximos para não perder o ritmo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Clency: Eu saí muito pouco, como estava trabalhando eu preferi dedicar o tempo livre aos estudos e descanso mental em casa sozinha. Após o edital, devo ter saído 3 ou 4 vezes no máximo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Clency: Minha família apoiou bastante, meu pai que recomendou o concurso, inclusive. Em casa, todos faziam silencio para que eu estudasse, também ajudavam com as tarefas de casa para que eu pudesse me dedicar ao concurso e trabalhar. Em relação aos amigos eu não contei que iria fazer, apenas pedi um tempo e eles foram compreensivos, acho que teriam sido se eu tivesse contado, mas eu tive medo da pressão por notícias após a prova.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Clency: Estudei no pós-edital, acredito que foram pouco mais de 60 dias de preparação. Eu tinha um cronograma, criado por mim, onde eu já deixava tudo planejado, o que facilitava bastante. Eu não pensava muito sobre o que ia fazer e não dava tempo para me achar cansada demais. Também controlava as horas de estudo semanal para não ficar longe das metas estabelecidas no cronograma.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Clency: Utilizei os PDFs para estudo antes da prova, sempre que me sentia muito cansada ou com dificuldade em alguma disciplina assistia videoaulas ou aulas ao vivo no youtube. Também assisti a revisão de véspera pelo youtube. As aulas em pdf são incríveis, dá para aprender e revisar com as questões que ficam no fim do material. Já as videoaulas salvam o aluno que precisa descansar um pouco, mas sem parar os estudos e também ajudam muito trazendo o professor para mais perto nas disciplinas que exigem mais dedicação por causa da complexidade. Desvantagens eu não tenho nenhuma para citar, todas as ferramentas são ótimas para cada caso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Clency: Conheci através da minha amiga que se preparava para o Ibama e que foi aprovada em 4 concursos depois, sempre utilizando o material do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Clency: Comecei os estudos já com o Estratégia e seguindo as dicas dos professores fui melhorando cada vez mais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Clency: Já tinha estudado matérias básicas para outros concursos, então foquei em aprender as disciplinas da parte específica e revisar tudo o que já havia aprendido. Também tirei um tempo para seguir estudando para meu concurso fim (Polícia Federal), então fiquei com 8 matérias no cronograma, variando entre 1 e 1h30 para cada disciplina, distribuídas em dois dias de estudo, dependendo do dia eu estudava mais ou menos e tentava manter 30 horas semanais de estudo, se não conseguisse durante a semana, recuperava no fim de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Clency: Dei preferência às revisões através de questões, fazendo anotações a partir das questões que errava. Também fiz alguns dos simulados do Estratégia para simular o ambiente de prova e treinar a memorização dos conteúdos;
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Clency: Eu tenho certeza que os conteúdos ficaram na minha cabeça até a data da prova, considerando que certos conteúdos eu aprendi antes de sair o edital da SESPA, pois fiz muitas questões e, a partir delas, criei um caderno de erros. Não lembro quantas questões fiz, mas fazia questão de monitorar as aulas assistidas para voltar sempre e fazer questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Clency: Sempre tive dificuldade em português, então foquei em fazer muitas questões para medir o desempenho e verificar quais aulas precisavam de maior atenção e assistir videoaulas, onde fazia anotações e respondia as questões da aula antes do professor para ter mais foco na resolução durante a aula.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Clency: Na última semana foquei em ler algumas leis curtas que eram exigidas no edital, fiz muitas questões de revisão, também reli minhas anotações e fiz simulados. No dia anterior foquei em assistir a revisão de véspera e descansar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Clency: Eu não fiz uma preparação específica para a discursiva, mas me atentei a todos os aspectos sobre a discursiva que estavam no edital. Aconselho dominar os conteúdos, buscando compreender e não memorizar, isso permite discorrer sobre o conteúdo exigido nessa fase.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Clency: Meu principal erro, sem dúvida, foi tentar abraçar todas as oportunidades e não focar em um objetivo apenas. Quando era concurseira iniciante eu queria fazer todos os concursos para passar assim que possível, mas esquecia de formar a base forte para seguir um caminho que tivesse sentido com a minha meta e meu nível de estudo.
Em relação aos acertos, eu assisti muitas lives de planejamento de estudo com os professores do Estratégia e segui as dicas, aprendi muito com o Herbert Almeida, principalmente, com o Bruno Bezerra também, dentre outros e isso fez com que eu tivesse estudos com alto rendimento logo no início da minha jornada como concurseira.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Clency: Não, sempre tive muito foco e estar colhendo resultados agora só mostra que estou no caminho certo e chegarei ao meu objetivo final.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Clency: Eu com certeza aconselho aprender com os professores do Estratégia que, em sua grande maioria, já estiveram no nosso lugar e dão dicas espetaculares para que possamos estudar de forma proveitosa. Além disso, recomendo ter foco e seguir o seu cronograma, ainda que pareça não avançar, você avança todos os dias e o resultado é a soma desses pequenos avanços.