Aprovado em 1º lugar no concurso ISS Serrinha/BA para o cargo de Agente de Trânsito

“O mais difícil é a dúvida de quando aprovação vai chegar, ter que abdicar de dias importantes para estudar de forma intensa porque a prova estava próxima. Pensei muitas vezes em desistir por duvidar se realmente eu iria conseguir ser aprovado dentro das vagas. O que me fez seguir em frente foi conversar abertamente com minha família, os amigos que passaram em concursos e as pessoas que têm experiência de vida.”
Confira nossa entrevista com Cleisson Ferreira, aprovado em 1º lugar no concurso ISS Serrinha/BA para o cargo de Agente de Trânsito:
Estratégia Concursos: Olá! Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual sua idade? De onde você é? Qual sua formação?
Cleisson Ferreira: Olá, meu nome é Cleisson, tenho 27 anos, sou de Salvador-Ba, sou interessado em tecnologia.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Cleisson: Eu trabalho com suporte de sistemas há 10 anos, porém, em 2019, aconteceu diversas dificuldades na minha vida e decidir que precisava encontrar uma solução de imediato, exatamente no dia 29 de janeiro eu comecei a estudar para concurso.
Estratégia: Como foi a escolha por essa área? O que pesou mais para você quando teve que definir o foco de estudo?
Cleisson: Eu nunca tinha tido contato com a área de trânsito, direito penal, civil, administrativo e constitucional, logo percebi que era necessário estudar de forma intensa para ser aprovado pelo menos dentro de cadastro reserva.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Cleisson: Eu precisava trabalhar para manter minha família e sabia que tinha que estudar constantemente. Isso me fez criar a meta de estudar pelo menos 3h diárias. Eu não dedicava meu tempo inteiramente aos estudos porque sou casado e precisava separar tempo para dar atenção a outros pontos: família, amigos, trabalho, espiritual e um tempo dedicado para mim.
Estratégia: Você já foi aprovado em outros concursos? Se sim, qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Cleisson: Desde o meu começo nos estudos até hoje, eu só fiz exatamente 3 provas para agente de trânsito. Percebi que concurso não é fazer tudo que aparece, mas fazer apenas provas na área ao qual estou preparado. O primeiro, fui aprovado na Prefeitura de Salvador-Ba, posição 324 (cadastro reserva); o segundo, foi Prefeitura de Barra dos Coqueiros-Se, posição 126 (cadastro reserva); o terceiro, eu sou aprovado na Prefeitura de Serrinha-Ba, 1° colocado.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Cleisson: Até hoje eu estudo as principais matérias para concurso público: Português, Matemática, Raciocínio Lógico, CTB, direito administrativo e constitucional. Manter a disciplina não é fácil, houve momentos em que questionei: “Será que conseguirei?”, mas o foco é sempre lembrar o porquê eu comecei a estudar e qual objetivo eu quero alcançar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cleisson: Quando eu não sabia como começar os estudos, um amigo chamado Aquila falou sobre estudar online e manter a disciplina, então, pesquisando, eu vi que o Estratégia Concursos tinha um material interessante, pdfs de fácil assimilação e aulas do Thállius Moraes, da Janaína Arruda, entre outros que ensinam de forma dinâmica.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor pra você? Videoaulas, pdfs, livros?
Cleisson: Eu defini que os assuntos que nunca havia visto eu iria assistir às videoaulas e depois iria revisar com os pdfs.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Cleisson: Eu estudava em média 4 horas por dia, dividido em manhã, noite ou madrugada.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Cleisson: Eu tive consciência que não iria conseguir bater todo o edital, intensifiquei nas matérias que tinha dificuldade, estudei três matérias diárias, mantive constância em fazer muitos exercícios. Meu plano de estudo era direcionado para revisar resumos aos finais de semana.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Cleisson: Eu tive em português, mas no início eu defini que precisava me dedicar muito mais.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Cleisson: Sou casado com a melhor esposa que eu poderia ter, Railene! O meu objetivo é poder oferecer o melhor para minha mãe e esposa. Essas duas mulheres me apoiaram em tudo, entediam cada momento que eu não podia estar com elas por causa dos estudos. Eu prometi dar minha primeira remuneração a elas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Cleisson: Foi necessário encontrar um equilíbrio, não cortei totalmente as saídas com os amigos, mas reduzi muito. É claro que o apoio da família foi importante e fez diferença.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo)
Cleisson: No meu ponto de vista, é melhor a pessoa encontrar uma área que deseja e focar os estudos para conquistar este objetivo. É importante que os estudos façam parte da rotina. Eu passei neste concurso, e ele me servirá de experiência para conhecer como funciona o dia dia de trabalho da área que escolhi. Mas meu objetivo maior é passar em um concurso Federal.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Cleisson: Eu estudo direcionado para área de trânsito há dois anos, porém, nos três meses que antecederam a prova, eu estudei a lei Orgânica, Leis e Decretos do município.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Cleisson: Na reta final eu também tive a dúvida de todo concurseiro: “se realmente estava preparado”, mesmo sabendo que fiz o melhor que eu pude. Na véspera da prova, eu tentei descansar e ter uma alimentação leve para no dia da prova não ter surpresa.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Cleisson: Erros na minha preparação foi ceder ao desânimo em alguns dias e ouvir pessoas que fazem comentários como: “você não vai passar porque são poucas vagas!” ou “Tem gente mais preparada que você!”. O maior acerto foi manter o foco até conseguir, explicar meu sonho para minha família e ter o apoio deles e dos amigos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Cleisson: O mais difícil é a dúvida de quando aprovação vai chegar, ter que abdicar de dias importantes para estudar de forma intensa porque a prova estava próxima. Pensei muitas vezes em desistir por duvidar se realmente eu iria conseguir ser aprovado dentro das vagas. O que me fez seguir em frente foi conversar abertamente com minha família, os amigos que passaram em concursos e as pessoas que têm experiência de vida.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Cleisson: Foi uma felicidade muito intensa, emoção, certeza de que estou no caminho certo para os resultados, e muito orgulho por saber que fiquei em primeiro. Fiz questão de agradecer a cada pessoa que me ajudou em cada etapa ou momento. A aprovação vai muito além de uma conquista apenas pessoal, é um resultado que todos fazem parte: família, amigos, professores, etc.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cleisson: Estabeleça seu objetivo, acredite em você, mantenha seu foco! Haverá momentos nos estudos de desânimo, mas sempre lembre o porquê você começou e onde você deseja chegar. Não pense em concorrência, você só precisa de uma vaga e não precisa ser o mais inteligente, só precisa ser o mais esforçado com foco. Só de você começar os estudos, já está na frente de muitos que não têm a sua determinação!